Xadrez


A importância do xadrez

O jogo de xadrez foi uma das inovações que o Colégio Santo Agostinho trouxe em 2007. O xadrez será mais uma ferramenta que utilizaremos para favorecer a aprendizagem e o desenvolvimento das potencialidades de nossos alunos.


O que nos anima a oferecer mais este curso opcional é, em primeiro lugar, que as crianças e os adolescentes descubram os desafios existentes neste fascinante jogo e que brincando desenvolvam competências. Com o jogar xadrez, por exemplo, as crianças aprendem a interagir em um contexto de regras, de limites espaciais e temporais e serem responsáveis por suas ações e conseqüências com todas as implicações sociais, afetivas e cognitivas daí decorrentes.


O xadrez é um recurso que poderá auxiliar o processo de desenvolvimento da personalidade e de formas de pensar.


No tocante a personalidade, o xadrez poderá facilitar o crescimento da autonomia, da autoestima, da autoconsciência, do autocontrole e da tenacidade.


Quanto às formas de pensar, o xadrez poderá acelerar o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, pois o aluno aprende a trabalhar com hipóteses, como também, demandará que exercite sua capacidade de analisar, argumentar, inferir, antecipar, decidir, memorizar, imaginar e criar. Além disso, o "jogo dos reis" vai requerer dos jovens aprendizes a concentração, a atenção e a paciência.


Diante disso, este jogo milenar será mais um instrumento que utilizaremos para atingir nossos objetivos de educar na atualidade em comunhão com os ideais agostinianos.

DESDE 1931