RANDO, Silvana – Editora Abacate
Amigos fazem muitas coisas. Eles se encontram em dias de sol ou de chuva, brigam choram, se aproximam, se separam. Mas nunca se esquecem.
Conto – Amizade – Letra Bastão
A princesa que não queria aprender a ler
PRIETO, Heloisa – Editora FTD
Conheça a história de Rosa, uma linda princesa que adorava cantar pelos jardins do palácio em que vivia ao lado de seus pais, o rei Tancredo e a rainha Serena. Só que, embora fosse muito meiga e inteligente, Rosa se recusava a aprender a ler. Seus pais tentavam de tudo, mas não tinha jeito – a garota não queria saber de livros! Mas o passeio com seu gato Chiado e o encontro com a bruxa Serpentina fazem Rosa mudar de ideia.
Conto – Livros – Leitura – Bruxa
Saudade: um conto para sete dias
HOCHMAN, Claudio – Editora Cia. das Letrinhas
Algumas palavras são difíceis de definir – principalmente aquelas que são fáceis de sentir. Como explicar, por exemplo, a saudade, palavra que nem mesmo existe em muitas línguas. É o que vai tentar fazer o Rei desta história, o mais sábio que já habitou a Terra.
Conto – Sentimentos
BEATRIZ, Elza – Editora FTD
Este livro é um abecedário (poemas organizados na ordem do alfabeto) composto por 26 poemas, um para cada letra. Foi selecionado para o programa Ciranda de Livros em 1982. Faz parte, assim, da história da literatura infantil e juvenil no Brasil. Esta edição inclui uma apresentação feita pela filha da autora,
Ana Luiza, revelando detalhes pitorescos do processo de criação, além de um posfácio de Elias José, em que analisa a importância da obra para a poesia infantil brasileira.
Conto – Poesia
Poesia que rola no jogo de Bola
SOMBRA, Fábio – Editora Mundo Mirim
Convida os leitores a jogar futebol de um jeito bem diferente; não mais chutando bola ou fazendo gol, mas criando poemas. Neste livro não faltam o goleiro, o atacante, o juiz e a torcida. Todos estão nele, cheios de ginga, ritmos e rimas.
Poesia – Rimas – Bola
BANDEIRA, Manuel – Editora Global
O livro reúne alguns dos poemas mais importantes de Bandeira, pontos culminantes de sua poética, a começar pelo que da titulo ao livro, que se inicia pela quadra patética, “Eu quero a estrela da manha/ Onde esta a estrela da manha?/ Meus amigos meus inimigos/ Procurem a estrela da manha”, e termina com o apelo doloroso: “Procurem por toda parte/ Pura ou degradada ate a ultima baixeza/ Eu quero a estrela da manha”.
Em “Oração a Nossa Senhora da Boa Morte”, o poeta revela sua religiosidade de sabor popular, tão brasileira. “Balada das três mulheres do sabonete Araxá” e uma variante moderna e um tanto irreverente de um poema famoso de Luis Delfino, “As três irmãs”. Outros momentos marcantes do volume são o sintético e obsessivo “Poema do beco” (“Que importa a paisagem, a Gloria, a baia, a linha do horizonte?/- O que eu vejo e o beco”), “Momento num café”, “Tragédia brasileira”, “Conto cruel”, “Rondo dos cavalinhos”, “Marinheiro triste”, estrelas de primeira grandeza da poesia brasileira.
Poesia brasileira
O imperador de todos os males: uma biografia do câncer
MUKHERJEE, Siddhartha, – Editora Cia. das letras
Oncologista que se depara diariamente com o drama de seus pacientes, Siddhartha Mukherjee pretende traçar em ‘O imperador de todos os males’ uma ‘biografia’ humana do câncer. Ele narra as etapas do processo cheio de idas e vindas da pesquisa da doença, as promessas de vitórias e as recaídas, as radicalizações temerárias de tratamentos como a mastectomia e a quimioterapia, e a importância tardia dada à prevenção, que levou a avanços como o exame de Papanicolau e o combate ao fumo.
O autor busca usar uma linguagem acessível, com o intuito de revelar os resultados da pesquisa genética, que desvendam o mecanismo íntimo da doença e vão sendo paulatinamente incorporados ao tratamento.
Biologia – Estudo do câncer
Campos de morangos: uma história sobre exploração humana
SARUÊ, Sandra – Editora Melhoramentos
Campos de Morangos narra a aventura de quatro amigos que, iludidos com a promessa de estudar fora do país, deparam com a realidade cruel da exploração do trabalho escravo.
Amor, amizade e determinação fazem parte da história destes jovens, que lutarão com todas as suas forças para recuperar o bem mais precioso do homem: a liberdade.
Aventura – Exploração humana – Trabalho infantil
A galinha que criava um ratinho
MACHADO, Ana Maria – Editora Ática
Um galo e uma galinha que não tinham pintinhos começam a criar um ratinho. Um dia, a galinha precisa sair e pede ao galo e ao ratinho para tomarem cuidado com a raposa que ronda o lugar. A raposa faminta bate à porta, e o galo, distraído e preguiçoso, pede para o ratinho atender. Ainda bem que a mamãe galinha usa a cabeça em vez de arrancar as penas para resolver a confusão que se forma.
Conto
GAARDER, Jostein – Editora Cia. das Letras
Enquanto caminha para longe de casa, um garoto pensa e repensa – ‘de onde vem o mundo?’, ‘será que tudo surgiu do nada?’. A cada nova paisagem que conhece, relembra histórias de seu passado e descobre novas questões – ‘os fantasmas existem?’, ‘o que tenho mais medo de perder?’.
Cheio de indagações mas sem nenhuma resposta, ele anda sem rumo – e se aproxima cada vez mais de seu próprio entendimento do mundo. Um livro escrito pelo autor de ‘O mundo de Sofia’, para todos aqueles que algum dia chegaram a se perguntar sobre a vida e as questões filosóficas que ela suscita.
Conto – Filosofia para crianças
Solange Braga – Bibliotecária