Dicas de Leitura: que tal um livro AGORA?

Saga animalsaga

ÍNDIGO – Editora Moderna

Seus pais não deixam que você tenha um bicho de estimação? Eles não entendem o seu fascínio por iguanas? Eles não veem graça num bando de coelhinhos pulando pela casa? Os pais de Ígor também não.

É por isso que ele resolveu tomar uma atitude ir atrás do seu sonho. Ígor vai conseguir o seu bicho, custe o que custar!

Aventura

jupiter02Por Júpiter! A tragicomédia de Anfitrião

PLAUTO – Editora Berlendis & Vertecchia

Ah, como é bom voltar para casa, depois de uma longa e extenuante guerra, para os braços de sua amada… Mas – o que! Quando tenta entrar em seu palácio, o bravo general Anfitrião percebe que chegou tarde. Outro Anfitrião tomou seu lugar! Como pode ser isso? Pior ainda é a situação de seu servo Sósia: já não sabe nem mesmo quem é.

Uma das mais influentes comédias de todos os tempos – o Anfitrião do escritor romano antigo Plauto – numa adaptação fluente e divertidíssima do dramaturgo Jose Carlos Aragão. De tirar do sério até o mais sisudo dos deuses do Olimpo, por Júpiter!

Teatro – Comédia

Dois papagaiospapagaio

RASHIN – Editora Caramelo

Era uma vez um comerciante que adorava seu papagaio e lhe dava de tudo: água, boa comida e até mesmo alguns tesouros. A ave, no entanto, não conseguia ser feliz vivendo em uma gaiola…

Certo dia, o comerciante, que também era muito generoso, teve que fazer uma viagem à Índia e perguntou à sua ave de estimação o que ela queria de presente. Tudo o que ela lhe pediu foi que repassasse uma mensagem a um amigo seu, um papagaio indiano.

Mas esse gesto aparentemente inocente acabou gerando um resultando surpreendente…

Conto – Ficção

princesaA princesa da torre longa

ANDRADE, Tiago de Melo – Editora Melhoramentos

História da tímida e reclusa Catarina de Anis, uma princesa de Badaloques, um reino livre de lobos, dragões, bruxas e outros seres maléficos desde que se fez publicar um decreto mágico pelo Grande Conselho das Fadas.

Um dia, Catarina recebe o convite para ser madrinha de casamento de uma amiga de infância. Avisando que viajaria para comprar um vestido de gala, Catarina foge para a Floresta da Alegria a fim de obter ajuda da Fada Linda, sua fada madrinha, já que não quer aceitar o convite, mas não sabe como recusar.

Ao descobrir que a fada está muito longe dali, numa convenção internacional, Catarina começa a vasculhar a casa dela em busca de uma solução. É quando encontra uma varinha mágica e decide usá-la para resolver o problema, sem saber que aquilo poderia causar muita confusão.

Aventura

Por que o mar é salgado: contos populares da Noruegamar02

ASNJORNSEN, Peter Christen, – Editora Berlendis

A Berlendis & Vertecchia Editores lança a obra: Por que o mar é salgado, uma tradução de Kristin Lie Garrubo e ilustrações de Cárcamo (Finalista na feira de Bolonha). Trata-se de contos populares da Noruega que vem incorporar a nossa coleção: de todo canto um conto. Asbornsen e Moe foram dois amigos que se dedicaram a pesquisar o folclore de seu país, a Noruega.

Inspirados no trabalho dos irmãos Grimm, publicaram, ao longo de décadas, uma verdadeira enciclopédia da narrativa oral escandinava. Neste livro, você encontra dez contos entre os mais interessantes dessa imensa coleção.

Eles foram traduzidos diretamente do norueguês, com o intuito de trazer, para os jovens leitores de hoje, todo o humor e magia dos originais. Entre Trolls, camponeses e corajosos heróis, podemos reviver esse mundo tão fantástico, ao mesmo tempo, tão humano.

Contos noruegueses

chapeuQuem pegou uma ponta do meu chapéu de três pontas que agora só tem duas?

CARDOSO, César – Editora Gaivota

Era uma vez um garoto chamado Jorge, um cachorro e um chapéu de três pontas. Até aí, tudo bem. O problema é que um dia sumiu uma das pontas do tal chapéu.

Então entrou em cena Dona Chica-cá, a melhor detetive de todas as detetives que existem “detetivando” por aí. Juntos, eles vão investigar o sumiço. E vão interrogar o Boi da Cara Preta, Terezinha de Jesus, o Soldado da Cabeça de Papel, Pai Francisco e até a encrenqueira da Dona Baratinha.

Será que eles conseguem resolver o misterioso mistério?

Aventura – Mistério

A cartacarta

MICHELINI, CAROLINA – Editora Formato

Da autora Carolina Michelini, com ilustrações do renomado artista plástico Michele Iacocca, este livro de imagens narra a história de um garoto que, de sua janela, observa o banco da praça em frente a sua casa.

Um belo dia, uma garota senta-se lá com seu livro e começa a ler. Ele se apaixona por ela e decide escrever uma carta e jogá-la, em forma de aviãozinho de papel, em direção ao banco.

Será que sua mensagem conseguirá chegar até a garota? Ou será que o aviãozinho vai parar em outras mãos?

Romance – Aventura

ambarRua Âmbar

BOCHECO, Eloí – Editora Formato

Rua Âmbar, é uma história poética repleta de amizade entre crianças e adultos. O mar não é apenas uma personagem, mas algo poderoso, de dar medo, e cheio de mistérios. Diante disso, o garoto Miro não quer seguir a profissão de pescador do pai, mas quer ser um pesquisador de tudo o que existe no fundo do mar.

Miro tem duas caixas de madeira onde ele guarda o seu tesouro: em uma das caixas ficam as ferramentas, como martelo, chave de fenda, arames, torquês, alicate, tesoura e mais as latinhas de refrigerantes vazias, devidamente lavadas e secas. Na outra, ele guarda os objetos que inventa a partir das latinhas, como miniaturas de carrinhos, utensílios de cozinha, como panelas, caçarolas, bules, jarros, copos com alça, armários, cadeiras, baldes, estrelas-do-mar, peixes, malas de viagem, barcos, canoas e tantas outras coisas.

O que percebemos nessa história é o crescimento do menino Miro, que, junto com a Rua Âmbar, vai se transformando com o passar do tempo…

Romance

Lendas do sol nascentelendas

CARRASCO, Walcyr – Editora Moderna

As lendas e as fábulas japonesas fazem parte da cultura do povo oriental. Correram o mundo. Povoaram a infância de muitas crianças. Passadas de boca em boca, chegaram nos quatro cantos do mundo.

Desde singelas histórias com animais, aos assustadores relatos sobre fantasmas ou as poéticas histórias de amor, tudo envolve a cultura japonesa.

Neste livro, Walcyr Carrasco dá um panorama sobre a rica cultura do Japão e a sabedoria do seu povo.

Lendas e Fábulas

meninaA menina que batizou um planeta: e outras histórias extraordinárias de jovens cientistas

McCUTCHEON, Marc – Editora Cosac Naify

Nas nove histórias reunidas neste livro, os autores contam como crianças e adolescentes podem chegar a grandes descobertas científicas apenas com base na observação do dia-a-dia, além de estudo, uma dose de intuição e outra de sorte.

O livro cobre diversas áreas das ciências: na astronomia, os experimentos de Robert Goddard, considerado o pai do vôo espacial, que levaram ao primeiro foguete, e a esperteza de Venetia Burney, que aos onze anos achou o nome perfeito para o planeta Plutão, então recém-descoberto; na paleontologia, as escavações de Mary Anning, que ao retirar fósseis de uma falésia inglesa para vender e sustentar a família acabou descobrindo objetos de grande valor científico; e assim por diante, em outras áreas científicas.

Em todas as histórias, o protagonista se vale do estudo, da observação e da curiosidade como principais ferramentas de raciocínio.

Ciências – Curiosidades

Petúniapetunia

DUVOISIN, Roger – Editora Caramelo

Uma gansa atrapalhada encontra um livro perdido na fazenda e acredita que se tornou sábia apenas por carregá-lo embaixo da asa. Assim, ela ganha o respeito de todos os bichos do local, mas eles acabam pagando o pato quando Petúnia começa a usar sua “sabedoria” para ajudá-los…

Um clássico, publicado pela primeira vez em 1950, nos Estados Unidos, mas cuja mensagem se mantém atual e universal.

Conto

Ainda dá tempo para aproveitar o restinho de férias que temos, aqui vai uma dica:

Corpo Ativo

Começou a vigésima edição do SESC Verão, confira a programação.

 

Solange Braga – Bibliotecária

 

 

Assine nossa newsletter