fbpx

Dicas de Leitura e Passeios

Cantinho dos livrosprojlei

O projeto Espaço de Leitura, no Parque da Água Branca, oferece narração de histórias e brincadeiras.

Na década de 90, araras e macacos eram as grandes atrações do Parque da Água Branca. Depois que o Ibama desativou os viveiros, eles foram reformados e se transformaram nos quiosques que abrigam o projeto Espaço de Leitura. Desde 2010, títulos como A arca de Noé, de Vinícius de Moraes, ficam disponíveis nas antigas gaiolas. Em seis delas foi distribuído o acervo de 2 000 volumes, divididos por temas: periódicos e quadrinhos, livros de artes, para bebês e literatura infantil, nacional e internacional. A sétima virou uma área expositiva, que atualmente apresenta uma mostra sobre a história da escrita.

Aos sábados e domingos, há eventos bacanas por ali. Pela manhã às 11h, a atividade maiúsculos&MINUSCÚLOS promove jogos e desafios que incentivam a leitura. Como o telefone sem fio, por exemplo, a garotada se comunica por meio de desenhos. Á tarde, o programa é variado.

No sábado (8) e no domingo (9) às 15h, é a vez de narração de histórias com música com José Eduardo Rennó, Helena Ritto e Cristiano Gouveia – os dois útimos são integrantes do programa Quintal da Cultura, da TV Cultura. Eles trazem contos conhecidos como uma versão para as aventuras de Cinderela.

Recomendado a partir de 4 anos.projetoleitura

Parque da Água Branca

Avenida Francisco Matarazzo, 455 – Água Branca

11 3865.4130 – Terça, 10h às 17h – Quarta a Domingo das 9h às 18h.

Grátis

Fonte: Revista Veja São Paulo, pag. 68, 05/02/2014.

 

 

E agora as dicas de Leitura:

teresaMundos de Teresa, Os

ROMAGNOLI, Marcelo – Editora Cia. das Letrinhas

Aniversário muda tudo. Muda a idade e muda a gente. Teresa fez seis anos e mudou. Antes, só vivia. Agora, acha que tem uma missão: descobrir o mundo. E, para isso, ela vai se transformar em coisas diferentes, e vai experimentar como é viver assim por um dia inteiro. Primeiro ela quer ser menino, depois cachorro, planta, pedra… Tudo isso para ter certeza de que, no final das contas, ser criança é a melhor coisa que existe

Conto – Criança

A máquina de históriasmáquina

MCLAUGHLIN, Tom – Editora Cia. das Letrinhas

Hélio encontrou uma máquina.Ela não faz “bip” nem “plim”; não tem botão de “liga/desliga”; nem acende nenhuma luz. A tal da máquina só escreve letras – e Hélio ainda está aprendendo a juntá-las.

Mas o que poderia ser uma decepção, se transforma em uma grande descoberta, pois Hélio percebe que as letras podem virar imagens e as imagens, histórias – de reis e rainhas, fantasmas e vampiros, fadas e duendes…

Hélio tinha achado uma verdadeira máquina de contar histórias!

Conto

conchaO livro dentro da concha

FILHO, Ricardo – Editora Globo

Pedrinho era filho e irmão de pescadores, desses que saem para enfrentar os perigos do oceano logo pela manhã, e que levam uma vida simples em meio à natureza.

Desde pequeno, ele tinha admiração pelo trabalho de seus parentes – que esperava poder fazer um dia – ao mesmo tempo em que nutria uma verdadeira paixão pelos livros, que emprestava da pequena biblioteca local.

Romance

Frabriqueta de ideiasideias

CANTON, Katia  – Editora Companhia das Letras

Este livro-almanaque perfeito, tanto para as crianças quanto para os pais e professores reúne os artigos que Katia Canton publicou semanalmente no caderno Estadinho, do jornal O Estado de S. Paulo, durante mais de dois anos.

Dividido nas seções Fazendo arte, Fabriqueta Cultural, Fabriqueta Era Uma Vez e Soltando o Verbo, traz sugestões de atividades simples e superdivertidas, que vêm acompanhadas de reflexões sobre o mundo das artes plásticas e de seus célebres criadores, a ecologia e o meio ambiente, as tantas culturas existentes, a nossa amada língua e a literatura.

Mas, acima de tudo, as propostas desta pequena grande fábrica de ideias nos fazem pensar sobre a vida que levamos e os vários modos possíveis de existir nesse mundão.

Artes

vendedorO vendedor de histórias

GAARDER, Jostein – Editora Cia. das Letras

Inspirado nas suas idas ao circo em companhia do pai, o pequeno Petter inventa um conto de fadas: Panina Manina, filha do dono de um circo, desaparece num rio e é dada por morta, mas acaba resgatada por uma cigana. Anos mais tarde, a menina vira trapezista e vai trabalhar no circo do próprio pai, porém sem que ambos saibam ser pai e filha.

Certo dia, Panina cai durante uma apresentação e é socorrida pelo dono do circo. Ao ver o colar de âmbar no pescoço da moça, ele percebe que a artista é sua filha desaparecida.

O conto é mais uma das inúmeras fantasias que povoam a imaginação sem freios de Petter, um menino precoce que se torna um adulto solitário. Sua única companhia é o Homem-Metro, um personagem que saiu de seus sonhos para a realidade. Mesmo quando Petter encontra Maria, mulher por quem se apaixona, a relação não dura: termina após um estranho pacto.

Para garantir sua subsistência, Petter torna-se o Aranha, uma espécie deghost-writer que vende os frutos de sua imaginação para escritores sem idéias. Avesso à fama, ele parece ter encontrado a forma ideal para viver do seu talento. No entanto, uma série de conflitos com seus clientes e o retorno de fantasmas do passado colocam sua vida em perigo – e mostram que fantasia e realidade nem sempre correm paralelas.

Assim como o trabalho da mente de seu protagonista, O vendedor de histórias é um vôo de imaginação. Jostein Gaarder convida mais uma vez a enxergar o mundo com um olhar extraordinário e a refletir sobre o poder da memória e da fantasia sobre o dia-a-dia do leitor e do homem comum.

Romance

O leão papa-desenhosleao

SIDOTI, Beniamino – Editora Pulo do gato

Esta é a história de um leão que se alimentava de desenhos feitos por crianças. “Os desenhos das crianças são mais gostosos, mais saborosos que os outros”, dizia ele. Um dia, as crianças se cansaram de desenhar apenas para matar a fome do leão e para que ele não as devorasse. Foi então que um dos meninos teve uma ideia para solucionar a situação.

Texto e ilustrações perseguem o lúdico e a inventividade do imaginário infantil nesta genial proposta de alimentar uma fera por meio da arte.

Conto

pegasusPegasus e o fogo do Olimpo

O’HEARN, Kate – Editora Leya

Quando Pegasus, o majestoso e mitológico cavalo alado, é atingido por um raio e cai em seu terraço durante uma violenta tempestade que deixa Nova York no escuro, a vida da jovem Emily transforma-se em uma lenda. Buscando ajuda para tratar os graves ferimentos de Pegasus,

Emily recorre ao garoto estranho da escola, Joel. Trabalhando juntos, eles rapidamente descobrem que o cavalo alado tem mais do que ferimentos da tempestade. Ele possui marcas da terrível batalha que acontece paralelamente a este mundo. Uma batalha contra o Olimpo, onde destruição e morte marcam o lugar onde antes os deuses governavam.

Junto com Pegasus, Emily e Joel enfrentarão batalhas épicas contra terríveis monstros, seres sobre-humanos, deuses e demônios, nesta aventura para salvar o Olimpo – antes que a ‘Chama do Olimpo’ se apague para sempre.

Aventura fantástica

Eloísa e os bichoseloisa

BUITRAGO, Jairo, YOCKTENG, R. – Editora Pulo do gato

Este livro ilustrado narra a história de uma menina que, ao se mudar para uma nova cidade, acaba por se defrontar com um mundo diferente, no qual se sente um verdadeiro bicho estranho. Texto e imagens se complementam para que o leitor acompanhe o estranhamento e os sentimentos de Eloísa e, junto dela, descubra que todo o processo de adaptação envolve tempo, convivência e desejo de conhecer o outro.

Autor e ilustrador oferecem um terno e renovado olhar para problemas sociais como o deslocamento, o respeito à diversidade e a recusa à intolerância.

Conto – Diversidade – Intolerância

Solange Braga – Bibliotecária

 

 

Assine nossa newsletter