Formação Cristã


Trata-se do momento em que nos aproximamos da ceia do Senhor, recebendo Seu corpo e Seu sangue e permitindo que Jesus habite nosso coração ao comungar a hóstia consagrada na Santa Missa.

A catequese de Primeira Comunhão é fundamental para a formação religiosa da criança, pois ela trabalha desde as bases (familiar, escolar, comunitária) até o encontro da presença real de Jesus Cristo.

Neste período da catequese, as crianças se preparam para receber o primeiro dos sacramentos: o Batismo. É por este que o Pecado Original é apagado e também o fiel torna-se membro da Igreja.

Para as crianças que já são batizadas, neste período de preparação de iniciação cristã, há a recepção do sacramento da Reconciliação ou Confissão, para que possam ser perdoadas de seus pecados, recebendo a graça santificante.

A catequese é oferecida aos alunos a partir do 5º ano e tem o intuito de acompanhá-los a caminhar no itinerário catequético para recebimento do Sacramento da Eucaristia, graça de Deus que transforma quem o recebe para ser testemunha do amor de Jesus no mundo.


Consiste em uma etapa após a realização da Primeira Comunhão, quando as crianças e adolescentes são convidadas a continuar sua caminhada cristã, rumo ao amadurecimento na Fé. O intuito da Perseverança é promover no grupo, de forma harmoniosa, um momento de unidade e diálogo, acolhendo-os para as atividades catequéticas para os alunos a partir do 6º ano.



A catequese de Crisma acompanha os jovens que são convidados a aprofundar sua fé para serem verdadeiras testemunhas de Cristo, na Confirmação do Batismo pelos dons do Espírito Santo, o dom de Deus, uma graça extraordinária. Ao se prepararem, acontece a Celebração para a recepção do Sacramento da Crisma, realizada pelo Bispo que confere a Unção do Santo Crisma a todos os jovens a partir do 9º ano ao Ensino Médio.

A Crisma imprime, no crismado, a marca de CRISTÃO que recebe a força do Espírito Santo para atuar na comunidade e no mundo com seu serviço, dons, talentos e disponibilidade.

DESDE 1931