fbpx

Educação Financeira: Compramos um carro! – 8º ano

Educação Financeira é assunto da disciplina de Matemática no Ensino Fundamental – 6º ao 9º – do CSA.

 

Nas aulas do 8º ano abordamos temas como a escolha de faculdade, inflação, uso de cartões de crédito e débito, entre outros. Nas últimas aulas, simulamos como seria a compra de um carro usado, acompanhem o passo a passo e, quando necessário, lembrem-se deles!

 

O primeiro passo é pesquisar um carro, avaliar as condições gerais de conservação – quilometragem, airbags, ar condicionado – e o mais importante: o preço.

Em seguida os recursos disponíveis, se não são suficientes para o pagamento à vista, temos o primeiro desafio: “Como vamos pagar?”. Diante dessa situação, temos que procurar agentes financeiros dispostos a nos ajudar em nossa compra. Essas empresas emprestam o dinheiro necessário para a realização do seu sonho e, para isso, cobram um preço, também conhecido como “juros”, fique atento. No financiamento, a partir de um determinado valor, prazo e juro, calcula-se o valor da prestação. A prestação é a forma pela qual devolveremos, mensalmente, ao banco o dinheiro que nós foi emprestado, acrescido de juros.

Terceiro passo – para que o sonho não se torne um pesadelo – é muito importante avaliarmos duas coisas: o juro cobrado pelos bancos, quanto maior o juro, maior será o valor da prestação, e a sua capacidade de pagamento, é fundamental analisar se sua renda é suficiente para pagar suas despesas fixas mensais mais o valor da prestação do carro. Os especialistas recomendam que o valor da prestação seja de até 30% da sua renda.

 

Concluindo: encontramos o carro, simulamos o financiamento da quantia necessária em um determinado tempo, levando em conta o valor da taxa de juros da financiadora que escolhemos e achamos o valor de cada prestação. Terminamos felizes com a aula e com o “carro novo”!

 

Nina Brunelli Souza, aluna do 8º ano B

 

 

 

Assine nossa newsletter