Descobertas em Paranapiacaba – 3º ano

Você já ouviu falar em Paranapiacaba? Não?

Os alunos do 3º ano foram até a pacata cidade de 900 habitantes, apelidada de Vila Inglesa, que hoje vive do turismo local, mas que antigamente foi local de transporte de cargas para o porto de Santos.

Pudemos vivenciar experiências vistas durante as aulas de História e Geografia e se aprofundar  ainda mais na história de Paranapiacaba, conhecer a vila que apesar de ter poucos habitantes, tem muita história para contar!

Você sabia que as casas eram compostas por hierarquia? E que o tipo de construção revelava se quem morava no local era solteiro ou casado? Dava para saber até a profissão que exercia na Ferroviária, quanto mais imponente a casa, mais importante seu cargo era. Todos estes costumes foram trazidos por ingleses, que fundaram e operaram a rede ferroviária de Paranapiacaba.

Nossos alunos passearam pelas ruas de paralelepípedo, avistaram as casas e construções tombadas, atravessaram a passarela metálica, entraram na Igreja Matriz de Paranapiacaba, visitaram o Museu Funicular, a Biblioteca Abias Ferreira Francisco e até fizeram uma trilha para conhecer a nascente da vila.

Vejam que instigante e deliciosa saída cultural, um passeio que garante conhecimentos e belas paisagens, recomendamos!

 

Adriana Lucas, Aline Tomie e Juliana Marins

Professoras do 3º ano

 

Assine nossa newsletter