Dicas de Leitura: na volta às aulas, todo dia é dia de ler!

Cadê o monstro?

MESSIAS, Adriano, RAMPAZO, Alexandre  – Editora Mundo Mirim

Imagine-se cúmplice de um monstro todo desajeitado, que só quer fazer parte de uma família de humanos…

Nesta obra no formato livro só-imagem, pertencente à Série Primeiras Leituras, Adriano Messias continua a saga da história do livro O monstro debaixo da cama, e por meio da parceria com o ilustrador Alexandre Rampazo, apresenta um “monstrengo” que, mesmo diante de evidências tão claras, consegue passar despercebido pelos personagens desta história.

Para as crianças que ainda não são alfabetizadas, o forte diálogo verbo-visual faz com que os adultos aproximem-se delas, estimulando a imaginação por meio da criatividade e de uma narrativa que pode ser recontada de diferentes maneiras, diversas vezes.

Conto – Sentimentos – Medo

Nas asas do mar –  Coleção Para gostar de Ler Junior

MACHADO, Ana Maria – Editora Ática

Dividida em seis capítulos que organizam temas tidos como importantes na obra de Ana Maria Machado, esta antologia reúne textos que passam por gêneros como: contos, recontos da tradição popular brasileira e mundial, poemas, dentre outros.

Contos – Poesia – Poemas

Alice no país das maravilhas

CARROLL, Lewis – Editora Martin Claret  (Texto integral)

Este livro é uma das mais famosas obras-primas da literatura universal destinada ao público infantil. Alice no País das Maravilhas (1865) são fantasias oníricas e lúdicas sobre a realidade e a linguagem. Explorando a aparente ausência de sentido em sentenças gramaticalmente corretas, Lewis Carrol foi um dos pioneiros na pesquisa de uma nova ciência do discurso, por meio da simbolização. Aparentemente destinada às crianças, na verdade oculta questionamentos de toda espécie, lógicos ou semânticos, problemas psicológicos de identidade e até políticos, tudo sob a capa de aventuras fantásticas. Esta edição apresenta as famosas ilustrações originais, criadas por John Tenniel.

Aventura – Ficção

Meu computador, a Internet… e eu!

COLOMBAIN, Jérome – Editora Escala educacional

Bem-vindo ao mundo virtual! Mas, atenção: a Internet é um mundo tão fabuloso quanto perigoso. Os internautas podem acessar imagens e textos chocantes, conhecer pessoas mal-intencionadas ou fazer operações desastradas sem perceber. De fato, como na “vida real”, é preciso tomar cuidado na Internet.

Esse livro oferece conselhos simples que ajudam a operar melhor o computador, de maneira a usá-lo como instrumento de desenvolvimento, e não de fácil acesso a perigos.

Confira!

Computador – Internet – Orientaçãoes

O patinho feio

BANDEIRA, Pedro – Editora Moderna

Coitado daquele patinho! Tinha nascido grandão, cinzento, desengonçado… Não era nem um pouco parecido com seus irmãos tão lindinhos, todos amarelinhos e fofos. E os outros patos, até mesmo as galinhas e os perus, ficaram caçoando dele, perseguindo o pobrezinho, até que ele acabou sozinho, abandonado e triste como ele só. Mas o que o Patinho Feio não sabia era que, na verdade, ele era… Bom, você vai ter de ler a história pra ficar sabendo quem ele era na verdade.

Conto

Quatro estações de morte

DRUMMOND, Regina, RIOS, Rosana  – Editora Melhoramentos

Os contos de suspense que compõem este livro trazem mortes e enigmas a serem decifrados, além de um desafio ao leitor. Qual a identidade da assassina serial que aterroriza a pequena cidade de São Gabriel?

Será que o namoro perfeito de Carol e Fred vai dar certo? A investigação de um assassinato levará a outras mortes? Como alguém poderia matar um homem durante um passeio teleférico?

As respostas estão nestas quatro histórias assustadoras. Mas, se você não gostar do final, pode mudá-lo! Leia e descubra como.

 

Contos – Aventura – Suspense

O armário de Gabi

KACER,  Kathy  – Editora Callis

O ano é 1942; o lugar, a Europa. E a vida de Gabi, uma garota judia, nunca mais será a mesma. Gabi vive feliz em uma comunidade rural, com pais amorosos e muitos amigos na escola. Porém, de repente, seu mundo vira de ponta-cabeça. Os nazistas invadem seu país, a Tchecoslováquia. Ela e outras crianças judias são atormentadas, antigos amigos a abandonam e ela não tem mais permissão para frequentar a escola. Quando começa a circular um rumor de que meninas judias estão sendo levadas para longe de suas famílias, para um destino desconhecido, o que Gabi pode fazer? Ela poderia fugir ou encontrar um esconderijo… mas onde? Inspirado em fatos reais, O segredo do armário de Gabi é uma ficção histórica dramática, para jovens a partir de oito anos.

Romance – Segunda guerra mundial – Holocausto – Crianças Judias

ABC dos direitos humanos: uma introdução ilustrada à Declaração Universal dos Direitos Humanos

SEABRA, Dulce, MACIEL, Sérgio  – Editora Cortez

A declaração Universal dos Direitos Humanos é um documento muito importante. Nele estão expressos direitos e deveres que fazem de nós, humanos, seres respeitáveis e civilizados, especiais em nossas atitudes e no modo como nos relacionamos uns com os outros.

Conhecer essas regras desde cedo é fundamental para construirmos um mundo cada vez mais justo e feliz, repleto de compreensão e respeito mútuo.

Cidadania – Declaração dos Direitos Humanos para crianças

O mergulho do Rei

DUCCA, Caio – Editora Paulinas

O mergulho do Rei é um texto de conteúdo sábio, logo essencial. Desenvolvido na poética e na boa retórica, Caio Ducca, ao associar elementos da estilística à mensagem proposta na narrativa, compôs um livro singular. A história é sobre um rei muito exigente, de regras rígidas, em que as coisas só eram possíveis se fossem preto no branco ou branco no preto. Afinal, ele era o rei de um tabuleiro de xadrez, que fora presente de Natal do menino. Férias de verão, jogo na praia… bateu a onda e esparramou tudo, levando o rei para o mar. Sem suas torres e seu exército, o rei poderoso agora estava perdido e perdido o seu reino estava. Mas como quem é rei nunca perde a majestade… Majestade e orgulho não lhe faltavam, e agora, interpretando aquele novo espaço, estranho, como se fosse o seu tabuleiro, o Rei teve encontros com vários seres marinhos (o siri, a arraia, o cavalo-marinho e a tartaruga). Em cada encontro, o Rei aprendeu uma mensagem que, no final, o tornou um Rei mais humilde, mais sábio. Um novo Rei com um novo jeito, no mesmo tabuleiro. Um Rei mais feliz.

Conto – Comportamento – Relacionamento – Humildade

Os construtores da paz: caminhos da prevenção da violência

MALDONADO, Maria Tereza – Editora Moderna

Os construtores da paz Caminhos da prevenção da violência Acreditando que é fundamental trabalhar mais intensamente na prevenção da violência por meio da construção da paz, a autora, psicóloga e com vários livros sobre relacionamento familiar e desenvolvimento pessoal, espera aumentar o contingente dos construtores da paz. É esse o objetivo deste livro, que analisa as principais raízes e expressões da violência na família e na sociedade; reflete sobre a transformação dos sentimentos de amor e raiva; apresenta programas bem-sucedidos de prevenção e de construção da paz; mostra caminhos para transformar conflitos destrutivos em acordos construtivos e aborda a transição da cultura da violência para a cultura da paz.

Sociologia – Violência – Paz – Cidadania – Comportamento social

Minha chupeta virou estrela

ALVES, Januária C. – Editora Leya

Pedro tem de escolher entre a chupeta e o dente. Uma história sobre as primeiras grandes decisões da vida. Pedro amava sua chupeta verde, mas teve de abrir mão dela para não perder seu dente. Uma escolha difícil e desafiadora para um menino pequeno, mas a fantasia e a imaginação ajudaram Pedro a perceber que, se um prazer se vai, há outros para colocar em seu lugar as crianças entre 3 e 5 anos estão entrando e se adaptando à escola, e a chupeta é um objeto transicional importante. Assim, é fundamental que o desapego a ela aconteça de maneira cuidadosa e delicada. Este livro propõe a pais e professores maneiras criativas de auxiliar a criança a fazer essa passagem.

Conto – Comportamento

Malasaventuras: safadezas do Malasartes

Bandeira, Pedro – Editora Moderna

Pedro Malasartes, famoso personagem do folclore de tantos países, aparece nesse livro em suas aventuras narradas em verso. O autor, Pedro Bandeira, narra seis aventuras de Pedro Malasartes, nas quais o personagem se encarrega de vingar, com astúcia e esperteza, os pobres e humilhados pela arrogância dos poderosos.

São aventuras hilariantes bem ao gosto popular, em que as ‘vítimas’ de Malasartes caem em armadilhas engraçadíssimas!

Contos – Contos populares – Humor

Quando meu irmãozinho nasceu

CARRASCO, Walcyr – Editora Moderna

Ciúme, despeito, medo de perder os pais, medo de serem relegados a um papel inferior são alguns dos sentimentos que atingem as crianças quando ficam sabendo que vão ter um irmãozinho. Se este irmão, ainda por cima, chegar para um filho único, o drama é maior.

Este livro vai comover, alegrar e lançar luz num dos problemas mais doídos que um ser humano sofre: o sentimento de rejeição de seus próprios pais. Tenha a idade que você tiver, leia, recomende e aproveite esta pequena obra-prima.

Relacionamento – Ciúmes – Irmãos

Solange Braga
Bibliotecária

Assine nossa newsletter