Biografia - Beato Mariano De La Mata - Agostiniano - Espanha, 31 dezembro 1905 - Brasil, 5 abril 1983.

02/11/2022

O Bem-aventurado Mariano de la Mata Aparício nasceu em Barrio de la Puebla, Palencia - Espanha, no dia 31 de dezembro de 1905. De uma família profundamente cristã, em que quase todos os seus irmãos foram religiosos agostinianos, aprendeu a fortalecer sua fé e a dar passos em seu desejo de seguir a Jesus Cristo.

Ingressou na ordem de Santo Agostinho, levando uma vida humilde e de serviço generoso, além de muita aplicação aos estudos. Assim, foi ordenado sacerdote em 1930 e, um ano depois, chegou ao Brasil trazido por um forte ardor missionário.

Nestas terras, desempenhou diversos trabalhos, chegando inclusive a ser o superior da Vice-Província agostiniana do Santíssimo Nome de Jesus. Mas o trabalho mais marcante do Padre Mariano foi com as oficinas de Caridade Santa Rita de Cássia, onde desempenhava o papel de diretor espiritual para incentivar o trabalho caritativo e a espiritualidade das senhoras que compunham as oficinas, visitando todos os centros na cidade de São Paulo e cuidando de sua firmeza espiritual. Era amigo das crianças, dos pobres, dos moradores de rua, dos enfermos, a quem visitava com constância, e de todos quantos acorriam a ele para pedir orações e conselhos.

O Padre Mariano faleceu em São Paulo, no dia 5 de abril de 1983, devido a um câncer de abdômen, mas não sem antes consolar outros doentes, seus vizinhos no hospital. Recebeu a Unção dos Enfermos das mãos de Dom Paulo Evaristo Arns, arcebispo de São Paulo e foi beatificado pelo Papa Bento XVI, no dia 5 de novembro de 2006, após o reconhecimento de um milagre atribuído a sua intercessão ao jovem João Paulo, que foi desenganado pelos médicos devido a um traumatismo craniano gravíssimo e se recuperou milagrosamente, depois de sua família e colegas de escola rezarem por ele através da intercessão do Padre Mariano.

O Beato Mariano é para nós um modelo de santo do cotidiano, totalmente entregue a Jesus em pequenas atitudes do dia a dia, que nos mostram uma grandeza de espírito inigualável.


Oração ao Beato Mariano

Oh Deus, autor da paz e fonte da caridade, que concedestes ao Bem-aventurado Mariano um admirável espírito de paciência e serviço aos pobres e enfermos, nós vos suplicamos que sirvamos sempre com amor aos nossos irmãos. Concedei-nos, por intercessão do vosso servo Beato Mariano, a graça que ardentemente solicitamos.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. (3 vezes)

DESDE 1931