Dicas de Leitura: Descubra o desejo incessante de descoberta e de revelação que a leitura oferece

AventuraO lobo sentimentallobosent

PENNART, Geoffroy de  – Editora Brinque Book

Um belo dia, Lucas decide que é hora de sair da casa dos pais. Emocionada, sua família lhe dá adeus, e ele recebe do pai um último bom conselho uma lista de tudo aquilo que os lobos podem comer. Mas Lucas é muito sentimental. O que ele fará com a lista?

Conto – Sentimentos – Família

reipirataO rei pirata imortal

JERRIS, Dan – Editora Fundamento

Coleção Piratas das ilhas sangue de dragão

Curiosos para saber o significado de um sabre e uma bainha mágica, Al e Owen se transportaram mais uma vez para as terras dos piratas. Mas o pedido de socorro de uma princesa e a promessa de uma recompensa irrecusável mudou o rumo dessa viagem no tempo!

Com a ajuda do Capitão Ameaçador, os meninos partiram para o resgate da princesa Haree e do povo da Ilha Rubi. Mas isso não seria tão fácil assim! O maligno Pé de Lâmina e o temido Dente Preto têm um segredo que pode acabar com o plano dos garotos. Será que desta vez os piratas do mal vão se dar bem? Para descobrir, suba a bordo desta aventura!

Aventura

A culpa é das estrelasculpa

GREEN, John – Editora Intrínseca

Hazel é uma paciente terminal. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante – o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos -, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico.

Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.

Literatura americana – Ficção – Romance

queridoQuerido diário otário, EU! (igualzinha a você, só que melhor)

BENTON, Jim  – Editora Fundamento

Neste volume do diário de Jamie Kelly, a garota acredita que todas as meninas a imitam, e por isso se acha a Pessoa Mais Copiada do Mundo. Ela tem conversas com sua mãe e passa a acreditar que é melhor do que todo mundo, além de escrever, em seu diário, muitos outros casos e aventuras.

Conto – Diário – Relatos pessoais

 

Sem títulosemtitulo

TULLET, Hervé – Editora Companhia das Letrinhas

Dentro deste livro tem alguns personagens (não totalmente prontos) e um autor (psiu! ele está trabalhando!). Pois é, este livro ainda não está terminado… O livro leva o leitor para dentro de uma história que ainda está sendo escrita.

Conto

manu2Libertinagem

BANDEIRA, Manuel – Editora Global

Alguns poemas deste livro foram anteriormente publicados em revistas do movimento modernista de 1922 como Estética, Klaxon e Revista do Brasil. Com efeito, em Libertinagem é possível captar a sedimentação do papel central exercido por Manuel Bandeira nesse movimento que tanta importância teve em nossa literatura.

A liberdade formal é sem dúvida uma das grandes marcas deste livro, embaladas pelos temas mais simples que remetem à pureza da infância e às vezes a uma fina ironia ou humor irreverente.

Também um tom de “brasilidade” ecoa em poemas como “Mangue”,“Belém do Pará” e “Evocação do Recife”, traço característico das mais importantes manifestações literárias dos anos 1920.

Poemas como “Vou-me embora pra Pasárgada” e “Pneumotórax”, por sua vez,se enraizaram profundamente na alma de gerações de leitores ao longo das últimas décadas e firmaram o nome de Manuel Bandeira entre nossos maiores artistas da palavra.

Poesia

As corescores

GUTMAN, Anne – Editora Cosac&Naify

A dupla de cachorrinhos Gaspar e Lisa, sucesso na TV brasileira, chega agora às prateleiras mais baixas das livrarias, ao alcance das crianças menores. Em quatro livros cartonados, a nova coleção As Descobertas de Gaspar e Lisa apresenta, em cada volume, uma situação diferente de aprendizado próprio da primeira infância: As cores, Os opostos, As formas e Os números.

Os autores convidam os pequenos a novas descobertas, de forma divertida e inteligente, sem subestimá-los. Além de se juntar à outra série da dupla, As Catástrofes de Gaspar e Lisa (já com oito títulos), esta coleção dá sequência ao projeto da editora de publicar uma biblioteca básica para bebês, incentivando a leitura desde os primeiros anos de vida.

Cores

meninaA menina sem qualidades

ZEH, Juli  – Editora Record

Ada e Alev se conhecem na escola Ernst Bloch e descobrem muitas coisas em comum. A afinidade entre eles torna-se uma dependência obsessiva, que passa a exigir demonstrações de amizade, alheias a barreiras morais ou compaixão.

Um romance surpreendente que reflete o status quo da nova Europa, regido pela ausência de responsabilidade acerca do futuro. Considerada a revelação da literatura alemã, a escritora Juli Zeh estreou no Brasil com sua angustiante parábola sobre questões do mundo contemporâneo.

Literatura alemã – Ficção – Romance – Amizade – Bem e Mal

O jarro da memóriajarro

GALPERIN, Claudia  – Editora Cosac Naify

A delicadeza do texto busca um fio capaz de unir infância, maturidade e velhice – a memória. Laurinha cria o ‘guardador de lembranças’ – um jarro onde as recordações se acumulam na forma de pedrinhas. Assim ela pode lembrar dos acontecimentos especiais de sua vida.

A ilustradora Laura Teixeira criou um trabalho original feito apenas com canetas esferográficas.

Conto

anodoisQuerido diário otário, os superlegais são superchatos

BENTON, Jim  – Editora Fundamento

Sofisticação. Elegância. Gentileza. Jamie Kelly é especialista nisso tudo. Mas, quando um acidente envolvendo espaguete, a Srta. Bruntford e a Isabella traz uma criatura graciosa, delicada e refinada para a escola, Jamie descobre que ainda tem muito a aprender.

Neste diário, a menina mais linda do Colégio Mackerel vai ficar mais elegante, gentil e poética e aprender a importância de ser bem-educada e de saber as normas de etiqueta.

Conto – Diário – Relatos pessoais – Adolescência

Solange Braga – Bibliotecária

 

 

Assine nossa newsletter