fbpx

Vivência em Bioenergética com Crianças – Educação Física

“A medida do amor é amar sem medida.”

Santo Agostinho

O Colégio Santo Agostinho realizou uma parceria com a SOBAB (Sociedade Brasileira de Análise Bioenergética), por intermédio do professor de Educação Física, Rafael Sani, em que os professores e estudantes do curso de “Bioenergética com Crianças” realizaram uma vivência com os alunos e educadores da Educação Infantil.

A partir da proposta de movimento de Alexander Lowen, a quadra se transformou em um espaço brincante para as crianças enquanto era observada a energia de cada uma delas através de um olhar integrativo, indo além do movimento, mas observando também a história de cada criança através de seu olhar, de seu sorriso, de suas expressões e sua espontaneidade. Um rolar no colchão estimula a consciência dos limites corporais, uma brincadeira de empurrar almofadas ajuda a liberar os sentimentos reprimidos, a bola grande desenha o corpo no espaço e o mini-trampolim ativa a circulação e mobiliza as energias psicoemocionais. O brincar é a linguagem da criança e é assim que ela se comunica com as suas necessidades.

Com esta vivência, os alunos da Educação Infantil, além de se divertirem bastante, desenvolveram o esquema pessoal (autoconsciência do próprio corpo como um todo) e se conectaram com suas emoções, expressando-as de forma segura e acolhedora, por meio de atividades motoras que auxiliam na fluidez da energia psicoemocional. Os professores desse grupo, além de observarem toda a dinâmica, também foram instrumentalizados com informações sobre este olhar mais integral sobre a criança, onde o corpo da criança e sua energia ao brincar revelam suas principais necessidades, norteando para uma abordagem mais humana, compreensiva, acolhedora e presente para o desenvolvimento saudável dos nossos alunos.

Rafael Sani Mello

Professor de Educação Física

Assine nossa newsletter