A inteligência emocional é a capacidade de reconhecer os nossos próprios sentimentos, bem como o do outro, e saber como trabalhar com as nossas emoções. A necessidade de identificar, entender e comunicar as emoções durante o trabalho com as competências socioemocionais são importantes para o processo de desenvolvimento saudável e integral das crianças.
O Infantil 3, por meio da leitura do livro “O Monstro das cores”, de Anna LLenas, que narra a história de um monstrinho que estava com seus sentimentos bagunçados e precisava aprender a identificar e organizá-los, entrou em contato com cada um dos sentimentos, por meio de atividades temáticas com cada uma das cores que os representavam.
“Fico feliz quando como chocolate.”
“Fico com raiva quando estou de castigo.”
“Tenho medo de trovão.”
“Fico triste quando brigo com um amigo.”
“Amor é quando a gente se sente adorado!”
Essas são algumas das muitas frases que surgiram em nossa roda de conversa, onde os alunos puderam falar sobre seus sentimentos, entender o que o outro está sentindo e assim organizar este mix de emoções que fazem parte do nosso dia-a-dia.
O trabalho com a inteligência emocional faz com que as crianças ganhem confiança em suas capacidades interpessoais e cognitivas, comunicando o que pensam, sentem e são motivadas a explorar e conhecer o novo, despertando sua curiosidade.
Fernanda Guerra e Mônica Ishihara
Tutoras do Infantil 3