Saída Cultural - Turma de Sociedade e Comunicação - Museu Penitenciário Paulista.

24/10/2022

Dentro dos estudos da Proposta Transversal nos Itinerários de Sociedade e Comunicação, os alunos visitaram o Museu Penitenciário Paulista e o Parque na Juventude, nesta quinta-feira, 20/10. Além de conhecer um pouco da história da Penitenciária Paulista ("Casa de Detenção"), os estudantes puderam transitar pelas remanescentes muralhas que cercavam o complexo prisional e apreciar os pavilhões que foram adaptados para o funcionamento de duas Etecs.

Partindo do iluminista Cesare Beccaria em uma rápida evolução das maneiras de se cumprir pena ao longo dos últimos séculos, dos estudos de biotipologia para identificação de criminosos do psiquiatra Cesare Lombroso, até as construções carcerárias ao estilo dos panópticos, foi possível entender como a humanidade dos criminosos sempre foi colocada em cheque. Junto com isso, os estudantes passaram por painéis e fotos que mostraram a criação e as transformações da Penitenciária Paulista que culminaram no comumente chamado "Massacre do Carandiru" de 1992 e a implosão de quase todo o complexo em 8 de dezembro de 2002. 

Ponto alto da visita, foi experimentar a réplica da "solitária" e descobrir como é importante que direitos humanos sejam uma baliza para qualquer ação humana e que alcance qualquer pessoa, sobretudo aquelas que estão sob a custódia do Estado. O barulho das trancas, as portas de ferro batendo, a escuridão total, todo um rol de elementos de desumanidade que naturalmente chocou os estudantes. Foram contempladas também obras de arte e inúmeros utensílios criados pelos detentos, bem como os artefatos e armas brancas encontradas em revistas feitas pela polícia.

A Saída Cultural complementou os estudos a respeito do álbum Sobrevivendo no Inferno (1997) do grupo de rap Racionais MC's, cujas letras viraram livro em 2018, livro este que desde 2019 faz parte das leituras obrigatórias para o vestibular da Unicamp - segunda melhor colocada brasileira no ranking mundial das universidades da Times Higher Education divulgado em 11/10.

O álbum é um marco na carreira do grupo e na história do rap nacional, além de ter a faixa "Diário de um detento" (Jocenir/Mano Brown) como uma das 100 maiores músicas brasileiras em lista da revista Rolling Stone de 2009, mesmo tratando da vida na Casa de Detenção e da chacina de presos ocorrida há exatos trinta anos. Vale lembrar também que o clipe da música ganhou vários prêmios. Para entender o contexto, previamente os alunos haviam tido uma cine-aula com o premiado filme Carandiru (2002) de Héctor Babenco, gravado nas dependências da antiga prisão.

Prof. Paulo Roberto Laubé - Colégio Santo Agostinho SP - 24/10/2022

DESDE 1931