Sugestões de Leitura

frannyOKFranny K. Stein: cientista maluca – o almoço está entre nós

BENTON, Jim  – Editora Fundamento

Não há ninguém como Franny K. Stein, uma superinteligente cientista maluca que adora morcegos, pula corda usando uma cobra e cria uma piranha voadora dentro do quarto. Por causa disso, seus colegas de classe a consideram assustadora e meio doidinha – porém ela está disposta a mudar essa fama!

Depois de muita pesquisa, a garota criou uma poção que a transformou em uma menina como as outras que brinca de boneca e até usa vestido! Mas, quando o horrível Demônio Gigante Monstruoso, um ser feito de restos de comida, lixo e resíduos radioativos, invade a sala de aula e deixa todos em perigo, só quem pode salvar o dia é a Franny…

Se ela voltar a ser genial e esquisita cientista de sempre. Não perca um segundo para descobrir o fim dessa história! Confira!

Mistério – Humor

Primeira palavraprimeira

FREITAS, Tino  – Editora Abacatte

Neste livro, o autor conta a história de uma menina, sem amigos ou família, que não sabia ler as palavras, mas era capaz de se encantar com os livros e, através dos desenhos, imaginar as histórias que a faziam esquecer o mundo e brincar de ser feliz no labirinto estreito da loja de livros usados.

Conto – Leitura – Livros

cartasOKO livro das cartas encantadas: a correspondência secreta das princesas

ÍNDIGO – Editora Brinque-Book

Nesta história, a fada Gwenhyfar leva o leitor a um mundo secreto e repleto de magia. Ela decide revelar algo que guardou por muitos anos – a correspondência secreta trocada entre as princesas Branca de Neve, Cinderela e Bela Adormecida. Mas aqui, as três personagens são bem diferentes das versões mais conhecidas pelo público. Branca de Neve vê-se obrigada a fugir da ira de sua mãe, que não suporta o fato de ela ser a mais bela do reino.

Mesmo assim, a jovem mostra-se confiante com relação ao seu futuro. Bela Adormecida, revoltada, não se conforma com a maldição que recebeu e faz de tudo para evitá-la. Cinderela, depois de ter sido relegada à condição de empregada de sua madrasta, conforma-se com sua situação e nada faz para mudá-la, até que um dia sua fada-madrinha chega. Enclausuradas, a única maneira que têm para se comunicar é enviar cartas umas às outras.

Conto de fadas – Correspondências

A fúria dos reis: as crônicas de gelo e fogo, v. 2furiaOK

MARTIN, George R. R. – Editora Leya

Em ‘A fúria dos Reis’, George R. R. Martins segue a épica aventura nos Sete Reinos, onde muitos perigos e disputas ainda estão por vir. Além dos combates que se estendem por todos os lados, a ameaça agora também chega pelo céu, quando um cometa vermelho como sangue cruza o céu ameaçadoramente. Uma terra onde irmão luta contra irmão e a morte caminha na noite fria, nada é o que parece ser, e inocência é uma palavra que não existe.

Ficção fantástica

ficoOKFico à espera…

CALI, Davide, BLOCH, Serge  – Editora Cosac Naify

Esperar um pedido de desculpas, um bebê, um reencontro, o fim da chuva. Momentos rotineiros como esses preenchem o fio de uma vida. ‘Fico à espera’ narra o caminho trilhado por um homem, da infância à maturidade, com as surpresas, frustrações, alegrias e tristezas, a descoberta do amor, as dores da guerra e da morte. Interligando os acontecimentos, um fio de lã vermelho percorre as páginas, em meio às singelas ilustrações de poucos traços em preto e branco, para ressaltar as fases marcantes da vida do personagem.

O fio se transforma em cordão umbilical, feto, chapéu, cachecol, e até em símbolos abstratos, como a cumplicidade do casal e a raiva em um momento de briga. A capa imita um envelope de carta, remetido aos leitores pelo autor e ilustrador.

Conto – Sentimentos

Da minha terra à terrasebastiãoOK

SALGADO, Sebastião  – Editora Paralela (Cia. das Letras)

As fotos de Sebastião Salgado são famosas no mundo inteiro. Suas imagens em preto e branco de trabalhadores e refugiados já ganharam inúmeros prêmios e são reconhecidas pela profunda dignidade que despertam no interlocutor.

Em 2013, depois de oito anos de reportagens, Salgado expôs pela primeira vez o celebrado Projeto Gênesis, que deu origem ao livro de mesmo nome. Em uma jornada fotográfica por lugares intocados, onde o homem convive em harmonia com a natureza, o fotógrafo pôde declarar seu amor à Terra, em sua grandeza e fragilidade.

Mas apesar das imagens de Sebastião Salgado já terem dado a volta ao mundo, sua história pessoal, as raízes políticas, éticas e existenciais de seu engajamento fotográfico permaneciam ignoradas. Em ‘Da minha terra à Terra’, é seu talento como narrador que surpreende. A autenticidade de um homem que sabe como poucos combinar militância, profissionalismo, talento e generosidade.

Biografia

maxMax, o corajoso

VERE, Ed  – Editora Cia. das Letrinhas

Max é um gato muito corajoso. É por isso que ele odeia quando as pessoas o chamam de ‘gracinha’ ou amarram um laço no pescoço dele – afinal, uma fita cor-de-rosa não cai bem para um gato que não tem medo de nada!

Então, para provar a sua braveza, Max decide virar um grande caçador de ratos. Mas o único detalhe é que, na verdade, ele nunca fez isso, e agora vai ter de descobrir o que é um rato antes de começar a sua caçada…

Conto

A república das abelhasabelhasOK

LACERDA, Rodrigo – Editora Companhia das Letras

Carlos Lacerda foi o político mais controverso de sua época. Para uns, foi salvador da pátria. Para outros, reacionário feroz. Seu pai, seus tios e seu avô tiveram participação igualmente decisiva nos principais lances da política brasileira, da Primeira República ao suicídio de Getúlio Vargas, em 1954.

Por volta de 1870, abolicionista e republicano, Sebastião de Lacerda entrou na vida pública. Entre 1910 e 1940, Maurício, seu filho mais velho, tornara-se um socialista utópico na Primeira República. Seus outros dois filhos, Fernando e Paulo, chegaram a secretários-gerais do Partido Comunista. Entre 1930 e 1960, seu neto, Carlos Lacerda, percorreu todo o espectro político, consolidando-se como o principal adversário de Getúlio e, em seguida, do getulismo.

Ao lado de republicanos, abolicionistas, liberais, socialistas, comunistas, explosivos, admirados, idealistas e destruidores sistemáticos, eles formam a República das abelhas, descrita com brilho por um dos prosadores mais inventivos da literatura brasileira contemporânea.

Romance – Biografia – Carlos Lacerda, 1914-1977

maryMary Poppins

TRAVERS, P. L., FRAGA, Ronaldo (ilustr.)  – Editora Cosac Naify

Uma das histórias mais amadas por crianças e adultos do mundo todo, Mary Poppins ganha uma nova edição, com ilustrações do estilista Ronaldo Fraga, tradução do escritor Joca Reiners Terron e posfácio da professora de literatura inglesa da USP Sandra Vasconcellos.

Depois de desenhadas por Fraga, como verdadeiros croquis de moda, os desenhos foram bordados à mão em tecido e fotografados em estúdio. O leitor vai, finalmente, descobrir a história de Mary Poppins, a babá mágica que chega inesperadamente para cuidar das crianças Banks e lhes abre os olhos para os mistérios e as maravilhas que nos cercam, todos os dias.

Romance

O planeta dos sábios: enciclopédia de filósofos e filosofiassabios

PÉPIN, Charles  – Editora Claro Enigma (Cia. das Letras) HQ

Engraçada e instrutiva, esta enciclopédia abrange três milênios de filosofia dedicados aos pensadores mais importantes do Ocidente e do oriente.

O cartunista Jul e o filósofo Charles Pépin apresentam as teorias que moldaram nossa maneira de pensar (e, logo, existir) ao longo dos séculos, explicando de modo acessível a essência da obra dos autores e escolas selecionados.

São textos breves e pequenas histórias em quadrinhos que flagram os gênios da filosofia em situações mais que hilariantes e formam um cômico roteiro de viagem através da história das ideias.

Biografia filósofos – Filosofia – História em quadrinhos

Solange Braga – Bibliotecária

 

 

 

 

 

 

 

 

Assine nossa newsletter