Blog do Colégio Santo Agostinho


No último sábado, 28 de outubro, Festa dos Apóstolos São Simão e São

Como proposta complementar dos componentes curriculares de História, Geografia e Ciências, os alunos do 3º visitaram a encantadora Vila de Paranapiacaba, localizada a apenas 30 km do centro de Santo André, no Alto da Serra do Mar. Construída no século XIX para abrigar seus funcionários durante a concessão da estrada de ferro Santos – Jundiaí, essa...

Ao longo deste ano, os alunos realizaram o itinerário de catequese no CSA com a catequista Adriana Brito e puderam aprender os princípios da Igreja e se prepararam para receber o Corpo e o Sangue de Cristo.

Os alunos da Catequese receberam o sacramento da Penitência com a confissão de seus pecados estando assim reconciliados na amizade com Deus e preparados para a recepção da Primeira Comunhão.

Durante a aula de Biologia da 2ª série do Ensino Médio, sobre os Tipos de Frutos, cada grupo de alunos apresentou um tipo de fruto diferente e uma deliciosa receita culinária utilizando-o como ingrediente principal que foi degustada por toda a sala! Uma maneira deliciosa de relacionar o conteúdo com a vida cotidiana.

Todo mundo tem algum problema para resolver, até mesmo a família Gorgonzola! Só que os deles são um pouco sujos, talvez até imundos. Você teria coragem de botar a mão nos problemas desta família e resolvê-los?

A brincadeira Pie Face, além de toda diversão, possibilitou a sistematização do conhecimento apresentado nas primeiras lições do material de inglês do 3º ano.

Como parte do projeto "Contos que encantam - uma viagem pelo mundo da imaginação", os alunos do 1º ano, nas aulas de Língua Portuguesa, pensaram nas situações, criaram diálogos e apresentaram para os colegas o teatrinho de fantoches, com o clássico "Chapeuzinho Vermelho".

"Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas". (BNCC, p. 38)

Neste último sábado, 12/08, celebramos a Missa em homenagem ao Dia dos Pais na Paróquia Santo Agostinho. Unidos à São José, patrono da Igreja, oferecemos nossas orações a todas as famílias e fizemos memória daqueles que já estão com nosso Pai do Céu. Foi uma celebração muito bonita, que contou com a presença de famílias do Colégio. Ao final, os...

A Feira de Profissões tem por objetivo auxiliar o processo de escolha profissional e ofertar informações aos alunos do 9° ano e Ensino Médio, por meio do diálogo com profissionais de diferentes áreas.

Nesta terça-feira, dia 13, o Colégio Santo Agostinho recebeu a visita pastoral de Dom Carlos Lema Garcia, Bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e Vicário Episcopal para a Educação e a Universidade. Acompanhado do Diretor Institucional Fr. Gutemberg de A. Machado, OSA, o bispo foi recepcionado pelos nossos alunos com uma linda homenagem de...

De acordo com a BNCC (Base Nacional Curricular Comum), documento que norteia o currículo escolar, é por meio das brincadeiras que as crianças reelaboram situações, enfrentam desafios, resolvem conflitos, desenvolvem o raciocínio e a criatividade, levantam hipóteses, entre outras tantas habilidades. Com isso, proporcionamos, na Educação Infantil,...

Culinária, alfabetização, conceitos matemáticos e muita diversão: é isso o que acontece com os alunos do 1º ano!

As aulas de Ciências do 1º ano, oferecidas pelo material Poliedro, trazem curiosidades e investigações acerca do conhecimento das diferentes partes que compõem nosso corpo. E, para ampliar ainda mais nosso conhecimento, decidimos investigar sobre os ossos.

A literatura proporciona ao aluno estar no mundo atual e ao mesmo tempo viajar na história, apropriar-se de conceitos universais, entender a importância da cultura e da transmissão de valores através dos séculos. Esses fatores foram vivenciados durante as aulas, principalmente nas de Língua Portuguesa, por meio do projeto literário baseado no livro...

Nesse final de semana, 13/05, dia de Nossa Senhora de Fátima, vivenciamos, com muita emoção e carinho, a missa em homenagem ao Dia das Mães. Foi uma celebração linda, que contou com a presença de mães e alunos do Colégio.

DESDE 1931