Nanomoléculas e Nanopartículas – Química

Prata Amarela?!!! Que loucura é essa?! Todo mundo sabe que a cor da PRATA É CINZA!!!

Pois é, se eu não tivesse feito junto com meus alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries, também não acreditaria.

Como assim???!!! Pois é! Só que não é a prata macroscópica como a conhecemos, mas partículas de prata em dimensões NANOMÉTRICAS… Isso mesmo – 1 bilhão de vezes menor que o metro – pouco maior que o átomo. Elas refletem a luz de um jeito todo próprio.

Aliás, este é o desafio que nossos alunos do Ensino Médio estão enfrentando: estudar, pesquisar e escrever sobre esta nova FRONTEIRA DA CIÊNCIA, a química e o comportamento das Nanomoléculas e Nanopartículas, para a Olimpíada de Química do Estado de São Paulo. Este é um novo paradigma da Ciência que se revela e vai revolucionar de modo inimaginável a sociedade e a vida da humanidade. 

E o mais incrível é descobrir e aprender junto com meus alunos e com professores de outras áreas do conhecimento, como a de Linguagens e Códigos; testemunhar seus alunos refletirem sobre o tema, projetando o futuro: sem doenças? Vida muito longa? De repente presenciar um virar e falar: “Mas o legal da vida é saber que ela um dia vai acabar”!

Quer dizer, eles estão conectados e querendo construir o futuro, mas são humanos, partilham as mesmas angústias e dúvidas filosóficas… 

Que fantástico fazer parte deste universo acadêmico – científico em momentos assim

 

Mario Luiz Cantarin

Paulo Roberto Laubé

 

 

 

Assine nossa newsletter