fbpx

Sarau Literário – 2º ano

“Um dois, feijão com arroz, três quatro feijão no prato (…)”

 

Quem não se lembra de sua parlenda preferida ao brincar na infância?

Pois saibam que hoje em dia brincar com parlendas, rimas, poemas, trava-línguas, trovinhas e cantigas também são formas divertidas de partilhar conhecimento ressaltando a cultura popular de nosso país.

Nosso Sarau Literário busca resgatar os eventos culturais que ocorriam por volta do século XIX e que reuniam pessoas da comunidade para se manifestarem artisticamente.

Mais que uma brincadeira poética, o Sarau Literário no 2º ano valorizou e aperfeiçoou a oralidade, ampliou o repertório linguístico e literário, oportunizando o exercício de diferentes linguagens pelo aluno.

Nessa proposta de trabalho a interação e cooperação entre os alunos foi fundamental na preparação de cada detalhe. Escolheram as parlendas e poesias, quais seriam recitadas em grupo, duplas ou individualmente, quais seriam os gestos e os adereços confeccionados na Engenhoteca, além do uso de roupas diferenciadas para se destacar no dia da tão aguardada apresentação.

Ao longo do evento pode-se ver a dedicação e o compromisso de cada aluno em prol do grupo, aplicavam os conhecimentos e treinos quanto à entonação, fluência, ritmo e postura adequada, encantando a plateia!

Nas aulas de Educação Musical novos talentos foram revelados com a dramatização das cantigas acumulativas trazidas pela professora Elisa.

O resultado desta vivência coletiva fortaleceu a todos nós, alunos e professoras, animados já estamos nos mobilizando na preparação de novos encontros como esse!

 

Tutoras do 2º ano e Elisa Varro, professora de Educação Musical

Assine nossa newsletter