fbpx

Dicas de Leitura: novidades chegando na sua Biblioteca, confira!

Flora & Ulisses: as aventuras ilustradafloraeulisses

DICAMILLO, Kate – Editora WMF Martins Fontes

Esta história começa, como as melhores histórias de super-heróis, com um acidente trágico, de consequências inesperadas. O esquilo não viu o aspirador de pó chegar, mas Flora Belle Buckman, que descreve a si mesma como cínica e que leu todas as recomendações da publicação em quadrinhos Coisas terríveis podem acontecer a você, é a pessoa certa para interferir e salvá-lo.

O que ninguém previa é que Ulisses (o esquilo) renasceria com poderes especiais: além de uma força excepcional, adquiriu a capacidade de voar e de fazer poesia, embora com erros ortográficos. Flora também mudou ao descobrir a possibilidade de esperança e a promessa de um coração capaz de carregar muita alegria e muita tristeza.

Aventura – Quadrinhos

candinhaOKOs filhos da Candinha: crônicas

ANDRADE, Mário de – Editora Agir

Mario de Andrade começou seu trabalho como cronista em 1920,na revista Ilustração Brasileira,e prosseguiu em diversos jornais e revistas do país até sua morte,em 1945. Além de ‘Os Filhos da Candinha’,Mário teve publicado postumamente o livro ‘O Turista Aprendiz’,o relato em forma de crônicas de sua viagem pela Amazônia em 1927 que serviu de inspiração para ‘Macunaima’,o herói sem nenhum caráter,obra-prima da literatura Brasileira.

Com os ‘Filhos da Candinha’ e dois de seus livros mais importantes, ‘Macunaima’ e ‘Amar,Verbo’ intransitivo,a editora inicia o lançamento da obra desse poeta,contista,romancista,cronista e crítico de arte,um dos principais expoentes do modernismo brasileiro.

Crônicas

PerseguiçãoperseguiçãoOK

MARTINELLI, Tânia Alexandre  – Editora Saraiva

Não, não, este não é um livro de aventura. A perseguição é outra. E tem nome: bullying.

Leo e Malu sofrem esse tipo de perseguição no nono ano: são alvos de comentários maldosos, apelidos depreciativos, agressões gratuitas, brincadeiras de mau gosto. Todos os dias. Por causa do cabelo, do peso, da roupa, não importa. É tudo preconceito.

Preconceito? ‘Ah, mas é só brincadeira!’, alguns vão dizer. ‘Não precisa ser radical, qual o problema? Eles não ligam…’.

Ligam sim. E não sabem o que fazer. Em quem confiar? Para quem contar? Como anular as provocações e reestruturar a autoestima?

Duas pessoas, duas histórias semelhantes, mas com duas formas diferentes de lidar com a situação…

Bullying

cobradorOKO cobrador que lia Heidegger: contos e crônicas

THOMAZ, Samir – Editora Aymará

O cobrador que lia Heidegger representa um pequeno inventário. Nessas histórias aqui reunidas, está contido um pouco daquilo que foi e daquilo que poderia ter sido. Fragmentos de felicidade, vestígios de sentimentos, ressaibos de emoção.

Esboços, epifanias, pegadas. Clarões. Mas se as histórias traduzem as cores do meu presente, seu alcance não conhece limites na memória. E os personagens que nelas se afluem se erigem como estátuas nostálgicas, a fundar no tempo e no espaço sua própria dimensão.

O pai que vai se tornando invisível, o tio que não morre, a frase que nos assalta no meio da noite, o inusitado das descobertas diárias, um peixinho dourado no escuro do quarto, as criaturas anônimas que não enxergamos, os arabescos que se enovelam na madrugada. Enfim, a vida olhada de dentro e a mesma vida olhada de fora com encanto e paixão.

Contos – Crônicas

Aristóteles e Dante descobrem os segredos do universoaristótelesOK

SÁENZ, Benjamin Alire – Editora Seguinte

Aristóteles é um jovem de quinze anos solitário e introspectivo, revoltado com todos os segredos que o mantêm distante da verdade sobre sua própria vida. Há anos ele não escuta o nome do irmão mais velho dentro de casa, e tudo o que ele sabe é que Bernardo está preso, mas não tem ideia do que aconteceu. Ele já não suporta todo esse mistério à sua volta, principalmente quando há ainda mais mistérios escondidos dentro de si.

Quando chegam as férias de verão, Ari se pergunta se finalmente descobrirá o mundo que está lá fora à sua espera e de que tanto ouve falar. Por acaso, ele encontra um garoto que, apesar de também ter ascendência mexicana e o nome de um intelectual famoso, é completamente diferente dele.

O que começa como uma aula de natação aos poucos se transforma numa amizade especial, do tipo que muda a vida das pessoas e dura para sempre. E é através dessa amizade que Ari e Dante vão descobrir mais sobre si mesmos – e sobre o tipo de pessoa que querem ser.

Romance

excursãoOKExcursão á caverna da destruição

MCMULLAN, Kate – Editora Rocco

Escrita para atrair leitores bem jovens, a série Academia de Exterminadores de Dragões trabalha principalmente o lado cômico das situações. Agora, vamos acompanhar uma excursão escolar absolutamente diferente de todas as outras, só para pessoas muito audaciosas.

É hora de reencontrar Frederico e sua turma em ‘Excursão à caverna da destruição’, uma aventura cheia de humor e suspense, que levará os leitores a um delicioso mergulho na época medieval.

Aventura

Diário de Pilar em Machu PicchupilarOK

SILVA, Flávia Lins e – Editora Pequena Zahar

Onde será que o gato Samba se meteu? É o que Pilar e Breno precisam descobrir! Num pulo, os dois entram na rede mágica e… lá se vão para uma aventura de tirar o fôlego. No alto das montanhas do Peru, eles desbravarão os segredos de Machu Picchu, a Cidade Sagrada, e tentarão evitar que a jovem Yma, escolhida do deus Sol, fique ali para sempre.

Ao mesmo tempo em que conhecem as tradições e lendas da civilização inca, Pilar, Breno e Samba vivem momentos tão inesquecíveis quanto perigosos – trilham as margens do rio Urubamba, enfrentam o poderoso Sacerdote Supremo, escondem-se nos templos de pedra, deliciam-se com choclos e quinoa e aprendem um monte de palavras no idioma quéchua.

Essa edição traz dicionário de palavras inventadas por Pilar, um pequeno dicionário de quéchua (o idioma dos incas), mapa de Machu Picchu e da trilha inca e mapa da América do Sul. E mais – a partitura do ‘Samba do Samba’, composto por Pilar e Breno.

Aventura – Civilização Inca

cornCornélius e o armazém de impossíveis

SALA I VILA, Carles – Editora WMF Martins Fontes

Torto é um povoado da montanha onde nada é plano. Só há subidas ou descidas, as paredes das casas são inclinadas, as escadas enviesadas e os postes de luz oblíquos. Até as pessoas parecem andar meio tortas. Um dia chegam a esse lugar dois personagens meio misteriosos: o menino Tobias e Cornélius.

Os recém-chegados abrem um armazém fantástico, no qual as pessoas podem adquirir os sentimentos ou as virtudes de que necessitam. Parece muito simples, mas esse armazém de impossíveis vem mudar completamente a vida da cidadezinha. Quem conta tudo isso é Mar, uma doce menina que está sempre junto com o avô cego e a cabra Noite.

Romance – Aventura

Leonardinho: memórias do primeiro malandro brasileiroleonardo

PAX, Walter – Editora Saraiva

Leonardo está de volta. Apesar da farda de sargento de milícias, suas confusões ainda agitam o Rio de Janeiro patrulhado pelo Major Vidigal. Esta sequência imaginária da obra Memórias de um sargento de milícias se apresenta fiel ao espírito bem-humorado das aventuras criadas por Manuel Antônio de Almeida.

O que teria acontecido com os personagens do famoso romance brasileiro, anos após o casamento dos protagonistas Leonardo e Luisinha? Ainda no tempo do rei, a vida dos moradores do Rio de Janeiro teria sido colocada de pernas para o ar pelas malandragens de Leonardinho, o filho de Leonardo Pataca?

A resposta desta e de outras perguntas está aqui, no texto ficcional de Vicente Castro e nas linhas firmes e harmônicas de Walter Pax. Perseguições, amores, intrigas e risadas se dirigem a uma fatídica noite de quinta-feira, quando quase tudo pode acontecer. O universo carioca do autor funde-se à atmosfera de detalhes claro-escuros do quadrinista para criar uma história vibrante e surpreendente.

Romance – Ficção – Quadrinhos

leãoOKO leão e o ratinho    Coleção Fábulas ilustradas

Sousa, Maurício de – Editora Girassol

Este livro faz parte de uma encantadora coleção que traz as fábulas clássicas de Esopo, representadas pelos divertidos personagens da Turma da Mônica.

Neste volume, Cebolinha vive o ratinho que, após ter sua vida poupada pelo rei da selva, tem a oportunidade de retribuir o favor.

Conto – Fábula

As fantásticas fábulas do magnífico Terry Jonesterry

JONES, Terry – Editora Formato

Um crocodilo ambicioso que não consegue arranjar emprego. Um cachorro bondoso com inclinação para a medicina. Um elefante que só se preocupa em arranjar um par de calças. Uma raposa que sonha em ter seu próprio circo de galinhas.

Esses e outros animais ganham não apenas vida, mas também voz, personalidade e sentimentos neste incrível livro de Terry Jones, integrante do famoso grupo britânico de comédia Monty Python.

Essas fábulas contemporâneas, divertidas e inteligentes, vão encantar leitores de todas as idades ao mostrar que por trás de algumas carinhas peludas ou escamosas se escondem complexos personagens que podem vivenciar as mais curiosas experiências.

Fábulas – Humor

tigre02O tapete de pele de tigre

ROSE, Gerald – Editora Caramelo

Houve certa vez um tigre muito magro que vivia nas profundezas da selva indiana.

Um dia ele viu um dos empregados do Rajá limpando os tapetes do palácio. Um deles era justamente uma pele de tigre.
Foi então que ele teve uma ideia…

Conto

O mistério de minha famíliafamília

MANSO, Anna – Editora Caramelo

A partir de pistas espalhadas por sua casa, trechos de conversas ouvidos de trás da porta e fontes muito especiais, uma garotinha esperta pega sua lupa e começa a investigar um mistério pra lá de intrigante: a relação de parentesco que existe entre ela e seus familiares. Desse modo ela descobre, para sua surpresa, que sua tia é, na verdade, irmã de seu pai, e que os filhos dela são seus primos!

A cada página, enquanto acompanhamos o desenrolar da história, uma aba se abre para esclarecer os elos entre as diferentes pessoas em sua árvore genealógica. Em seu final, o livro traz ainda uma árvore genealógica para que o leitor também possa desvendar os laços que unem os integrantes de sua própria família.

Conto – Identidade – Árvore genealógica

Solange Braga – Bibliotecária

 

 

Assine nossa newsletter