Dicas de Leitura: as férias estão chegando!

Tadeu Bartolomeu é novo na escolatadeuOK

MACKINTOSH, David – Editora Caramelo

Além de ser novo na escola, Tadeu Bartolomeu é um garoto muito certinho. Todas suas coisas são muito organizadas – até demais. Pelo menos é isso o que seus colegas pensam sobre ele. Se não fosse pela mãe de um dos alunos, que insiste para o filho ir à festa de aniversário de Tadeu, ele e todos os outros não teriam se divertido tanto, nem conhecido coisas tão diferentes daquelas com que estavam acostumados.

Conto – Diversidade – Amizade – Diferenças pessoais

naotenhoOKEu não tenho medo

PARR, Todd  – Editora Panda Books

Você conhece alguma criança que não tenha medo de nada? Do escuro, de se perder, de fantasma, de altura, de se machucar… são tantas coisas. Ao mesmo tempo, não é super legal superá-los?

Em Eu não tenho medo, Todd Parr apresenta situações que os pequenos têm receio de enfrentar e demonstra de maneira singela como vê-los de forma positiva, incentivando a criança a superar seus medos.

Conto – Medos

Caminho da roçaroça

LALAU e LAURABEATRIZ  – Editora Scipione

Caminho da roça reúne onze poemas que contam como é um dia no campo. Desde o amanhecer, com a passarada anunciando o novo dia, até o anoitecer, quando a tarde fecha os olhos, e a escuridão abraça tudo o que há. Os versos de Lalau e as belíssimas ilustrações de Laurabeatriz apresentam às crianças um pouco da cultura caipira.

Os poemas, que falam da terra boa pra plantar, de galo, galinha-d’angola, bolinho de chuva, paçoca e torresminho, dos dedinhos de prosa, das brincadeiras de criança e das crenças do caipira, aproximam as crianças do ambiente rural, muitas vezes desconhecidos por elas.

Poemas

seringalSeringal: uma aventura amazônica

VILELA, Fernando – Editora Scipione

João é um jovem de 17 anos que parte para a sua primeira viagem sozinho. Seu destino é o Acre, onde ele pretende conhecer a Floresta Amazônica e entrar em contato com indígenas. Mas ao chegar a Rio Branco, uma reviravolta nos planos iniciais acaba transformando a viagem numa verdadeira aventura pelo coração da floresta. Ele descobre a dura realidade dos seringueiros da região e a sua luta por justiça e pela conservação da natureza, inspirada nos ideais de Chico Mendes, o líder assassinado em 1988.

Aventura – Meio ambiente – Chico Mendes

No mundo do faz de contamundofaz

– Editora Paulinas

Primeiro título da nova coleção Criantiva, No mundo do faz de conta traz a pureza e espontaneidade do estado de infância. Coleção idealizada, ilustrada e escrita por Fê, os textos são dirigidos às crianças de 2 a 4 anos. Neste primeiro título, o texto tem como proposta misturar características físicas dos bichos, numa brincadeira descontraída e de repetição.

Texto gracioso, em que o humor dá o tom nas invencionices e sem esforços para se preocupar com a coerência. No mundo do faz de conta, jacaré é banguela, gato late, leão mia, girafa tem pescoço curto… e também há monstros e dragão povoando as páginas de um mundo em que o olhar de espanto e descoberta para as coisas singelas ainda é privilégio dos pequenos.

Conto – Animais

patinhoOKO patinho feio: em cordel

OBEID, César – Editora Mundo Mirim

César Obeid recriou em cordel o conto de fadas de Hans Christian Andersen, O patinho feio. Especialista em literatura de cordel, o autor respeita as sextilhas e a métrica silábica de sete sílabas para cada verso. Além da história contada em versos na primeira parte do livro, na segunda ele reescreve a história em forma de teatro, mantendo as rimas e a característica do cordel. É um livro “dois em um”, perfeito para ensinar – brincando – literatura popular às crianças.

Literatura de cordel

Ritmos brasileiros: samba, frevo, maracatu, baião, boi-bumbá, carimbo, moda de viola, fandango, capoeira, rapritmosOK

ELIA, Ricardo – Editora Scipione

‘Ritmos brasileiros’ percorre as cinco regiões do país e destaca dez ritmos que representam a diversidade musical brasileira – samba, frevo, maracatu, baião, boi-bumbá, carimbó, moda de viola, fandango, capoeira e rap.

Rico em iconografia, o livro apresenta um panorama da musicalidade brasileira, relacionando a música, a dança e a poesia desses dez ritmos à cultura e sociedade, contextualizando a criação e a contínua reinvenção de cada um.

Arte – Música – Ritmos brasileiros

macacoOKO macaco que calculava

FLORA, Anna – Editora Formato

Este livro pretende apresentar a história dos macacos que se reúnem em uma roda, a roda dos problemas, para resolver cálculos. Até que um dia eles se deparam com um problema muito complicado, e, mesmo com toda a macacada reunida, ninguém conseguia resolver a questão.

Quem poderia ajudar? O professor Pitágoras, que já estava aposentado, mas aceitou o desafio e acabou reabrindo a A.M.A.

Conto – Matemática

Os melhores inimigos: uma história das relações entre os Estados Unidos e o Oriente Médio: primeira parte: 1783-1953melhoresOK

FILIU, Jean-Pierre – Editora Ática

O conflito entre Israel e Palestina, as Guerras do Golfo, do Iraque, do Afeganistão, e até os combates na Líbia – Segundo a obra, todos esses embates estão à sombra da relação entre Estados Unidos e Oriente Médio. Este é o primeiro volume de uma trilogia que se propõe a analisar as raízes desse jogo de aproximações e distanciamentos, de embates e alianças.

Através da visão de Jean-Pierre Filiu, especialista em Islã, e da arte de David B., esta obra procura desvendar como as potências coloniais europeias cedem lugar à influência dos Estados Unidos, que se erguem como gigantes no cenário mundial. Logo no início, a obra expõe sua tese principal, como um aviso – a busca desenfreada e gananciosa pelo sucesso, e que não pensa em suas consequências, só gera guerra, destruição, sofrimento.

Em suas páginas, o livro mostra como a História testemunhará a recorrência dessa faceta da insensatez humana ao longo de suas eras. O leitor adentra a época da pirataria otomana no Mediterrâneo; passa pelas Guerras Mundiais, pela Guerra Fria e pelas divisões territoriais delas resultantes no Oriente Médio.

História – Relações exteriores – Estados Unidos – Oriente Médio – HQ

listasOKListas fabulosas

FURNARI, Eva – Editora Moderna

Neste livro, Eva Furnari presenteia o leitor com as hilárias listas do Clube das Listas, criadas por seus ilustres membros. Com elas, descobre-se que lavar roupa com suco de uva e encher a banheira com conta-gotas estão entre os piores jeitos de se realizar uma tarefa – ficamos nos indagando sobre as razões do sucesso de marketing dos negócios do tio do Xulinho (ponto de táxi Tartaruga, pet shop Cachorro quente etc).

Conto – Humor

Solange Braga – Bibliotecária

Assine nossa newsletter