A contribuição das ações tutoriais nas relações interpessoais - 3º ano.

10/03/2023

Início de um novo ano letivo… momento de encontro e reencontro, além da oportunidade de fazer novas amizades.

Nas primeiras semanas de aula, os alunos do 3º ano conheceram os projetos de tutoria que serão desenvolvidos no decorrer do ano, com foco nas relações interpessoais.

A primeira atividade começou na reunião de pais, quando convidamos os pais a refletirem sobre o que desejam para seus filhos neste ano de 2023, deixando uma carta com mensagem de otimismo e esperança. No primeiro dia de aula, os alunos registraram, por meio de escrita, o que eles esperam alcançar ao final do ano letivo. Em seguida, receberam as cartas com as mensagens deixadas pelos seus familiares. Para finalizar, guardamos os registros (do aluno e da família) numa caixa, simbolizando uma cápsula do tempo, que será aberta no final do ano para que releiam as suas expectativas e vejam o quanto alcançaram no decorrer do ano.

Na segunda atividade, os alunos conheceram o livro "Marilu", da autora Eva Furnari, Editora Moderna, e identificaram o problema pelo qual Marilu passava (mau humor) e a forma como conseguiu passar por essa situação. Fizeram uma relação com situações vivenciadas por eles no cotidiano e como poderiam ser conduzidas, pensando de uma maneira colorida, como o livro aborda, além de refletir sobre como podemos passar por problemas no dia a dia, mas de forma que não de nos tire do eixo e que consigamos resolver de maneira mais clara e tranquila. Após realizar uma discussão sobre condutas e atitudes que fazem diferença em seu convívio social, fizeram seus autorretratos, representando suas diferenças e mostrando a importância de cada um se respeitar independente das diversas maneiras de ser.

E, na terceira e última atividade, propomos aos alunos um desafio, escrever em um papelzinho um agradecimento sobre algo bom que tenha acontecido na semana, lembrando que as palavras boas e positivas sempre atrairão mais coisas positivas. Uma atividade que durará todo o ano, onde semanalmente convidaremos nossos alunos a escreverem e preencherem o potinho da sala com muita alegria.

DESDE 1931