fbpx

Dicas de Leitura

Criando Craca

DIAS, Christina Dias, TERRA, Ana – Editora Jujuba

Sabe quando ficamos muito na frente da TV ou do computador e não escutamos o barulho do vento e nem caçamos mais piratas no jardim? É nessa hora que a craca chega e não deixa a gente sair do lugar.

Uma delicada e poética história que discute a relação entre a tecnologia e a vida.

Conto – Relações humanas – Tecnologia

Muito longe de casa

WALSH, Alice – Editora Melhoramentos

Rábia é uma garota afegã prestes a mudar de vida. Seu pai foi preso, e a família não sabe se ele está vivo ou morto. Seu irmão mais velho foi morto num atentado, e seu irmão mais novo, que presenciou tudo, está mudo desde então. Seu outro irmão está no exército no Irã. Sua mãe, que antes era uma pessoa feliz e disposta, agora está cheia de dores e problemas de saúde e não esconde mais de ninguém suas lágrimas.

A própria Rábia, vítima dos conflitos por ter perdido a perna ao pisar numa mina, se vê como a única que pode dar forças ao que restou da família para fazer a única coisa que parece possível: fugir. Deixando o país que amam para trás, deixam também as lembranças, a identidade e a noção de família.

Depois de cruzarem a fronteira, a mãe, Rábia e o irmão conseguem se alojar numa casa, onde trabalham ajudando uma família. Mas isso é apenas temporário, pois eles logo veem que a verdadeira solução seria ir para os Estados Unidos. A família toma um avião para lá e, na escala em Londres, Rábia conhece Colin, um garoto americano que está voltando de uma visita à avó.

Os jovens têm a mesma idade, mas pertencem a mundos totalmente diferentes. Eles não sabem, mas nesse dia, 11 de setembro de 2001, suas vidas vão se cruzar num momento crucial da história humana.

Romance – Refugiados – Guerra – 11 de Setembro

Coleção Valores Sociomorais: reflexões para a educação

TOGNETTA,  Luciene Regina Paulino, MENIN, Maria Suzana de Stefano  –  Editora Adonis

O que são valores? Onde e quando ocorrem? Todos possuem valores? De onde eles vêm? Foi com base nessas questões que elaboramos este primeiro livro da coleção sobre valores sociomorais. Ele é uma introdução ao tema na qual, além de conceituarmos de modo amplo o que são valores morais e o exemplificarmos com situações cotidianas, descrevemos uma grande pesquisa que fizemos com cerca de dez mil participantes entre estudantes do Ensino Fundamental e Médio e professores de educação básica.

O objetivo foi saber se e como esses indivíduos e seus grupos aderem aos valores de respeito, solidariedade, justiça e convivência democrática. Vimos que as pessoas podem ter modos diferentes de aderir aos valores: elas podem ser “egocêntricas”, focando apenas seus pontos de vista; podem ser “sociocêntricas”, focando os outros na medida em que papéis, valores e regras da sociedade os obrigam; ou podem estar acima dessas convenções e limites e considerar todos os outros possíveis em seu mundo presente e futuro.

Descrevemos como esses modos de adesão aos valores se modificam conforme os valores que estudamos, certas características dos participantes da pesquisa e a qualidade de suas relações na escola. Trazendo essa discussão para a vida escolar, refletimos sobre a influência dos valores e de seus modos de adesão na construção da autoestima de alunos e de maneiras como professores os tratam. Vimos, também, que situações conflituosas na escola podem refletir incompatibilidades de valores.

A caixa é composta pelos livros:

1 – Valores sociomorais

2 – Quando ajudar é preciso! – O valor da solidariedade

3 – Uma balança para as virtudes: o valor da justiça

4 – Respeito é bom e eu gosto! – O valor do respeito

5 – Da escola para a vida em sociedade: o valor da convivência democrática

Educação Moral – Ética – Valores – Caráter – Justiça (Filosofia)

Alfabeto escalafobético: um abecedário poético

FRAGATA, Cláudio, MATSUSHITA, Raquel – Editora Jujuba

Para escrever qualquer palavra precisamos das letras, uma depois da outra, grudadas ou separadas, mas sempre presentes. Elas formam palavras engraçadas, como pirilampo e até mesmo escalafobético. Por isso, nada, nada melhor do que apresentá-las com poemas que divertem e nos trazem novos vocábulos.

Alfabeto – Alfabetização – Poemas – Poesia

Odisseia     em quadrinhos

HOMERO – Editora Peirópolis

Com cerca de 2.700 anos, a Odisseia continua sedutora, vigorosa e surpreendente. Nesta tradução para os quadrinhos, o texto grego, que está na origem da literatura, se apresenta ainda mais tenaz, oferecendo ideias, imagens, versos, personagens, mecanismos e estratagemas inventivos que reúnem, em uma grande ciranda, o contexto grego de partida e os muitos outros a que a narrativa chegou.

Poesia Grega

Mais jogos e atividades matemáticas do mundo inteiro

ZASLAVSKY, Claudia – Editora Artmed

Os jogos abrangem o mundo inteiro e muitos deles têm sido jogados há séculos, como o Achi, de Gana, e o jogo proibido de Jirig, da Mongólia. São utilizados a geometria para desenhar tabuleiros para os jogos e o pensamento lógico para planejar estratégias para jogos de tabuleiro imaginativos, como Cordeiros e tigres, da Índia, e o Jogo do cabrito, do Sudão.

Matemática – Jogos matemáticos – Jogos de tabuleiro – Medidas – Padrões repetitivos

O jabuti, a baleia e a anta

BARBIERI, Stela, VILELA, Fernando – Editora Jujuba

Quem é mais forte: o jabuti, a baleia ou a anta? Numa disputa, o jabuti coloca a esperteza acima da força física e dá uma lição nos dois grandões. Mas esperteza demais leva o jabuti a um final surpreendente.

Acompanhado pelas ilustrações de Vilela, Stela Barbieri oferece um texto com forte conexão com a oralidade.

Conto – Fábula

 

Assine nossa newsletter