fbpx

Dicas de Leitura: destaques do mês

Guinness World Records 2013

Editora Agir

Guinness World Records 2013 traz a você MUNDO DE NOVOS RECORDS, com o mais atualizado panorama das conquistas dos maiores, mais fortes e mais rápidos do mundo.

Além de novos recordes e destaques para os recordes brasileiros, o GWR 2013 traz em suas páginas uma inédita experiência 3D com realidade aumentada, onde você pode ter o Menor Homem do Mundo, A Maior Aranha e outros recordes em suas mãos.

O livro traz também um capítulo extra que você pode baixar e conhecer os bastidores dos escritórios GWR, conferir fotos e recordes inéditos e conhecer nosso consultor de esportes e gerentes de recorde, que vão mantê-lo atualizado sobre todos os recordes quebrados na Olimpíadas de Londres 2012.

Curiosidades

Cacos de vida: sobrevivendo nas ruas da Índia

GRINDLEY, Sally  – Editora Ática

Os irmãos Sandeep e Suresh vivem com os pais e com a avó em um vilarejo na Índia. Eles levam uma vida comum: vão à escola, passeiam, fazem compras… Mas tudo muda drasticamente quando o pai perde o emprego e começa a beber.

Quando os meninos deparam com a dissolução de sua família, decidem fugir para uma cidade grande em busca de um emprego, onde precisam lutar para sobreviver como catadores de cacos de vidro num mundo caótico e indiferente. A história dos irmãos vai sendo preenchida pelas dificuldades diárias, pelo companheirismo e pela perda da ingenuidade. Há dificuldades, mas também há espaço para a poesia, para a amizade e para as escolhas – que, em se tratando de amadurecimento, são sempre difíceis.

Romance – Aventura

Almanaque Abril 2013

Editora Abril

O Almanaque Abril é a mais completa e confiável obra de referência em língua portuguesa. Uma fonte essencial de informações para quem estuda ou para quem precisa consultar no trabalho dados checados e atualizados sobre o Brasil e o mundo.

Nas mais de 709 páginas da publicação o leitor irá encontrar especial ONU – uma série de infográficos abre cada capitulo desta edição, reunindo dados e informações da ONU, eles formam o conjunto acima, um panorama inédito do mundo em que vivemos.

Almanaque Abril  2013, também traz infográficos exclusivos sobre temas da atualidade, centenas de tabelas e gráficos, além de mais de 370 mapas do Brasil e do mundo.  Dados sobre 195 países, 49 territórios e 26 estados brasileiros. E tudo isso apresentado em uma linguagem didática e fácil de entender, e organizado por índices que facilitam a localização dos dados. Trata-se de uma publicação indispensável de informações para o dia a dia.

Atualidades

O que é arte contemporânea?

KLEIN, Jacky – Editora Claroenigma

Quadros pintados com esterco de elefante, esculturas montadas com peças de carros quebrados, cheesebúrgueres gigantes no meio do museu… Os artistas estão sempre inventando novas maneiras de fazer arte. Usando técnicas e materiais cada vez mais inusitados, eles recriam o mundo e propõem novas maneiras de enxergá-lo.

Este livro traz obras de mais de setenta artistas contemporâneos do mundo inteiro, com informações importantes sobre cada um deles, explicações sobre como os trabalhos foram feitos, esclarecimentos sobre o significado de termos importantes, além de indicações de museus e sites sobre o tema.

Os leitores irão observar, explorar, questionar e aprender a partir do contato com a divertida e encantadora arte contemporânea.

Arte contemporânea

A Muralha, 4 v. (Dvd)

AMARAL, Maria Adelaide – Globo vídeos

– Baseada na obra homônima de Dinah Silveira de Queiroz, A Muralha explora a saga dos desbravadores rumo ao interior do Brasil. A trama se passa por volta de 1600, época em que os bandeirantes buscavam terras cultiváveis, riquezas e índios para serem vendidos como escravos. A muralha do título refere-se à serra do Mar, o maior obstáculo às incursões ao centro do país.

– Do outro lado da muralha, nas cercanias da vila de São Paulo, na fazenda de Lagoa Serena, mora Dom Braz Olinto (Mauro Mendonça), um patriarca que lidera sua família e sua bandeira com muito trabalho e sacrifício. Sua luta principal é dominar e vender mão-de-obra indígena, adquirida através das empreitadas feitas ao interior. Nisto se difere de seu filho Tiago Olinto (Leonardo Brício), que vê na conquista do ouro a grande razão para seu empenho pessoal. Criado no Colégio dos Jesuítas, Tiago é contra a dominação e o desrespeito aos índios, o que torna o conflito entre ele e seu pai inevitável.

História do Brasil

Guia do estudante PROFISSÕES vestibular 2013

Editora Abril

O GUIA DO ESTUDANTE PROFISSÕES tem a missão de ajudá-lo na escolha da carreira ideal e de uma boa instituição para cursá-la. O GUIA apresenta as 245 opções de cursos e carreiras, com dados sobre o mercado de trabalho, as áreas de atuação profissional e o curso.

Além disso, e para escolher de modo mais consistente, apontamos as melhores escolas do país em 120 áreas, de acordo com a Avaliação de Cursos do GUIA DO ESTUDANTE, e trazemos os conceitos do MEC para quase 13 mil cursos. Você vê ainda a lista das 2.026 instituições de ensino superior de todo o país, com dados sobre o processo seletivo, entre outros.

Vestibular – Carreiras – Profissões

Cinderela nunca mais

GONÇALVES, Juliana – Editora Paulinas

Cinderela nunca mais reúne dez histórias inspiradas nos contos clássicos da literatura infantojuvenil. Os contos, modernizados, são narrados no contraestilo, percorrendo o eixo parodístico, sem contudo dessacralizar a função dos contos de fadas e maravilhosos.

A autora Juliana Gonçalves reescreveu as histórias com uma boa dose de humor, em que também demonstra conhecer o universo jovem. Muito perspicaz, ela soube substituir os elementos simbólicos do tradicional pelos elementos do moderno. Por exemplo, em A Bela desadormecida, em vez da picada de agulha que mergulha a princesa no sono de 100 anos, a Bela da autora se entorpece ao fazer mau uso das tecnologias ao alcance dos adolescentes.

No conto, há uma sutil crítica aos pais que não sabem impor limites aos filhos. Assim, o sono de 100 anos da nova Bela é a ignorância. Sem perder a função apaziguadora dos contos de fadas ou maravilhosos, Juliana mantém a estrutura da forma, mas desconstrói as personagens e o espaço, avança no tempo, substitui os símbolos clássicos pelos contemporâneos e recria um conto de fada moderno, permeado – assim como os tradicionais -, pelas angústias e questionamentos dos jovens de hoje, apresentando desfechos com a mesma função dos contos dirigidos ao público infantil: dar significado à existência.

Esta reescritura às avessas tem muito a contribuir não só na formação do jovem enquanto leitor, mas na formação de homens e mulheres.

Conto de fadas

Mundo pra que te quero

NEVES, André – Editora Paulinas

A narrativa se desenvolve com a menina fantasiosa e insistente que não queria esperar para crescer. Cansada das respostas dos adultos, procurou o Sol, as árvores, as borboletas e o rio para encontrar uma explicação sobre o que fazer para crescer sem esperar o tempo.

Conto

Abra este pequeno livro

KLAUSMEIER, Jesse – Editora Cosac&Naify

As autoras sugerem: abra este pequeno livro. E é quase impossível resistir ao convite de Jesse Klausmeier e Suzy Lee. De surpresa em surpresa, somos levados ao encantamento do livro. Entendemos que ele só cumpre a sua missão quando aberto. Melhor ainda se compartilhamos a leitura. Experimente!

Conto – Livro

 

O livro da paz

PARR, Todd  – Editora Panda Books

Quando se fala em paz, a primeira coisa que pensamos é “não à guerra”. Mas não é só nesse momento que devemos lembrar da paz. Neste livro de Todd Parr você vai descobrir que a verdadeira paz está nas pequenas coisas; no auxílio ao próximo, na divisão da comida, na manutenção das ruas limpas ou, simplesmente, em tirar uma soneca!

Com frases curtas, diretas e envolventes, o autor nos mostra como é simples e fácil cultivarmos a paz no nosso dia-a-dia. As ilustrações são bem coloridas e divertidas, o que aproxima e chama a atenção da criança (e dos adultos também).

Conto – Paz – Comportamento

Solange Braga – Bibliotecária

 

 

Assine nossa newsletter