fbpx

Dicas de Leitura: O ato de Ler naturalmente leva a escrever e amplia nossa capacidade de escutar!

A vizinha antipática que sabia matemáticavizinha02

MARTINS, Eliana – Editora Melhoramentos

Theo não gostava nem um pouco de matemática. Das outras matérias que estudava na escola até gostava, mas de matemática não tinha jeito… ele sentia calafrios só de ouvir falar. Dona Malu Quete, a nova vizinha de Theo, descobriu esse pavor que ele tinha da matéria e, como boa professora de matemática que era, contou-lhe sobre o Manual do Sábio Matemático.

A única maneira de Theo ter acesso ao manual, porém, seria passar pelos Testes Rachacucalógicos. Intrigado, Theo acaba aceitando o desafio e resolve encarar a matemática.

Conto – Matemática

boiPula, boi!

CASTANHEIRA, Marilda – Editora Scipione

Boi-Bumbá levava uma vidinha normal em sua casa. Todos os dias, sob o sol quente do sertão, se dedicava ao trabalho na lavoura. Até que ele recebe a visita de uma garotinha que vinha de longe com a missão de descobrir o grande segredo da festa do Boi-Bumbá.

Surpreso com a ideia de que havia um segredo que ele desconhecia e que fazia parte de sua própria história, o boi propõe à menina que ela passe um tempo com ele, acompanhando a rotina do campo e participando dos preparativos que antecedem a grande festa do Boi-Bumbá.

Folclore

O escuroescuro

SNICKET, Lemony – Editora Cia. das Letras

Quem nunca teve medo do escuro?

Luca tem medo do escuro, mas o escuro não tem medo dele. Os dois vivem na mesma casa, mas o escuro quase não sai do porão. Até que, uma noite, ele sai. O escuro vai até o quarto de Luca e o convida para descer até o cômodo mais sombrio da casa. E é lá que o menino percebe que até para o seu maior medo existe uma solução.

Lemony Snicket, autor das aclamadas Desventuras em Série, fala com sensibilidade sobre o mais universal dos temores e mostra como enfrentá-lo pode ser menos difícil do que parece.

Conto – Medo

podreMinha podre vida

LUBAR, David – Coleção Nathan Abercrombie : Zumbi por acidente – Editora Caramelo

Numa tentativa desesperada de dar fim a todo tormento a que é submetido na escola, Nathan Abercrombie, um garoto de doze anos, aceita ser cobaia de um experimento científico que promete acabar com suas dores emocionais.

O problema é que ele sofre um acidente no laboratório e acaba se transformando em nada menos que um zumbi. Logo ele descobre que há muitas vantagens em estar meio morto, meio vivo, mas mesmo assim gostaria de voltar à sua condição humana. Será que ele encontrará a cura?

Aventura – Mistério

Frankenstein e outros mortos-vivosfrank

JAF, Ivan, MANUEL FILHO, RIOS, Rosana  – Editora Panda Books

Um dos grandes mistérios da humanidade é se há vida após a morte. Se sim, como ela acontece? Cada religião tenta explicar à sua maneira, mas será que uma alma pode voltar a conviver conosco na Terra? Em Frankenstein e outros mortos-vivos, Ivan Jaf, Manuel Filho, Rosana Rios e Shirley Souza mostram histórias assustadoras sobre seres que retornam à vida.

Hora do Medo é uma coleção que apresenta contos de terror e suspense criados por escritores contemporâneos. Conheça também Conde Drácula e outros vampirosO ladrão de órgãos e outras lendas urbanas e Lobisomem e outros seres da noite.

Aventura – Mistério

mixHistória de Mix, Max e Mex

SEPÚLVEDA, Luís – Editora Companhia das Letrinhas

Mix e Max eram amigos inseparáveis, como só um garoto e um gato podem ser. Enquanto Max estava na escola, Mix protegia os cereais preferidos de seu dono; enquanto Mix passeava pelos telhados da vizinhança, Max enchia o pote de comida de seu parceiro – e assim, lado a lado, eles cresciam.

Acontece que o tempo dos gatos é diferente do tempo das pessoas, e quando Max se tornou um jovem cheio de planos, Mix já estava velho e mal conseguia enxergar. Mas, sem poder se aventurar pelos terrenos vizinhos, ele não imaginava que conheceria um rato tagarela disposto a lhe mostrar com palavras tudo aquilo que seus olhos não viam mais – e muito menos que esse rato pudesse virar seu companheiro leal e fazê-lo sentir-se feliz mais uma vez. Esse era o Mex.

Romance – Amizade

Jan Plata: o chamado dos piratasjan

BADAL, Josef L. – Editora WMF Martins Fontes

Jan Plata é um menino sonhador, devorador de livros sobre navegação, que mora com a mãe numa casinha na praia. Nessa casinha há um sino que o menino está proibido de tocar.

Certo dia, no entanto, meio sem querer ele desobedece a essa regra. O repique do sino desencadeia uma aventura mágica e inesperada que, em meio a sustos e muito suspense, leva Jan a desvendar o doce mistério de sua origem.

Aventura – Ficção

megeraA megera domada

SHAKESPEARE, William  – Editora Moderna

Um rico mercador de Pádua, na Itália, decide que sua filha mais jovem, a doce Bianca, só se casará depois da mais velha, a terrível Catarina. Quem se atreveria a querer conquistar o coração de Catarina?

Só mesmo o louco Petrúquio, que se revelaria também um grande estrategista. Divirta-se com esta comédia do século XVI, que trata de forma hilariante a sempre atual guerra dos sexos!

Romance – Teatro

Vovô não gosta de gelatinavovo

MANUEL FILHO, – Editora Panda Books

Paulinho tinha percebido que o vovô Flávio não estava muito bem de saúde. Ele andava entristecido e não saía de casa havia algum tempo. Porém, a manifestação para evitar que fechassem o cinema do bairro deu um novo ânimo ao vovô. Eles iriam abraçar o cinema e evitar que as máquinas colocassem tudo abaixo.

Na companhia de seu pai e de outros ‘avôs’, Paulinho percebe, ao chegar lá, que o cinema está abandonado. Ele decide entrar escondido no local e se depara com o antigo relógio que ficava na fachada do prédio. Curioso, o garoto resolve mexer nos ponteiros e algo mágico acontece – ele é transportado para o passado! Nesta incrível viagem no tempo, Paulinho viverá grandes aventuras e irá descobrir por que o seu avô não gosta mais de gelatina.

Relacionamento – Avô – Sentimentos

filhoO filho do caçador: e outras histórias-dilema da África

RUBINSTEIN, Andi, MONTEIRO, Madalena – Editora Panda Books

Certo dia, a linda filha do chefe de um povoado desapareceu. Como recompensa, quem a encontrasse ganharia sua mão em casamento. No entanto, cinco homens, cada um com sua habilidade, ajudam no resgate da moça. Com qual deles ela deveria se casar?

Tradicionais da cultura africana, as histórias-dilema são narrativas que propõem uma pergunta para a qual podem haver várias respostas baseadas em diferentes pontos de vista. Neste livro, as autoras selecionaram 15 contos em que uma difícil decisão ou escolha precisa ser tomada.

Contos africanos

Tartaliratartalira

KIRINUS, Gloria – Editora Melhoramentos

Este livro conta a história de uma pequena tartaruga que, procurando seu nome no dicionário, acabou descobrindo também um sobrenome – tartaruga-lira.

Conto

bicharadaNo meio da bicharada: histórias de bichos do Brasil

PRADO, Ricardo – Editora Scipione

O escritor Ricardo Prado reconta neste livro onze histórias criadas por diferentes povos indígenas do Brasil e coletadas por diversos autores ao longo dos cinco séculos de convívio, raramente pacífico, entre os novos e os antigos habitantes da terra do pau-brasil.

Ao final de cada reconto, o autor explica quem foi o pesquisador responsável pela coleta e transcrição de cada história, originalmente transmitida pela arte, sempre renovada, dos contadores de histórias.

Sejam narrativas orais ou escritas, elas fazem parte de um rico fabulário criado por anônimos narradores indígenas que, como Esopo e La Fontaine, embutiam na voz e no comportamento dos animais importantes lições de vida para as suas crianças.

Fábulas

As Deusas e a mulher: nova psicologia das mulheresdeusas

BOLEN, Jean Shinoda – Editora Paulus

Este é um livro que combina mitologia e psicologia, a fim de proporcionar à mulher mais compreensão sobre a sua vida intima, comportamento e ação no mundo. A Autora parte da consideração das antigas deusas gregas, vendo nelas padrões constantes na psique da mulher ou, segundo Jung, arquétipos que moldam a existência. Esses poderosos padrões interiores são responsáveis pelas diferenças entre as mulheres, e compreender sua ação e inter-relação é a chave para o autoconhecimento e busca de integridade.

Jean Shinoda Bolen proporciona uma nova tipologia das mulheres, em muitos pontos ultrapassando os pontos de vista da psicologia junguiana. É um livro importante para a mulher e para o homem; a mulher nele descobrirá seu caminho, e o homem com ele aprenderá que a mulher nele descobrirá seu caminho, e com ele aprenderá o que é a mulher, e qual será a sua mulher.

Psicologia – Arquétipo – Mitologia grega

Solange Braga – Bibliotecária

 

 

Assine nossa newsletter