fbpx

Dicas de Leitura: Seja bem-vindo à sua Biblioteca!

Tomar banho é uma encrenca!encrenca (140x200)

MONARI, Manuela – Editora Caramelo

O protagonista deste livro prefere ser capturado por índios e amarrado a um cacto no calor escaldante do deserto a tomar banho. Para ele, quanto mais seco, melhor.

Conto – Comportamento – Humor

algo (142x200)E algo aconteceu naquele dia…

RIBEIRO, Jonas – Editora do Brasil

Esta história procura revelar como pequenos gestos podem fazer a diferença na vida das pessoas. Um ato de honestidade, uma palavra amiga, um cuidado especial, uma atitude generosa, um voto de confiança.

Em apenas um dia, várias pessoas e situações poderão se cruzar para mostrar como na vida não se pode perder a fé nem a esperança.

Conto

Os assassinos do cartão-postalcartão (139x200)

PATTERSON, James – Editora Arqueiro

Jacob Kanon, um detetive da divisão de homicídios do Departamento de Polícia de Nova York, está muito longe de casa. Em sua longa viagem, já conheceu as mais belas cidades da Europa.

No entanto, não é a paisagem que o atrai. Para ele, cada café, catedral ou museu é uma pista dos assassinos de sua filha. A filha de Jacob, Kimmy, é apenas uma peça de um doentio e intricado quebra-cabeças. Amsterdã, Copenhague, Madri, Paris.

Em toda a Europa, jovens casais são encontrados mortos com a garganta cortada. Os assassinatos não parecem ter qualquer conexão, além de cartões-postais enviados para os jornais locais dias antes da descoberta de cada crime. Numa tentativa de salvar as próximas vítimas, Jacob vai se unir à jornalista Dessie Larsson, que acaba de receber um cartão-postal em Estocolmo.

O que eles não imaginam é que os crimes têm um propósito bem diferente do que pensavam.

Ficção americana – Mistério – Aventura

coisas (198x200)Coisas importantes

CARNAVAS, Peter – Editora FTD

Felipe vive com sua mãe. É ela quem faz tudo em casa, já que o pai de Felipe saiu da vida deles. Quando eles se desfazem de uma caixa repleta de coisas velhas que pertenceram ao pai ausente, uma série de eventos ocorrem e revelam as formas diferentes de Felipe e sua mãe lidarem com a falta do pai.

Conto – Relacionamento

Carolinacarolina (160x200)

CARRASCO, Walcyr – Editora Moderna

Carolina mora no arco-íris. Seu passatempo é colorir as nuvens, as cidades sombrias e os lugares mais tristes. Mas um dia ela é presa por pessoas que não gostam de cores e vivem mal-humoradas. Com a ajuda de um passarinho, essa história terá um final surpreendente.

Aprenda com Carolina como as cores deixam todos nós mais felizes.

Conto – Comportamento

clara (133x200)Claraboia

SARAMAGO, José– Editora Cia. das Letras

Primavera de 1952. Um prédio de seis apartamentos numa rua modesta de Lisboa é o cenário principal das histórias simultâneas que compõem este romance.

Dramas cotidianos de moradores como Lídia, uma bela mulher sustentada pelo amante misterioso, e Abel, um jovem outsider à procura de um sentido para a vida, se contrapõem ao árduo cotidiano dos outros moradores.

As narrativas paralelas do livro são organizadas segundo as divisões internas do prédio, do térreo ao segundo andar.

Romance português

Mulheres de cinzasmia (139x200)

COUTO, Mia– Editora Companhia das Letras

Primeiro livro da trilogia As areias do Imperador, Mulheres de cinzas é um romance histórico sobre a época em que o sul de Moçambique era governado por Ngungunyane, o último grande líder do Estado de Gaza.

Em fins do século XIX, o sargento português Germano de Melo foi enviado ao vilarejo de Nkokolani para participar da batalha contra o imperador que ameaçava o domínio colonial. Lá, ele encontra Imani, uma garota local de quinze anos que lhe servirá de intérprete. Enquanto um dos irmãos da menina lutava pela coroa de Portugal, o outro se uniu aos guerreiros tribais.

Aos poucos, Germano e Imani se envolvem, apesar de todas as diferenças entre seus mundos. Porém, num país assombrado pela guerra dos homens, a única saída para uma mulher é passar desapercebida, como se fosse feita de sombras ou de cinzas.

Romance

vira (176x200)Vira-Lata

CUNHA, Léo – Editora FTD

O livro conta a história de Chico, um garoto que queria muito ter um cãozinho. Seus pais sempre diziam que um cachorro custava caro, até que sua vizinha lhe dá uma ideia: pegar um cão vira-lata. Aquilo o intrigou… Como é que cachorro vira lata? E lata também pode virar cachorro?

Veja se Chico conseguirá desfazer essa confusão e realizar o seu sonho de ter um bichinho de estimação.

Conto

Gigante pouco a poucogigante (187x200)

ALBO, Pablo – Editora Biruta

Você já reparou nos seus colegas? Eles são todos diferentes, não é mesmo? Mas, pensando melhor, todos devem ter dois olhos, um nariz, uma boca…

Manuel também era igual a todos os seus colegas, só que um pouquinho diferente. Hoje seus pés parecem um pouco maiores, mas não deve ser nada de mais. Será? Nem todos pensam assim. Manuel vai passar uns bons bocados, bocadões!, para desfazer a confusão que causou na cidade.

Mas e os seus colegas, o que vão fazer? Ah, eles estarão ali, bem perto de Manuel, e vão dar uma ajudinha – uma ajudo na, na verdade, bem grande! –mas será que vai dar certo?

White Ravens 2010 – International Youth Library, Munique – Alemanha

Conto

lua (172x200)A lua perdida

LIAO, Jimmy – Editora Edições SM

Nesta bela fábula ilustrada, o premiado autor taiwanês mostra, pela via da imaginação, a beleza do imprevisível, chamando a atenção para temas sociais como a solidão e o desamparo presentes na vida contemporânea.

A história começa com o desaparecimento da Lua, que é encontrada, caída no campo, por um garoto solitário. Desamparados cada um a sua maneira, os dois se tornam companheiros inseparáveis. Enquanto eles se divertem reinventando a realidade, astronautas se perdem no espaço, cientistas buscam teorias para o sumiço do satélite terrestre, pessoas se apegam a luas artificiais…

Ficção

Mestres da batalha: a guerra de Monty, Patton e Rommelmestres (135x200)

BRIGHTON, Terry – Editora Record

Na Segunda Guerra Mundial, Bernard Montgomery, George Patton e Erwin Rommel foram os comandantes de forças terrestres que mais se destacaram. Em Mestres da batalha, a história é contada sob o ponto de vista da relação entre eles em um cenário que compreende as grandes batalhas do norte da África, as invasões da Sicília e da Itália, os desembarques na Normandia e o avanço através da França e da Bélgica até a Alemanha.

Pela primeira vez na literatura sobre a Segunda Guerra Mundial, os três são ‘colocados no mesmo ringue’, apresentando-se este conflito conforme vivido por seus comandantes mais exuberantes, controversos e poderosos.

Segunda guerra mundial – Batalhas

batu (149x200)Batu: o filho do rei

SISTO, Celso – Editora DCL

Zemene é um corajoso guerreiro que, voltando de uma de suas caçadas, encontra o jovem Batu preso numa caverna. Para salvá-lo, o guerreiro enfrentará um grande perigo e, junto com seu novo amigo, seguirá numa longa jornada de volta ao reino.

Baseado em um conto popular da Etiópia, Batu, o filho do rei narra uma história de amizade, coragem e confiança.

Conto africano

Contos da mamãe Gansa ou histórias do tempo antigomamãe (134x200)

PERRAULT, Charles – Editora Cosac & Naify

Quem disse que o caçador abre a barriga do lobo para tirar vovó e netinha no final de Chapeuzinho Vermelho ? Aliás, quem disse que há um caçador na história?

Assim como em Contos maravilhosos infantis e domésticos, clássico dos irmãos Grimm, a Cosac Naify lança na íntegra, da forma como publicado originalmente, em 1697, Contos da Mamãe Gansa ou histórias do tempo antigo, obra-prima do francês Charles Perrault. Os leitores poderão revisitar histórias como O Gato de Botas e Cinderela ou A Gata Borralheira – em versões um tanto diferentes das que se perpetuaram até nossos dias – e ainda se surpreender com contos menos familiares, como Riquet, o Topetudo , e Pele de Asno .

As ilustrações do estúdio espanhol Milimbo trazem uma técnica diferente para cada um dos nove contos.

Contos de fada

Solange Braga – Bibliotecária

 

 

 

 

Assine nossa newsletter