Dicas de Leitura

Guia do estudante 2017 – FUVEST

Guia do estudante 2017 – Vestibular ENEM

Guia do estudante 2017 – Guia das Profissões – Vestibular

Iracema

ALENCAR, José de – Editora Panda Books

Em algum momento da vida escolar, todo estudante brasileiro terá que encarar a leitura do romance Iracema, de José de Alencar, clássico da literatura.

O autor se vale de uma linguagem rebuscada, cheia de termos indígenas e palavras difíceis para contar a poética lenda sobre a fundação do estado do Ceará.

Pensando no público jovem, a Panda Books lança uma edição equipada com mapa de personagens, ilustrações, fotos e notas de Fátima Mesquita que facilitam o entendimento do texto e proporcionam ao leitor uma boa carga de informação sobre a cultura indígena.

Romance

Sabe como ele fala?

CAMPBELLS, Edméa – Editora Paulinas

Você sabe como falam os animais que vivem na fazenda? E os animais que estão no zoológico? Você consegue imitar as suas “vozes”? Com este livro você irá se divertir muito e poderá criar diversas brincadeiras e sons diferentes. Com ludicidade poderá interpretar esses sons e convidar outras crianças a interpretar também, numa interatividade bem criativa e prazerosa.

As ilustrações do Ivan Coutinho deixaram tudo mais divertido. O traço ficou bem delicado, as cores alegres e suaves, e as ilustrações muito originais. Agora, que tal você descobrir as vozes dos animais?

Conto

O amante japonês

ALLENDE, Isabel – Editora Bertrand Brasil

O novo romance da autora de A casa dos espíritos. Uma paixão secreta que perdurou por quase setenta anos.

Em 1939, ano da ocupação da Polônia pelos nazistas, Alma Mendel, de oito anos, é enviada pelos pais para viver em segurança com os tios em São Francisco. Lá, ela conhece Ichimei Fukuda, filho do jardineiro japonês da família.

Despercebido por todos ao redor, um caso de amor começa a florescer. Depois do ataque a Pearl Harbor, no entanto, os dois são cruelmente separados. Décadas depois, presentes e cartas misteriosos são descobertos trazendo à tona uma paixão secreta que perdurou por quase setenta anos. Varrendo através do tempo e abrangendo diferentes gerações e continentes,

O amante japonês explora questões de identidade, abandono, redenção, e o impacto incognoscível do destino em nossas vidas.

Romance

Coração, cabeça e estômago

CASTELO BRANCO, Camilo – Editora Martin Claret

Uma das produções mais expressivas de Castelo Branco, Coração, cabeça e estômago deve ser lido com os olhos voltados aos motivos da degradação do ser humano e da sociedade portuguesa da época (patriarcal, machista, preconceituosa, corrupta, adúltera e materialista por excelência).

Dividida em três partes, conforme sinaliza o título, a obra possui teor satírico e personagens que são vítimas do sistema social de valorização das aparências, com seus casamentos arranjados, homens e mulheres sem pudor e a busca do dinheiro a qualquer custo.

Romance português

Minha vida de menina

MORLEY, Helena – Editora Companhia das Letras

Aclamado por escritores como Carlos Drummond de Andrade e João Guimarães Rosa, Minha vida de menina é o diário de uma garota de província do final do século XIX. Publicado pela primeira vez em 1942, antecipa a voga das histórias do cotidiano e dos relatos confessionais de adolescentes ao traçar um retrato vivo e bem-humorado da vida em Diamantina entre 1893 e 1895.

A pequena Helena Morley (pseudônimo de Alice Dayrell Caldeira Brant) compõe um painel multicolorido, desabusado e quase sempre inconformista do Brasil. De lambuja, o leitor é apresentado às inquietações típicas de uma adolescente espevitada e esperta às vésperas de um novo século.

Diário – Relatos pessoais

Por que ler os clássicos

CALVINO, Ítalo – Editora Companhia das Letras

O que é um clássico? E por que lê-lo? Este livro fornece várias respostas a essas perguntas, algumas consensuais, outras polêmicas, mas todas certamente enriquecedoras. Em verdadeiro trabalho de ourivesaria, Calvino desentranha as diversas facetas do que seja um clássico, para depois iluminar com uma leitura penetrante seus próprios clássicos, ou seja, alguns dos autores mais importantes da tradição literária e intelectual do Ocidente.

Por que ler os clássicos? A razão definitiva que Calvino dá a essa pergunta é tão simples como as grandes verdades: a única justificativa que se pode apresentar é que
ler os clássicos é melhor do que não os ler…

Literatura – Crítica literária – Literatura – história e crítica

Arco-íris em preto e branco

VIDAL, Nara – Editora Dimensão

Arco-íris em preto e branco traz a história contada por Isadora, uma adolescente inteligente e muito divertida, que não se acha bonita como sua irmã gêmea Bellinha. Seu dia a dia, na família e na escola, traz um desfile de figuras interessantes, que vão fazer o leitor rir, mas também (re)pensar posições e preconceitos.

Conto – Preconceito

Os miseráveis

HUGO, Victor, CARRASCO, Walcyr (adap.) – Editora Moderna

Após cumprir pena de trabalhos forçados por quase vinte anos, Jean Valjean é posto em liberdade. Seu coração está cheio de ódio e rancor. Sem ser aceito em nenhum lugar, encontra abrigo na casa do bispo, que lhe oferece comida e pouso.

Mas a amargura e a revolta que traz no coração fazem com que Jean Valjean não reconheça a generosidade recebida. A partir desse acontecimento, Jean Valjean vai descobrir uma fé que julgava morta dentro dele, e qualidades que também desconhecia haver em si próprio.

 Aventura – Novela

Os meninos da biblioteca

MARQUES, João Luiz – Editora Biruta

Heitor estava cansado de escrever só para o seu blog, o Blog do Le-Heitor. Estava em busca de uma história da qual fizesse parte. Uma história de livro, mesmo…

Mas durante essa busca surge mais um problema: a biblioteca do seu bairro está ameaçada de demolição!

E na luta pela proteção de sua biblioteca, o garoto acaba recebendo uma ajuda inusitada: os personagens dos seus livros prediletos sairão das páginas para participar dessa difícil batalha.

Aventura

Volta ao mundo em 52 histórias

PHILIP, Neil – Editora Cia. das Letrinhas

Há muitos e muitos séculos crianças do mundo inteiro ouvem histórias de príncipes encantados, objetos mágicos, animais falantes, bruxas perversas e fadas maravilhosas. Este livro apresenta 52 dessas histórias, procedentes de 33 países, oferecendo uma visão dos temas mais populares nos cinco continentes.

Conto de fadas – Contos do mundo

Heróis e suas jornadas: 10 contos mitológicos

RIOS, Rosana – Editora Melhoramentos

Mitos são histórias muito antigas, criadas por todos os povos que já habitaram e ainda habitam este mundo. Eles nos contam sobre os heróis, os deuses e os antepassados de cada povo, com aventuras cheias de encantamento.

Após uma grande pesquisa, Rosana Rios traz neste livro histórias sobre jornadas míticas, viagens maravilhosas realizadas por diversos heróis, cada uma em um continente desta nossa Terra. Junto aos heróis visitaremos altas montanhas, ilhas misteriosas e países distantes… e conheceremos um pouquinho mais sobre esses povos, que são nossos ancestrais.

O livro também traz informações sobre a origem do mito e do povo.

Contos – Mitos

Navios negreiros

ALVES, Castro – Editora Edições SM

Reunião inédita de um dos mais importantes poemas da literatura brasileira, “Navio negreiro” (1869), de Castro Alves, com o poema homônimo (publicado quinze anos antes, em 1854) do escritor romântico alemão Heinrich Heine.

Editados em conjunto, os dois poemas ensejam uma análise comparativa de diferentes visões de um mesmo fato histórico: o apelo moral e humanitário do poeta condoreiro baiano versus o humor negro, a sátira dolorosa de um alemão nos primórdios do realismo.

A organizadora Priscila Figueiredo assina a apresentação, as notas e um anexo sobre os autores, o contexto histórico e as marcas passadas e persistentes da escravidão.

Literatura brasileira – Poemas

Coração sem fim

CARVALHO, Larissa Lúcio de – Editora Chiado

Um romance que ressalta os sentimentos mais profundos vividos pelo ser humano, o conflito que esbarra no contraste do volúvel para o estável. A preocupação das tartarugas marinhas e recifes de corais, a adoção de animais abandonados, temas polêmicos envolvendo dislexia, bipolaridade e bulimia. Tudo dentro de um contexto familiar que se atrela nas relações de amizade, gerando amores platônicos, amores reais e amores doentios.

Romance

Solange Braga – Bibliotecária

 

 

 

Assine nossa newsletter