fbpx

Mais novidades chegando na Biblioteca…

O lobo e os sete cabritinhos

Clássicos Ilustrados– Editora Girassol

Os contos clássicos mais contados no mundo todo estão disponíveis nesta linda coleção. Os detalhes dourados na capa, as ilustrações em tamanho grande e o texto em letras legíveis despertam o gosto pela leitura, especialmente nas crianças que estão aprendendo a ler.

 

Pinóquio

Os três porquinhos

Chapeuzinho vermelho

Cinderela

Peter Pan

Branca de neve

 

 

Vale dos dragões, v. 1

DRAKE, Salamandra  – Editora Galera Record

O sonho de Clara sempre foi voar com Céu, um dragão selvagem encontrado ainda bebê pelos cavaleiros do seu pai, dono do haras Vale dos Dragões. Mas Clara não tem permissão para voar com seu amigo e, para piorar, está prestes a perdê-lo para a perversa filha do Grão-Lorde.

Aventura

Como quebrar a maldição de um Dragão: por Soluço Spantosicus Strondus III

COWELL, Cressida  – Editora Intrínseca

Neste volume, Soluço tem de encontrar o antídoto para a picada da Vorpente Venenosa e ainda por cima derrotar o assustador Garra da Destruição e vencer o perigoso machado de Noberto para mais uma vez ser o herói da história.

Sobre a autora: Cressida Cowell foi criada entre Londres e uma ilha pequena e pouco habitada a oeste da Escócia. Sempre teve a certeza de que ali viviam dragões, e por conta disso ficou encantada com a oportunidade de traduzir as memórias do maior Herói Viking de todos os tempos. Cressida adoraria ter um dragão de estimação.

Aventura

O caranguejo atrapalhado

GALLOWAY, Ruth – Editora Ciranda Cultural

Pinça odeia suas enormes garras atrapalhadas. Elas não servem para nada são ficam no meio do caminho. Ele gostaria muito de ter tentáculos como o polvo e a água-viva ou barbatanas como a tartaruga marinha e o peixe. Mas, um dia, quando brincava com seus amigos, Pinça descobriu que suas garras poderiam ter muita utilidade.

Conto

Coleção Saiba tudo sobreEditora Girassol

O mundo dos animais é simplesmente incrível e há muito o que conhecer sobre eles. Mergulhe nesta coleção e aprenda tudo sobre abelhas, baleias, formigas. Você vai virar um verdadeiro expert!

Ciências

Abelhas

Baleias

Formigas

Jasper Jones

CRAIG, Silvey  –  Editora Intrínseca

Numa noite quente de verão, no final de 1965, Charlie Bucktin é acordado por batidas insistentes na janela de seu quarto. O visitante é Jasper Jones, um pária na pequena cidade de Corrigan. Rebelde e solitário, Jasper encarna a imagem do perigo e do mistério para Charlie. Quando Jasper implora sua ajuda, Charlie o acompanha furtivamente pela noite, apavorado mas desesperado para impressionar. Jasper conduz Charlie até uma clareira secreta no mato, e é ali que o garoto testemunha a terrível descoberta de Jasper. Carregando o pesado fardo daquele segredo, Charlie precisa enfrentar uma cidade desconfiada, dominada pelo pavor. No escaldante verão em que tudo acontece, ele discute com sua impetuosa mãe, apaixona-se nervosamente e luta para manter a integridade de seu fervoroso melhor amigo, Jeffrey Lu.

Romance/Aventura

Saci   (Coleção Brincando de folclore – Turma da Mônica)

SOUSA, Mauricio  – Editora Girassol

Era uma vez um saci… Um só? Não! Vários! Negrinhos, baixinhos e carecas, com dentes muito brancos e um gorro vermelho na cabeça. Ninguém sabe quantos sacis existem, mas o povo conta que todos eles nasceram no meio da mata, pulando numa perna só em uma noite de tempestade, após sete anos de “gestação” dentro de gomos de bambu.

Folclore brasileiro

Curupira   (Coleção Brincando de folclore – Turma da Mônica)

SOUSA, Mauricio  – Editora Girassol

O curupira tem cabelos vermelhos, dentes verdinhos, pés virados para trás e a altura de um menino de 7 anos. Muito forte e engraçado, ele é um dos maiores defensores da natureza e dos animais. Nem pense em persegui-lo! Ninguém consegue alcançá-lo. Ele pode correr tão rápido que a nossa visão nem consegue acompanhar.

Folclore brasileiro

Boto Rosa   (Coleção Brincando de folclore – Turma da Mônica)

SOUSA, Mauricio  – Editora Girassol

Certa vez, um grupo de turistas que passeava pelo amazonas quis conhecer a lenda do boto rosa. Um rapaz elegante e bonito, que também estava por ali e conhecia a lenda, explicou:

— O boto rosa é um animal que vive aqui nos rios da Amazônia. É muito brincalhão e atrai mulheres e crianças para os rios. Segundo a lenda, ele protege as pessoas quando há risco de afogamento — contou o rapaz.

Folclore brasileiro

Iara (Coleção Brincando de folclore – Turma da Mônica)

SOUSA, Mauricio  – Editora Girassol

A sereia Iara é a protetora dos rios e da pesca. Também conhecida como “mãe das águas”, ela é temida pelos homens que navegam nos rios, pescam e caçam no norte do país. Diz a lenda que iara, antes de se transformar em sereia, era uma bela índia, que viveu durante anos em uma tribo daquela região.

Certo dia, Iara foi colher milho em uma nova plantação. Enquanto caminhava pela trilha, ficava cada vez mais maravilhada com a natureza.

Folclore brasileiro

Boitatá (Coleção Brincando de folclore – Turma da Mônica)

SOUSA, Mauricio  – Editora Girassol

Muitos anos atrás, o céu de uma grande floresta escureceu de repente e começou uma terrível tempestade que ameaçou as espécies e inundou tudo. Animais e índios buscaram um lugar seguro para se protegerem. Boitatá, uma cobra esperta, escondeu-se em um buraco no alto de uma montanha e lá ficou, dormindo. Dias depois, ao despertar, percebeu que o céu já estava claro. Mas, por ter ficado tanto tempo no escuro, boitatá não conseguia mais enxergar na claridade. Então, arregalou os olhos.

Folclore brasileiro

Lobisomem (Coleção Brincando de folclore – Turma da Mônica)

SOUSA, Mauricio  – Editora Girassol

Um casal com sete filhas vivia numa cidadezinha. Então, nasceu um menino, e foi só alegria! Perto do 13º aniversário dele, uma das irmãs lhe contou uma história:

— Você já ouviu falar do lobisomem? Em uma família, quando o oitavo filho nasce homem e antes dele há sete mulheres, o menino se transforma em lobisomem ao completar 13 anos. Mas existe um lado bom: ele não morre nunca, não envelhece e nem fica doente. Só a sua aparência é assustadora… e ele ataca as pessoas quando se sente ameaçado.

Folclore brasileiro

Oceanos  (Coleção Eu Amo)

REGAN, Lisa – Editora Ciranda Cultural

Os jovens leitores vão adorar esta série de livros sobre curiosidades da vida dos animais. Com um texto simples, bem detalhado e com muitas imagens, esta série é ideal para ler e compartilhar com seus filhos.

 

Oceanos

Tubarões

Baleias e Golfinhos

Aranhas

Insetos

Animais da Fazenda

Folclore brasileiro(coleção Almanaque do sítio)

GIANELLA JUNIOR,  Fúlvio – Editora Globo

No novo livro da ‘Coleção Almanaque Sítio do Picapau Amarelo’, os personagens de Monteiro Lobato falam com linguagem leve e divertida sobre as lendas, danças, festas, músicas, comidas e outras manifestações culturais que formam o folclore brasileiro! O almanaque traz ainda fotos e muitas ilustrações e ensina a fazer brinquedos relacionados ao tema com material reciclável. Há também um glossário chamado de De A a Z, que explica as palavras e expressões usadas no livro.

 

Dica cultural

Aproveitando o mês do Folclore uma ótima opção é conhecer a exposição “Lendas do Brasil” do artista plástico Edu Cardoso que recria mitos e personagens do folclore brasileiro e está expondo na Fibra Galeria, acesse o site: Lendas do Brasil

Solange Braga
Bibliotecária

Assine nossa newsletter