fbpx

Dicas culturais para as férias

Terra de histórias: o feitiço do desejofeitiço

COLFER, Chris  – Editora Benvirá

Os irmãos gêmeos Alex e Conner estão vivendo os piores dias de suas vidas. Para tentar alegrá-los, no aniversário de 12 anos, a avó os presenteia com o antigo livro de histórias que o pai costumava ler para eles, quando crianças, antes de dormir. E a magia volta a tomar conta da vida dos dois – de verdade! Assim como Alice chegou ao País das Maravilhas após cair num buraco do coelho, Alex e Conner são sugados pelo livro e vão parar dentro do mundo dos contos de fadas.

Lá, descobrem o que aconteceu com os personagens após o ‘E foram felizes para sempre!’. Cachinhos Dourados, por exemplo, é uma fugitiva, Chapeuzinho Vermelho tem seu próprio reino e Cinderela, agora rainha, está prestes a se tornar mãe. Mesmo em meio a tantas surpresas, os gêmeos não têm tempo a perder – precisam voltar para casa antes que o livro se feche e a mãe dê queixa do desaparecimento deles. Para que o Feitiço do Desejo se cumpra, Alex e Conner têm de desvendar as pistas deixadas em um diário. Eles só não podiam imaginar que mais alguém estava no rastro e faria de tudo para atravessar para o mundo real no lugar deles – a Rainha Diabólica.

Aventura

saciO saci Epaminondas

OLIVEIRA, Alan – Editora Gaivota

Tem criança que nem sabe o que é Saci, matintaperera ou coisa assim. Só quer saber de video game, televisão e computador. Eduardo Augusto, para os colegas de escola, Chatomax, não é diferente.

Para tirar esse neto preguiçoso de dentro de casa, Luiza vai usar todos os seus truques, aqueles truques que só as avós têm, sabe? E temos de torcer para ela conseguir! Só assim poderemos embarcar nessa aventura e conhecer o Epaminondas, o saci, o Matintaperera…

Conto – Folclore brasileiro

Pequena grande Tinatina

AUERBACH, Patrícia – Editora Cia. das Letrinhas

Chega uma idade em que as crianças querem, mais que tudo, crescer logo para serem grandes, bem grandes. A Tina está nessa, não vê a hora de alcançar a torneira do banheiro e o botão mais alto do elevador. Este livro fala sobre as angústias e alegrias do crescimento, a partir de páginas que se desdobram e, ao final da leitura, dão a noção exata do tamanho da menina.

Conto – Tamanhos

Agora, uma dica de passeio:

– Domingo é dia de brincar no Parque das Bicicletas! Saiba mais…

Solange Braga – Bibliotecária

 

 

Assine nossa newsletter