Santo no Recanto é união, convivência e diversão

O Santo no Recanto é um dia muito aguardado pelos alunos do CSA e preparado com muito cuidado e carinho pelos tutores. Neste ano, essa atividade foi realizada no Recanto Tagaste, onde, em meio a muito espaço verde, pudemos realizar atividades voltadas à sedimentação de nosso carisma agostiniano. Reforçamos valores e desfrutamos de agradáveis momentos de convivência entre alunos e professores.

Cada tutor recebeu a missão de trabalhar um tema com sua turma. Dessa vez, para o 4º ano, foi escolhida uma reflexão sobre Querer – Cooperação. Trechos do filme Toy Story 3 deram um forte exemplo de convivência, ao mostrarem os brinquedos unidos, aceitando os defeitos e qualidades dos companheiros para que conseguissem alcançar um objetivo comum. As tutoras convidaram os alunos a pensarem sobre como percebiam a relação de cooperação no filme, dando ênfase à importância da amizade e solidariedade para um querer comum. A discussão foi estimulada com questionamentos sobre os desafios postos aos personagens. O que os motivava a continuar e não desistir? Quais eram as suas expectativas? Sozinhos eles alcançariam seus objetivos? E, assim, todos partilharam experiências, percepções e opiniões. Finalizaram as reflexões, participando de duas dinâmicas em que a cooperação era a chave principal para chegarem a um mesmo objetivo. Foram produzidos cartazes com desenhos, frases ou palavras que representassem a Cooperação, tendo em mente todas as atividades vivenciadas.

Com o 5º ano, a conversa sobre Comunicação- Diálogo foi bem descontraída. Os alunos assistiram à animação “Piper – descobrindo o mundo” e reconheceram a importância da experimentação, observação do outro, percebendo novas possibilidades de se comunicar. Duas dinâmicas reforçaram a importância da boa Comunicação. Para realizá-las, foi necessário dialogar, se fazer compreender, ser compreendido, conhecer o outro, desbravar os espaços, testar possibilidades. Antes de finalizarem o dia, confeccionaram uma bandeira e, literalmente, a ergueram a favor da livre opinião e fácil diálogo entre todos.

No dia do 6º ano, o tema Respeito – Pensar além foi debatido em meio a muita emoção, após assistirem à animação “The Lighthouse” (“O Farol”), que mostrava a forte relação existente entre pai e filho que viviam em um farol. Com os sentimentos à flor da pele, todos ampliaram suas ideias e pensamentos, chegando a importantes reflexões sobre a base de nossa educação: a família, com a qual começamos a aprender o valor e a importância do respeito, que devemos ter por nós mesmos e por quem passa pelo nosso caminho.
No gramado, os alunos participaram de uma divertida dinâmica, que só poderia ser concluída se cada um respeitasse o tempo, espaço e opinião do outro. Essa turma também fez o seu registro. Em folhas coloridas, desenharam, escreveram, deixaram as marcas de todas as emoções e aprendizados do dia.

E, assim, terminamos nosso Santo no Recanto com muita união, diversão, ótimos momentos de convivência, praticando a cooperação e o respeito. Levamos todo esse aprendizado para o CSA, já sabendo que essas práticas precisam ser alimentadas dia a dia.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

Assine nossa newsletter