fbpx

Dicas de Leitura: Nas férias ter um bom livro como companhia é uma ótima pedida!

Quem poderia ser a uma hora dessas?

SNICKET, Lemony  – Editora Seguinte (Cia. das Letras)

Em uma cidade decadente, onde se criam polvos para a produção de tinta, onde há uma floresta de algas marinhas e onde um dia funcionou uma redação de jornal em um farol, um jovem Lemony Snicket começa o seu aprendizado em uma organização misteriosa. Ele vai atender seu primeiro cliente e tentar solucionar o seu primeiro crime, aos comandos de uma tutora que chama carro de “esportivo” e assina bilhetes secretos. Lá, ele vai cair na árvore errada, vai entrar no portão errado, destruir a biblioteca errada, e encontrar as respostas erradas para as perguntas erradas – que nunca deveriam ter passado pela cabeça dele.

Ele escreveu um relato sobre tudo o que se passou, que não deveria ser publicado, em quatro volumes que não deveriam ser lidos. Este é o primeiro deles.

Conto – Ficção – Aventura

História engatada

ORTHOF, Sylvia – Editora Salamandra

Em uma história engatada, o que será que vai ter? Na certa, muitos gatinhos e miados a valer, mas, quando a autora é Sylvia Orthof, tudo pode acontecer!

Conto – Gatos – Letra bastão

Coração de bicho: fábulas moderna

LOPES, Angélica – Editora Escrita fina

Com humor sutil e criatividade poderosa, a escritora e roteirista Angélica Lopes apresenta dez fábulas que se desenrolam como uma sitcom do mundo animal. Malandros, vaidosos, enamorados ou solitários, os bichos deste livro mostram o outro lado da vida. Como é, afinal, o cotidiano visto de dentro do aquário?

Qual o impacto no mundo dos ácaros da chegada de mais um brinquedo de pelúcia? Como é a expectativa do mosquito nos instantes anteriores à picada? Será que um coelhinho, do alto de sua irresistível felpudez, pode virar um assassino em potencial?

Fábulas – Animais

Olhos de fogo

GOMES, Helena, BRIENZA, Kathia – Editora Escrita fina

Um livro infantojuvenil bastante interessante. Uma mistura de história de época com a famosa literatura fantástica, um livro para encantar os leitores trazendo muito mistério e aventura em um contexto histórico, em um cenário que se passa no século XVII onde pessoas eram mortas pelo simples fato de serem índios, um momento marcado pela conquista de territórios. Este é o cenário de “Olhos de Fogo”.

Pim e seu pai, na busca por um lugar onde haja segurança, acabam indo parar em Tejucupapo, onde vivem luso-brasileiros e alguns potiguares, entre eles Jussara, uma adolescente que no decorrer da história terá um papel muito importante na vida de Pim.

Pim, não é um garoto comum, ele tem sonhos estranhos que lhe revelam que mortes que irão ocorrer. Em Tejucupapo, isso não é diferente. Pim começa a ter sonhos que lhe avisam sobre futuras mortes a ocorrer naquele vilarejo e seus sonhos começam a se tornar reais.

Mortes estranhas começam a assolar Tejucupapo.

Um ser mitológico das antigas lendas daquele povo começa a ser responsabilizado pelas mortes, mas algo está muito errado e aquele que descobre a verdade acaba morto. Jussara e Pim tentarão descobrir o que de fato está acontecendo. Afinal, quem é o assassino cruel e inescrupuloso que além de matar suas vítimas insiste em lhes queimar os olhos? Porque ele está matando?

Um livro com uma trama envolvente e bem escrita, trazendo um grande mistério cuja sua resolução é encontrada onde menos se espera.

Romance – Aventura – História do Brasil

Cósmico

BOYCE, Frank Cottrell – Editora Seguinte (Cia. das Letras)

Liam sempre sentiu como se estivesse dividido entre dois mundos. Principalmente porque ele é um garoto de doze anos que parece ter mais ou menos trinta. Às vezes isso não é tão ruim, como quando o diretor da escola nova acha que ele é um professor ou quando ele consegue convencer um vendedor a deixá-lo fazer um test drive num Porsche sem apresentar a carteira de motorista. Mas na maior parte do tempo é muito frustrante ser uma criança presa num mundo adulto. Ele não pode cometer nenhum erro, ou todo mundo diz: “Um rapaz do seu tamanho deveria saber das coisas”.

Então Liam decide agitar um pouco a situação e participar do concurso que vai eleger o melhor pai de todos os tempos – concorrendo como pai, claro. O prêmio é o direito de estar no primeiro foguete que vai levar pessoas comuns para o espaço, em um voo especial para um grupo de crianças e um adulto responsável – no caso, Liam. Não demora muito para que ele e seus novos amigos fiquem presos entre dois mundos novamente – só que dessa vez a 380 mil quilômetros de casa.

Aventura – Ficção

As formas

GUTMAN, Anne – Editora Cosac&Naify

A dupla de cachorrinhos Gaspar e Lisa, sucesso na TV brasileira, chega agora às prateleiras mais baixas das livrarias, ao alcance das crianças menores. Em quatro livros cartonados, a nova coleção As Descobertas de Gaspar e Lisa apresenta, em cada volume, uma situação diferente de aprendizado próprio da primeira infância: As cores, Os opostos, As formas e Os números.

Os autores convidam os pequenos a novas descobertas, de forma divertida e inteligente, sem subestimá-los. Além de se juntar à outra série da dupla, As Catástrofes de Gaspar e Lisa (já com oito títulos), esta coleção dá sequência ao projeto da editora de publicar uma biblioteca básica para bebês, incentivando a leitura desde os primeiros anos de vida.

Formas geométricas

Rua do berro: garra do lobisomem

DONBAVAND, Tommy – Editora Salamandra

A Rua do Berro é cheia de surpresas… Falta só uma relíquia para Luke abrir a passagem de volta para o seu próprio mundo e finalmente levar seus pais para longe dos terrores da Rua do Berro.

Desde que descobriu que possui o estranho “poder” de se transformar em lobisomem, Luke e seus pais foram obrigados a se mudar para a Rua do Berro. Lá, eles têm de conviver com estranhas criaturas. Luke encontrou uma maneira de abrir uma passagem para seu mundo: juntar seis relíquias.
Só que agora, quando está faltando apenas uma, ele e seus amigos Ressus e Cleo descobriram um grande segredo e perceberam que a relíquia final terá um alto custo.

Aventura – Mistério

O mundinho sem bullying

BELLINGHAUSEN, Ingrid – Editora DCL

Você sabe o que é bullying?

Sabe quando um amiguinho empurra o outro ou magoa a gente colocando apelidos e fazendo brincadeiras que não gostamos? A isso chamamos de bullying. E, é claro, isso não é nada legal! Então, as crianças de um planeta chamado Mundinho resolveram se reunir e mudar essa história!

Vamos ver o que aconteceu?

Conto – Bullying

A hora do desconto: fábulas recontadas em versos e comentadas

Em “A hora do desconto”, o leitor vai encontrar doze bons motivos para se divertir com as fábulas recontadas em versos encharcados do humor irreverente que é a marca, não de uma lágrima, mas de muito riso, de Pedro Bandeira. Das doze, cinco são de Esopo. “A corrente de amor”, de Júlio Diniz; “A roupa nova do rei”, de Hans Christian Andersen; “Os três desejos”, dos irmãos Grimm; “O rei e os sapateiros”, de Bulhão Pato; “A casinha pequenina”, parábola do Talmud; e “A árvore demorada”, de autor desconhecido.

Se pelas suas contas ainda falta uma fábulas, atento leitor, você está certo: trata-se de uma criada pelo próprio Pedro Bandeira, que não ia deixar de pôr sua colher nesse caldeirão milenar de fábulas.

Fábulas

O grande livro das tias

ZIRALDO  – Editora Melhoramentos

Este livro é uma declaração de amor às tias, essa bela instituição que, por sua simples existência, abre para nós, seus sobrinhos, a possibilidade de sermos mais felizes. Quando Ziraldo diz que “a tia é o melhor amigo do Homem”, está falando, é claro, da criança que vive dentro de cada ser humano, seja menino, seja menina.

Conto

 

Só sei que nada sei

PERES, Neuza Lozano – Editora Noovha América

Por que a laranja se chama laranja e o limão não se chama verde? Você já reparou quantas coisas existem para a gente saber? Coisas grandes e coisas pequenas! São perguntas que invadem a nossa cabeça e deitam com a gente na nossa cama. Umas são simples, bem fáceis de responder. Outras são tão complexas que vai levar a vida toda para saber as respostas. O importante é entender que quanto mais a gente aprende, mais vai descobrindo que ainda não sabe tudo.

Conto – Curiosidades

O código do imperador, v. 8 – Coleção The 39 Clues

KORMAN, Gordon – Editora Ática

Amy e Dan não tinham dúvida de que formavam o único grupo com boas intenções para as 39 pistas. Mas a descoberta na África mudou tudo o que sabiam sobre os pais e sobre si mesmos. Incertezas tomam conta dos irmãos e, no centro de Pequim, eles acabam se separando. Com Dan perdido no país mais populoso do mundo, Amy terá de decidir se procura a próxima pista ou o irmão. Nos diferentes caminhos que percorrem, eles descobrem dicas deixadas por Pu Yi, o último imperador da China. Mas a viagem pela Ásia vai ainda revelar a eles o significado das 39 pistas e a importância de que esse segredo não caia nas mãos erradas.

Aventura

Solange Braga – Bibliotecária

 

 

 

 

Assine nossa newsletter