fbpx

Dicas de Leitura: + novidades chegando na Biblioteca

Como ser babá do vovô

REAGAN, Jean – Editora Cia. das Letrinhas

“Calma, vovô, o papai e a mamãe já vão voltar.”

Cuidar do avô pode ser muito divertido — basta saber como é que se faz. Neste livro, aprendemos tudinho com quem tem experiência no assunto: o neto. Ao narrar uma tarde com o avô enquanto os pais estão fora, ele dá dicas essenciais que incluem:

* como brincar com o vovô;
* coisas para se fazer num passeio;
* lanches que o vovô gosta.

Um livro engraçado e carinhoso, sobre uma relação muito especial

Conto – Relacionamento – Avô

Quem vai desvendar o mistério no jardim de Monet?

BREZINA, Thomas  – Col. Museu da Aventura – Editora Ática

Certa noite, o Museu da Aventura recebe um excêntrico grupo de visitantes. Mas algo não está no programa: uma fantasmagórica mulher de branco surge em meio aos convidados e anuncia que, a cada hora, um deles desaparecerá. Isso acaba acontecendo mesmo! Para descobrir quem está por trás desse mistério e evitar que todos sumam, o leitor precisa ajudar o senhor Tonatelli, dono do museu. Sua missão: desvendar uma série de enigmas que revelam um segredo sobre o famoso pintor Claude Monet.

Para resolvê-los, o leitor terá de viajar no tempo e visitar o pintor nos vários lugares em que ele viveu, além de conhecer algumas de suas obras mais famosas. No meio da aventura, vai acabar descobrindo diferentes fatos e curiosidades, como: Como ele pintava quadros gigantescos ao ar livre, sem o uso de escadas? Por que os quadros de Monet foram motivo de piada no passado? O que fez de Monet um pintor tão inovador?

Conto – Artes – Claude Monet, 1840-1926

Arca de haicais

PONTE, Lena Jesus – Editora Paulinas

Tendo surgido no Japão há séculos, o haicai é o menor poema do mundo, com apenas três versos. Há quem diga já ter visto um haicai escrito num grão de arroz! Além de ser uma das formas mais antigas de poesia, o haicai não tem título nem precisa necessariamente ter rima. Nesta obra, com um ABC dos bichos, a autora constrói haicais ora sobre características físicas dos animais, ora em similaridade poética com as coisas do mundo e dos homens. A autora, com muito talento, domina a arte de fazer haicais como poucos: os textos, além do apurado trabalho métrico, o que lhes confere ritmo e sonoridade, trazem conteúdos de profundidade e reflexão, em uma síntese original e agradável. No final do livro, há um capítulo didático, que ensina a criança leitora sobre os haicais e estimula que escreva seus próprios textos poéticos.

Conto – Poesia – Haicais

Histórias de cantigas

SISTO, Celso – Editora Cortez

Esta obra é quase um livro falado, cantado, brincante. Isso porque estão aqui quinze autores bem conhecidos na literatura infantil e juvenil brasileira, de diversas partes do pais, que se deram as mãos e aceitaram o desafio do escritor Celso Sisto, para criarem, cada um a seu modo, uma história inspirada em sua cantiga de roda preferida.

As cantigas, bem conhecidas, quase saem das páginas do livro, num coro puxado por muitas vozes: deles, os autores, e dos futuros leitores. Para ficar completo, agora só falta você cantar e contar em voz alta. E convidar quem mais quiser para entrar nessa roda de histórias!

Contos – Cantigas infantis

O compositor está morto  – Bilingue (Inglês/Português)

SNICKET, Lemony – Editora Cia. das Letrinhas

Se você já ouviu uma orquestra tocar, sabe que os músicos têm toda a pinta de culpados. Mas, neste desconcertante e misterioso crime, os instrumentos são os maiores suspeitos. Todos têm seus álibis — os Violinos estavam tocando graciosas melodias, os Violoncelos estavam no acompanhamento, as Violas reclamavam da vida, como sempre. No entanto, o Compositor ainda está morto.

Conto – Mistério – Aventura – Acompanha Cd áudio

Não é justo! Um livro para aprender a compartilhar

GRAVES, Sue  –  Editora Moderna

Não é justo! Um livro para aprender a compartilhar apresenta às crianças diferentes emoções e aspectos do comportamento. Elas aprenderão que é possível e necessário lidar com os próprios anseios e que até mesmo os adultos sentem medo de alguma coisa.

Conto – Comportamento

O jardim secreto

BURNETT, Frances H. – Editora Penguin Cia. das Letras

Clássico da literatura inglesa, O jardim secreto conta a história de duas crianças solitárias que decidem restaurar um jardim proibido, cujo mistério remete a um acidente ocorrido anos atrás.

A amizade improvável entre os dois personagens funciona como uma metáfora para a descoberta do mundo e para o autoconhecimento.

Escrito em 1911, o livro já inspirou diversas montagens no teatro e três filmes – entre eles, o longa americano homônimo de 1993, dirigido pela polonesa Agnieszka Holland, vencedor do prêmio Bafta.

Esta edição traz introdução e notas da romancista e crítica literária Alison Lurie e um posfácio de Marise Soares Hansen, mestre em literatura brasileira pela Universidade de São Paulo. Em seu texto, ela traça paralelos do romance com autores importantes de literatura de língua portuguesa, como Eça de Queiroz e Clarice Lispector.

Romance – Literatura inglesa

Criatividade e confiança em matemática: desenvolvendo o senso numérico

ZASLAVSKY,  Claudia  – Editora Artmed

Criatividade e Confiança na Matemática: Desenvolvendo o Senso Numérico” é um recurso ideal para pais e professores que procuram ajudar as crianças a obter autonomia para se arriscarem no mundo da matemática, reconhecendo seus próprios erros e ganhando mais confiança para superá-los.

Mais de 80 jogos e atividades que irão auxiliar crianças entre 8 e 12 anos a desenvolverem o raciocínio intuitivo sobre matemática em vez de apenas memorizarem regras. Jogos em grupo ou individuais ensinam, de maneira divertida, como usar probabilidade, fatoração, multiplicação, divisão, etc.

Enigmas, quebra-cabeças e truques numéricos irão proporcionar uma compreensão prática sobre o funcionamento dos números.

Matemática (EF1) – Método – Jogos

Manual da criança caiçara: Marie Ange Bordas e as crianças  da Barra do Ribeira

BORDAS, Marie A. – Editora Peirópolis

Imagine se um dia um extraterrestre chegasse em sua cidade e você tivesse que explicar para ele a sua vida? Pois então, foi com essa ideia na cabeça que Marie Ange e as crianças da Barra do Ribeira fizeram este livro. Botaram seus “olhos de marciano” e perceberam o quanto as coisas mais simples do seu dia a dia eram especiais. Da pesca na cueca as invenções do artesanato, dos ritmos do fandango as delícias da comida, passando pelos segredos dos bichos e plantas da Mata Atlântica, juntaram neste Manual Caiçara uma infinidade de saberes e fazeres para compartilhar com crianças de todas as galáxias.

Meio ambiente – Ecologia – Preservação – Cultura Caiçara

Horror, humor & quadrinhos:  as vítimas do mico contra o trio do terror

PRIETO, Heloisa – Editora Ática

Os heróis desenhados por Martim, um criativo garoto de 9 anos, existem mesmo ou são fruto da sua imaginação? A verdade é que eles tomam suas dores quando o veem em apuros, humilhado pelo trio de colegas mais populares da escola – Lara, Biel e Gusmão.

 

Martim, munido de lápis e papel, escolhe a expressão artística e a criatividade como armas para enfrentar o Bullying na escola.

Aventura – Companheirismo – Amizade – Bullying

O menino e o fantasma do menino

MARINHO, Jorge Miguel  – Editora Gaivota

João, o menino desta história, não vive sonhando com uma assombração que se chama Juarez. Juarez, o fantasma desta história, não sabe se o menino é de verdade. E ele vive sonhando com um menino que se chama João. Acontece que os dois sonham tanto um com o outro que chega um dia em que eles vão ter de se encontrar. Um precisa do outro, mas esse encontro pode dar muita confusão. O que esta história conta mesmo é que dentro do sonho tudo pode acontecer e, de repente, até uma amizade pode nascer.

Romance – Aventura – Descobertas – Amizade

Adonis

FRANCO, Blandina  – Editora Cia. das Letrinhas

Adonis era um filhote de elefante como qualquer outro: adorava correr por aí, rolar na lama e derrubar algumas árvores pelo caminho. Acontece que, um certo dia, durante um banho de rio, Adonis percebeu uma coisinha nas costas, uma coisinha que ele nunca tinha visto ali — pois é, de repente ele tinha asas! Será que ele tinha virado um passarinho?

Conto

Solange Braga – Bibliotecária

Assine nossa newsletter