Áreas do Conhecimento


A Matemática aproxima-se do cotidiano do aluno por meio de experimentos, de atividades lúdicas e de vivências, proporcionando o efetivo uso de seus conceitos e métodos.

A utilização de duas linguagens diferentes, palavras e símbolos matemáticos, faz dessa área do conhecimento uma combinação de sinais, letras e expressões que se organizam, segundo regras próprias, para comunicar-se por ideias que nem sempre são encontradas em outros tipos de textos.


Abordando os fenômenos naturais e os aspectos físicos da realidade, a área do conhecimento denominada Ciências da Natureza engloba as disciplinas de Ciências, Física, Química e Biologia.

Desenvolvida como instrumento de transformação para o presente e para o futuro, propõem aos alunos novas vivências e conceitos, dialogando e refletindo sobre a ação humana no meio ambiente, agindo para a construção do conhecimento e do método científico. As experiências pessoais e a curiosidade são estimuladas, buscando a formação de cidadãos participativos, atuantes e confiantes de sua capacidade para a construção de uma sociedade mais justa, buscando o respeito à natureza, à vida e a si mesmo.


Compreende-se por linguagem o meio de se comunicar utilizando signos diversos, articulando significados e produzindo sentido. Compondo essa área do conhecimento temos as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Produção de Texto, Educação Física, Produção Informatizada, Música e Arte.

A leitura desponta como eixo fundamental, permitindo aos alunos o contato com a diversidade de textos e gêneros textuais existentes em nossa cultura. Com repertório de qualidade literária, os alunos são estimulados a utilizar da linguagem escrita, vinculada aos atributos sociais, para munir-se de uma atitude cultural e aprender a produzir todos os tipos de textos. Somada à produção, o trabalho com ortografia e com a gramática permite que o próprio escritor analise, avalie e corrija seus erros.

As expressões artística e musical encorpam a área do conhecimento, fazendo do Colégio um ambiente onde se explora o conceito criativo. Seja pelos traços e cores, pelo ritmo ou pela melodia, o aluno experimenta, compartilha, desenvolve seu senso estético e amplia sua visão de mundo.

As atividades corporais e a tecnologia complementam o trabalho realizado para que sejam estimuladas as capacidades cooperativas e a interdisciplinaridade.


Formadas pelas disciplinas de História, Geografia, Filosofia, Sociologia e Ensino Religioso, as Ciências Humanas (ou Humanidades) abordam toda a trajetória do ser humano, suas relações, suas organizações sociais, seu pensamento e sua produção cultural.

A leitura do mundo vivenciada compreende a ocupação do espaço geográfico, as interações entre os povos, os modelos políticos, econômicos e sociais, buscando despertar o olhar para questões diversas e o desenvolvimento do pensamento crítico.

DESDE 1931