fbpx

Museu Paulista

Alunos do 3º ano visitam o Museu Paulista, também conhecido como Museu do Ipiranga

Para continuar enriquecendo os estudos realizados em História e Geografia sobre a história da nossa cidade, os alunos do 3° visitaram, no dia 19 de setembro, o Museu Paulista que foi edificado às margens do rio Ipiranga, local onde D. Pedro I declarou a independência, em 1822.

Inaugurado em 1895, é o mais antigo museu da cidade. A primeira vista dele é encantadora: no alto do terreno está o imponente edifício, construído entre 1885 e 1890.

O local é uma instituição científica, cultural e educacional com atuação no campo da História, que possui em seu acervo permanente 125.000 unidades entre peças antigas, obras de arte e documentação textual referente à História do Brasil e de São Paulo.

Na parte externa conheceram a réplica do Jardim de Versailles, a Casa do Grito e o Monumento à Independência.

Na parte interna os alunos observaram as ânforas de cristal com base de bronze instaladas nos corrimões que guardam, simbolicamente, as águas de rios brasileiros.

Viram a maquete da cidade de São Paulo, construída em 1841 localizando pontos famosos como o Mosteiro de São Bento e a Rua Direita.

Depois de ficarem frente a frente à imponente estátua de bronze de D. Pedro I e de vários bandeirantes que estão na escadaria, entraram no Salão Nobre. E lá estava a famosa tela “Independência ou Morte”, pintada por Pedro Américo em 1888. Sentaram frente à obra para identificar os personagens, com ajuda das professoras e monitores. Apreciando a obra, foram indagados:

“De qual ponto de vista a obra foi produzida?”

“Que ‘verdades’ elas pretendiam criar?”

 

Conheceram, também, objetos antigos aprofundando seus conhecimentos históricos sobre a cidade que foi cenário de tantos fatos históricos que marcaram o Brasil.

A visita foi de extrema importância, tendo em vista a riqueza dos objetos e documentos históricos expostos neste museu, bem como as informações que foram discutidas junto à monitoria especializada e às  professoras.

Andrea, Elen e Luciana
Professoras do 3º ano

Assine nossa newsletter