fbpx

Dicas de Leitura: ler é bom, experimente!

Senhor do bom nome: e outros mitos judaicos

BRENMAN, Ilan  – Editora Cosac Naify

O autor retoma textos do Talmude, código da religião judaica criado no século V, para abordar algumas passagens da Torá, conjunto de escrituras sagradas que existiriam antes mesmo de o mundo ser criado.

O livro organiza-se a partir da reunião de sete rabinos, que repetem um ritual tão antigo quanto a própria Criação: contar histórias. Surgem, assim, as narrativas da Lua narcisista, que quer ser maior que o Sol; da dúvida divina sobre onde em Adão sopraria a alma; da teimosia de Lilit, a primeira mulher, ainda antes de Eva; da criação de Eva; das habilidades de Noé com os animais; de Nimrod, o rei que acreditava ser Deus; e do Senhor do Bom Nome, fundador do hassidismo, movimento judaico polonês que propunha a alegria na pregação da fé.

Partindo de símbolos tradicionais, o artista plástico Sérgio Sister criou desenhos abstratos para as histórias dos rabinos, em tons de ouro, prata e azul.

Contos judaicos – Mitos judaicos

Um universo numa caixa de fósforo

RAMPAZO, Alexandre  – Editora Panda Books

Um menino, uma caixa de fósforos e as melhores coisas do mundo dentro dela. Maximiliano era assim – guardava tudo de que mais gostava e queria só para si, dentro de uma pequenina caixa de fósforos. Era como mágica – Todos do colégio adoravam quando Max abria a caixa de fósforos e mostrava o que havia lá dentro – o carro mais rápido, a casa mais linda, o foguete mais gigante, a lua mais brilhante de uma noite de verão, e um montão de coisas fantásticas, que eram só dele. Mas será que Maximiliano realmente tinha tudo o que mais queria em seu universo numa caixa de fósforos?

Conto – Sentimentos – Descobertas

Um dia na aldeia: uma história munduruku

MUNDURUKU, Daniel – Editora Melhoramentos

“Um Dia na Aldeia” revela como um típico menino Munduruku assimila naturalmente saberes diversos. Por meio de jogos e brincadeiras, o jovem Manhuari recebe os conhecimentos tradicionais, essenciais para crescer em sintonia com a cultura do seu povo e viver em harmonia com a natureza.

Os Munduruku, conhecedores dos astros e das constelações, celebram o cotidiano, os animais, as frutas e outros temas em belas canções e poesias. Assim foi a infância do próprio autor, que hoje a todos encanta com suas memórias e belas histórias.

Conto indígena

Crescer não é perigoso

ALVES, Januária  C. – Editora Gaivota

Três garotas de diferentes cidades de Pernambuco tinham o mesmo plano para as férias: fazer um curso intensivo de inglês, em regime de internato, num hotel fazenda de Recife. Para isso, cada uma teve que deixar pra trás um pedacinho de si: amigos, família, ou mesmo o namorado. Mas em compensação, elas levavam na mala muita curiosidade e um pouquinho de ousadia.

Quando elas se conheceram foi inevitável – logo ficaram amigas e viveram uma história divertida e emocionante. Os dias que prometiam durar uma eternidade passaram em um piscar de olhos, e ninguém nega que elas aprenderam muito mais que inglês naquele curso. Neste livro, Januária Cristina Alves conta tudo isso, mesclando com muita sensibilidade o mistério e os valores de uma amizade verdadeira.

Romance – Amizade – Diversidade

Caminhos da água

PEREIRA, Beatriz Helena de A. – Editora Callis

Um oceano, um rio, uma nuvem no céu. A água está por todos os lados e percorre diversos caminhos. Muitos deles estão ao nosso redor, bem perto da gente! Que tal conhecer alguns desses caminhos pelo olhar de grandes artistas, como na pintura Campo de trigo sob um céu com nuvens, de Vincent van Gogh?

A coleção “Arte com ciência” surpreende o jovem mostrando uma relação entre a Arte e a Ciência que, ás vezes, passa despercebida por nós. O registro artístico dos Caminhos das água é o retrato da Ciência por meio da arte.

Arte – Ciências – Artistas pintores – Água

O segredo de Rigoberta

BARTHE, Raquel M.  – Editora Biruta

Vovó Rigoberta vai ao supermercado e compra uma lata de massa de tomate amassada que estava em oferta.

Em casa, quando está preparando a comida tem uma grande surpresa ao descobrir que… dentro da lata não há massa de tomate!

O que será que está no lugar da conserva? Esse é o segredo de Rigoberta! Um segredo que você vai descobrir quando começar a ler este livro!
A curiosidade vai levar você a viver situações inesperadas e divertidas. E, além disso, vai ajudar a compreender melhor as pessoas mais velhas.

Conto – Mistério

Mitos e lendas: do folclore do Brasil

BAG, Mário  – Editora Paulinas

Ninguém sabe ao certo como surgiram as lendas que sobrevivem no imaginário popular, transmitidas de geração para geração. Acredita-se que tenham vindo com os imigrantes e, aqui no Brasil, misturaram-se às tradições indígenas. Muitas tentam explicar a natureza e seus mistérios. Fantásticas ou aterrorizantes, mas sempre divertidas, as lendas aqui reunidas são apresentadas sob a forma de versos cantados pelos “compadres” Zé Fragoso e Chico Simas.

As ilustrações são engraçadas e caricaturais e lembram os cordéis nordestinos, riquíssimas expressões da tradição popular de nossa gente. E é assim que os dois “compadres” convidam crianças de todas as idades a se deliciarem com as histórias da Cabra-Cabriola, do Boitatá, do Papa-figo, do Uirapuru…

Lendas – Mitos – Folclore brasileiro

Primeiro amor

BECKETT, Samuel – Editora Cosac Naify

Primeiro texto em francês do inimitável Samuel Beckett (1906-89), escrito em 1945, mas publicado apenas em 1970. Apesar de irlandês, o autor de Esperando Godot passou a maior parte de sua vida na França, e muito de sua obra foi escrita em francês.

O monólogo desta “história de amor” desdobra-se em um espírito patético, porém com muitos toques de humor. Como ocorre frequentemente com Beckett, a fábula se restringe a uma estrita e implacável banalidade, porém o inusitado olhar do herói é capaz de deixar qualquer leitor estupefato.

Conto – Romance – Teatro inglês

Ceci e o vestido do Max

LENAIN, Thierry  – Editora Cia. das Letrinhas

Não é nada fácil namorar a Ceci! O pobre do Max que o diga, já passou por cada uma! Agora, ele quer de todo jeito que Ceci use um lindo vestido de princesa, cheio de laços e fru-frus. Mas ela odeia essas coisas de menina e decide que só vai experimentá-lo se Max fizer o mesmo antes. Será que ele topa?

Conto – Amizade – Diversidade

 

Ki-som-será?

– Editora Paulinas

Terceiro título da nova coleção Criantiva – coleção idealizada, ilustrada e escrita por Fê, os textos são dirigidos às crianças de 2 a 5 anos – Ki-som-será? traz a pureza e a espontaneidade do estado de infância.

Neste terceiro título, o texto tem como proposta apresentar os sons característicos dos bichos, numa brincadeira descontraída e graciosa em que o autor apresenta uma breve consideração, introdução sobre o bicho que está por vir, e em seguida apresenta o som característico do animal.

No Ki-som-será? Animais como: joaninha, abelha, sapo, pato, porco, vaca, gato, cachorro, burro, galo, macaco, bode, raposa e onça viram astros principais de uma história encantadora, que muito agradará aos pequenos.

Conto

O mensageiro alado

BARBOSA, Rogério  Andrade – Editora Melhoramentos

Uma história empolgante, marcada por muito mistério e aventura. O adolescente Robinho narra, com detalhes, as desventuras de um encontro que marcou definitivamente sua vida.

Desde que um pombo-correio invadira seu quarto, três anos antes, trazendo consigo uma mensagem enigmática que remetia a um pedido de socorro, sua rotina nunca mais foi a mesma. Aquele acontecimento inesperado desencadeou outros tantos episódios inusitados: Robinho conheceu Carolina, uma menina assustada, trancafiada sem motivos aparentes, em uma misteriosa mansão no bairro carioca de Santa Teresa. Comoveu-se com sua história – a garota era refém do próprio padrasto – e dedicou-se a ajudá-la imediatamente.

E, de repente, viu a adolescente desaparecer sem deixar rastros. Três anos se passaram sem nenhuma notícia sobre Carolina. Após inúmeras de tentativas, todas fracassadas, o rapaz recebe uma pista que parece ser a chave para desvendar o mistério. A garota que ele procura parece estar no interior do Piauí, envolvida com uma quadrilha de contrabando de fósseis. Robinho agora está ansioso para esclarecer o enigma. O que ele não sabe é que a viagem lhe reservará ainda mais surpresas.

Romance – Mistério – Aventura

A megera domada    (Teatro)

SHAKESPEARE, William – Editora FTD

Nesta comédia de Shakespeare, Batista é um rico mercador, pai de duas garotas: Catarina e Bianca. Quando Batista decide que sua filha mais velha, a megera Catarina, deverá se casar antes de Bianca, os pretendentes da caçula promovem várias artimanhas. Um deles propõe a Petrúquio, recém-chegado à cidade, que peça a mão da megera…

Romance – Teatro infantojuvenil

Solange Braga – Bibliotecária

Assine nossa newsletter