As férias estão terminando, mas ainda há tempo para aproveitá-las.

A dica desta vez vai para a 20ª edição do Festival de férias do Teatro da Folha.

Para agitar as férias da garotada, o Teatro Folha reuniu sete espetáculos e faz sessões todos os dias da semana até 31.01, ainda dá tempo para aproveitar, confira...

Abaixo, algumas indicações de leitura, escolha o seu e divirta-se:

livro02Pra que serve um livro?

LEGEAY, Chloé – Editora Pulo do gato

Para que serve um livro? de Chloé Legeay, é um livro de singular simplicidade e profundidade que, com pouco texto e ilustrações muito próximas ao real e ao imaginário das crianças, consegue demonstrar como um livro é capaz de contribuir na formação do mundo interior de todos os leitores.

Com delicadeza e humor, a autora convida o leitor a mergulhar nos detalhes de cada ilustração e fazer inúmeras descobertas.Para que serve um livro? é um delicioso tributo aos livros e à importância da leitura.

Conto

Histórias pra boi pensar: 3 lendas africanas em cordelhistoriasppensar

HOLANDA, Arlene – Editora Giramundo

A primeira lenda, “As cabaças mágicas”, apresenta uma história do povo chaga, que vive atualmente na região de Angola. Changa é uma velha viúva que recebe dos espíritos da floresta a mais preciosa dádiva que alguém poderia receber: filhos.

Inspirado em um conto de tradição oral dos nupês, que habitam atualmente a Nigéria, a segunda lenda (“O julgamento de Gahiji”) narra a incrível história de um caçador de bom coração que espera justiça em seu julgamento, organizado por um grupo de crocodilos.

Por fim, na terceira lenda (“A colheita de Kolapo”), originária do grande grupo étnico dos Iorubás, na África Ocidental, um jovem sofre as consequências de seu eterno orgulho e prepotência.

Conto africano – Literatura de cordel

azziUm outro país para AZZI

GARLAND, Sarah – Editora Pulo do Gato

Azzi e seus pais correm perigo. Eles precisam fugir às pressas, deixando para trás sua casa, seus parentes, seus amigos, suas profissões e sua cultura. Ao embarcarem rumo a um país desconhecido levam, além da pouca bagagem, a esperança de uma vida mais segura.

Baseada na experiência de trabalho entre famílias de refugiados, a autora e ilustradora Sarah Garland conta, com ternura e profundidade, a história comovente de uma família que é obrigada a viver um difícil deslocamento enquanto seu país é devastado pela guerra. Azzi terá de enfrentar a saudade que sente da avó e muitos desafios: aprender outra língua, acompanhar o desalento dos pais, adaptar-se à nova casa e cidade, frequentar a nova escola e fazer novas amizades.

Um outro país para Azzi, um livro ilustrado na forma de quadrinhos, introduz aos pequenos leitores, com sensibilidade e veracidade, o que é ser uma criança refugiada. Simbolicamente, Azzi — e o leitor também — vai se dando conta de que, apesar do sofrimento, é possível adaptar-se à nova terra, como o pé de feijão que ela planta e vê crescer.

Um outro país para Azzi recebeu a aprovação da Anistia Internacional.

Aventura – Guerra – Refugiados – HQ

Frritt-Flaccfritt

VERNE, Júlio – Editora Pulo do Gato

Neste conto de Júlio Verne, inédito no Brasil, a atmosfera fantástica e misteriosa de uma cidade espremida entre o mar e o vulcão serve de pano de fundo para que o leitor acompanhe a história do avarento doutor Trifulgas.

Em um texto narrado com maestria e estilo, a fúria da natureza é representada pelas onomatopeias do vento e da chuva (Frritt e Flacc) e se mescla aos acontecimentos do enredo de forma surpreendente.

As ilustrações dão um toque de fábula ao texto, que trata de temas universais como o medo da morte, a ganância, a solidariedade e a solidão.

Conto – Fábula

sabiáSabiá e a girafa

CUNHA, Léo – Editora FTD

O sabiá não consegue voar muito alto e a girafa não pode cantar. Como é possível conviver com essas limitações? Nesta história, narrada em prosa poética, aprendemos com o sabiá e a girafa o valor da amizade.

Conto

 

 

O poeta e o cavaleito

poetacavaleito

BANDEIRA, Pedro – Editora Moderna

Findomundo era uma cidadezinha simples e pacata como ela só, até que um estrondo ensurdecedor de cima de um morro assustou todo mundo! O que seria aquilo? No meio da confusão, surgiu um tremendo cavaleiro de armadura e cara feia, armado com lança e espada.

Para aumentar ainda mais o susto da população, informou que o estrondo tinha sido causado por um terrível dragão de sete cabeças, que se aproximava cuspindo fogo para destruir tudo! Que medo! Mas o cavaleiro declarou-se um herói que dedicava a vida a combater dragões. Com isso, apavorados, todos imploraram que o cavaleiro não fosse embora, que ali ficasse para defendê-los da ameaça.

Vai daí que o tal cavaleiro exigiu tanta coisa que… bom, se você quiser rir a valer, é só mergulhar nessa aventura!

Aventura

solO sol e as rãs: vinte fábulas de ESOPO

REA, Simone – Editora Pulo do gato

Este livro reúne vinte pequenas fábulas criadas pelo mais famoso escritor de histórias de animais, o grego Esopo. Simples e engraçadas, sábias e filosóficas, as fábulas selecionadas ganharam força e frescor com as ilustrações do artista italiano Simone Rea.

Um livro que provoca reflexões, diverte e encanta leitores de todas as idades.

Fábulas

 

Que cara é essa?

nicola

SMEE, Nicola – Editora Caramelo

O pequeno leitor poderá adorar imitar todas as expressões apresentadas nesta obra. Poderá virar a última página para se ver no espelho surpresa!

Conto divertido

 

 

 

 

Solange Braga – Bibliotecária

 

 

 

 

 

 

Assine nossa newsletter