Depoimentos de Pais e Alunos!


Orgulho é a palavra! Que emoção para nossa família. Nosso primogênito entrou para Federal em licenciatura em Ciências Biológicas. Estudando no Santo desde a 4° série. A base de estudo do Santo foi tão espetacular que, mesmo sem fazer cursinho, passou para a Federal! Foram dias de luta, algumas noites estudando, uma pandemia no meio do caminho, a batalha inicial foi vencida com louvor para o Eduardo dos Santos Costa Pinto Amorim. Estamos orgulhosos em ver que a grade pedagógica do Santo tem valor. Agradecemos sempre pela chance de estudo que o Santo o proporcionou. Nosso caçula está cursando a 8° série e vemos a mesma dedicação do colégio com ele. Não podemos deixar de agradecer aos professores que sempre acreditam em seus alunos. Que orgulho!


Orlando Cesar de Souza Lima Estudou no CSA entre 1981 e 1992

"Saudades do Santo Agostinho... A Feira de ciências, o coral, o teatro, a semana cultural, a pizza da cantina, os campeonatos de futebol, os trabalhos de sala, os professores, Padres e funcionários. Todos me viram crescer e fizeram parte da minha formação. Muito grato. 

Enfim... foram os tempos de colégio e ficaram os valores, a formação, as recordações de momentos inesquecíveis e principalmente amigos do peito que conheci no colégio e que são para a vida."


Tais de Lima Sampaio Estudou no CSA entre 1981 e 1995

"Primeiramente parabéns ao Colégio por seu 90º aniversário. Meu nome é Taís Sampaio e o Santo Agostinho teve uma importância considerável em minha vida. Meu pai, o Sr. Quincas, e meu tio, o Sr. José, trabalharam aí por mais de 4 décadas. Morávamos na Rua Apeninos, então o colégio era quase o quintal da minha casa. Eu me sentia segura, não apenas por encontrar meus familiares, mas porque estudei desde a Ed. Infantil até o 3º ano do Ensino Médio. Eu conhecia os funcionários, os padres e a maioria dos alunos pelos nomes, o que contribuiu muito para o meu reconhecimento como pessoa. Eu adorava a Semana Cultural e toda a oportunidade de aprendizado pela interação social, além dos jogos, que eram os meus preferidos. Hoje moro em Florianópolis, fiz Educação Física e trabalho com Yoga, Ayurveda e terapias holísticas, carrego comigo também a família que construí nesses anos de colégio, que são os meus amigos de infância.

Parabéns e Gratidão!!!"


Kylse Mara Sado Rocha - Estudou no CSA entre 1980 e 1995.

"Tenho inúmeras lembranças dos quinze anos em que frequentei o Santo Agostinho. O colégio representou uma parte significativa da minha história. Sempre me senti muito à vontade nesse espaço que eu conhecia tão bem. Foram muitas vivências, descobertas, desafios e aprendizados que me enchem de orgulho e saudosismo. Penso que a saudade só não é maior, porque esse passado se atualiza no presente pelos fortes laços de amizade que ficaram."


Luís Ricardo Telles de V. S. Passos Pai das alunas: Sofia Helena Ázar Silva Passos (6º ano) e Stella Patrícia Ázar Silva Passos (3º ano)

"Subi as escadas da portaria principal e pude me transportar no tempo, ao tempo em que eu, aluno, descia as de forma desabalada, competindo para ver quem chegava primeiro às quadras. Torcíamos para não sermos surpreendidos pelo Padre Chiquinho, mas certamente esse era o componente que dava mais emoção ao fato. Padre Chiquinho era um personagem complexo, ele poderia ser visto jogando futebol com os menores, de batina, mas ao mesmo tempo era implacável com os adolescentes pegos em algum delito estudantil. Eram outros tempos e havia castigos clássicos, como ficar o tempo de uma aula, em pé, no meio do corredor, olhando para a parede, ou ainda, escrever o hino nacional repetidamente, muitas vezes. Lembro-me de andar pelas dependências do Colégio com desenvoltura e alegria, às vezes, cometendo, eu, pequenas faltas (jogando bola em locais e horários proibidos, escondendo do professor o uniforme de educação física ao saber que a aula seria só de exercícios e não de um jogo qualquer ou perambulando pelo teatro, quando deveríamos estar dentro da sala de aula). A Semana Cultural, a Feira de Ciências, as Festas Juninas, além dos campeonatos dos vários esportes que praticávamos, eram motivo de grande integração das turmas. Durante uma semana, recolhíamos montanhas de jornais que valiam pontos para a turma que contabilizasse maior quantidade em peso e o resultado, mais de tonelada, era doado a alguma instituição ou transformado em dinheiro e doado. Fazíamos camisetas personalizadas, levávamos instrumentos e fazíamos um barulho danado! Participávamos de peças de teatro e gincanas, enfim, éramos muito felizes no Santo Agostinho. Ainda me lembro das festividades pelos 50 anos do nosso Colégio e guardo com muito carinho o Livro Comemorativo dessa data. Hoje circulo por essas dependências com o coração confortado de quem teve uma linda história ali, fez grandes amizades (que permanecem até hoje), viveu grande parte da adolescência e da vida estudantil, chorou, algumas vezes, sorriu, na maioria, e, agora, entrega, com orgulho, as duas filhas para que possam ter a mesma oportunidade de viver essa experiência maravilhosa que é ser aluno do Colégio Santo Agostinho. Parabéns, Santo Agostinho, pelos 90 anos de existência!"

DESDE 1931