Dicas de Leitura: Ler é sonhar acordado é viajar sem sair do mesmo lugar…

Os olhos cegos dos cavalos loucosolhos (167x200)

BRANDÃO, Ignácio de Loyola – Editora Moderna

Vovô José, você morreu em 1969. Mas o que digo agora, tantos anos depois, você vai ouvir. Não sei como, mas vai. Se não me ouvir, como fico?

É com esta frase que Ignácio de Loyola Brandão inicia esta obra-prima sobre relações familiares, culpa e arrependimento. Narrado com mestria, o livro apresenta o relato emocionante da inocência de um garoto, que se encoraja a assumir sua culpa depois de mais de cinquenta anos.

Aquele dia foi uma pancada, que me doeu a vida inteira. Carreguei seu grito todos esses anos. Pensando em como me livrar dele e me desculpar.

Romance

mundo (142x200)Inevitável mundo novo: o fim da privacidade

FREIRE, Alexandre – Editora Axis Mvndi

Usar cartão de crédito, fazer compras, andar pelas ruas, navegar na Internet – hoje, tudo que o cidadão comum faz é vigiado e anotado. É a terrível sociedade descrita nos romances ‘1984’ e ‘Admirável Mundo Novo’, respectivamente de George Orwell e Aldous Huxley, que deixa de ser ficção para se tornar realidade.

Alexandre Freire nos traz, de maneira vibrante e documentada, a realidade cotidiana de nossas vidas, mostrando que, hoje em dia, nem mesmo quando nós o imaginamos, estamos sozinhos. Todos os nossos passos, sob os mais variados pretextos, estão sendo vigiados.

Sob o pretexto de nos proteger, nos resguardar, o Sistema está usando de mecanismos até há pouco inconcebíveis para seguir todos os nossos passos. Essa fogueira da perda da liberdade recebeu lenha extra com os atentados de 11 de setembro. Eles têm inspirado inomináveis ações, transportando o comportamento terrorista para o lado das vítimas, fazendo dos Estados Unidos o grande motor para o estabelecimento desse indesejável estado de espírito que a humanidade vive hoje.

Ficção

Peter Panpeter (138x200)

BARRIE, J. M. – Editora Jorge Zahar

‘Peter Pan’ quer ser eternamente menino. Na história criada pelo escritor escocês J.M.Barrie, Peter e a fada Sininho levam seus amigos Wendy, João e Miguel para conhecer o lugar em que vivem, a Terra do Nunca, onde o tempo não passa.

Uma sucessão de aventuras espera a turma. Eles vão se deparar com um navio pirata e ter que enfrentar o temível Capitão Gancho, conhecer a aldeia dos índios e os meninos perdidos.

Aventura

máscara (133x200)Quando a máscara cai: a verdadeira história do homem que fingiu ser um Rockefeller

KIRN, Walter– Editora Companhia das Letras

Walter Kirn conheceu por acaso o homem que se apresentou como Clark Rockefeller, herdeiro de uma das famílias mais poderosas dos Estados Unidos. Era um sujeito esquisito, mas nada que causasse desconfiança. Depois de quinze anos de amizade, porém, o escritor ficou devastado ao descobrir que seu amigo milionário não passava de um farsante, acusado de assassinato e de outros crimes.

Kirn expõe as camadas complexas da ilusão e da corrupção, das ambições e do autoengano que estão por trás de um grande impostor.

Romance

O pequeno príncipepequeno (140x200)

SAINT-EXUPÉRY, Antoine de – Editora Jorge Zahar

Há gerações um dos livros mais lidos do mundo, O pequeno príncipe diverte com delicadeza e emociona sem pieguismo, ao abordar dilemas cruciais do mundo contemporâneo.

Com seu olhar sempre curioso e disposto a aprender, esse homenzinho louro de cachecol dourado, inteligência intuitiva e perguntas impertinentes induz o leitor a repensar as ligações entre sua infância e a vida adulta, o sentimento e a consciência, a razão e a realidade. A raposa, a rosa, os baobás, os planetas e tanto mais deixam de ser meros elementos do livro, tornando-se mais que isso símbolos nunca inteiramente explicados – e por isso mesmo muito fortes.

Essa edição homenageia o aniversário de setenta anos da morte de Saint-Exupéry. Seguindo o padrão de qualidade da bem sucedida coleção Clássicos Zahar, traz o texto integral vertido para o português por tradutores premiados e todas as ilustrações clássicas do autor, em cores, além de um posfácio do escritor Rodrigo Lacerda resgatando as circunstâncias da produção do livro e analisando alguns de seus temas principais.

Fábula francesa

dialética (141x200)O que é dialética

KONDER, Leandro – Editora Brasiliense

A trajetória da dialética – de sua origem, na Grécia antiga, quando era a arte do diálogo e da discussão, até hoje. Um modo de pensar que, ao privilegiar as contradições da realidade, permite que o sujeito se compreenda como agente e colaborador do processo de transformação constante através do qual todas as coisas existem.

Heráclito, Diderot, Rousseau, Hegel, Marx, Lukács, Gramsci e Walter Benjamin são alguns dos pensadores que o leitor vai encontrar neste livro.

Filosofia

O que o papai faz?papai (197x200)

BRIGHT, Rachel – Editora Caramelo

O papai de Dexter é bombeiro. O pai de Evie é médico. Já o de Bob é professor. Mas o que o papai de Daisy faz? Ela sabe que ele tem montanhas de papéis para escalar, que seu chefe é um monstro e que ele tem sempre que ir voando para o escritório. Poderia ser ele um ‘exploradorsupercavaleiro’ de verdade?

Conto

leo (138x200)A coragem de Léo

BARROS, Sônia – Editora FTD

Leonardo tem 13 anos e, desde a infância, se esforça para ser o melhor em tudo o que faz, desejando ter a aceitação e a admiração das pessoas a sua volta.

Ao contrário de Laura, irmã mais velha, extrovertida e autoconfiante, o menino de sente inseguro diante de novas situações. E, principalmente, não gosta de falar sobre seu passado, que lhe parece nebuloso, cheio de perguntas sem respostas.

Diante do desafio que um trabalho escolar lhe impõe – fazer a árvore genealógica de sua família – ele terá que enfrentar o medo. E, quem sabe, descobrir a coragem, dentro de si mesmo.

Romance – Ficção

Os ziskisitos e a casa mal-assombradaziskis (132x200)

STRUFALDI, Silvia – Editora melhoramentos

Quando um amigo zisk pede a ajuda de Jaque, Luis, Kiko e Luíza para descobrir o que está acontecendo com a casa de seu avô, nossos corajosos detetives se veem à frente de um problemão.

Como lutar contra fantasmas assustadores e fugir de uma casa enorme, que prende quem a invade?

E além de todo esse mistério a resolver, eles ainda precisam enfrentar os dois piores valentões da escola. Uma prova de fogo para os espertos ziskisitos…

Aventura

ali (145x200)Ali Babá e os quarenta ladrões e As Mil e uma noites

BELINKY, Tatiana (recont.) – Editora Melhoramentos

Há muito tempo, no Oriente, vivia Ali Babá, um pobre lenhador. Uma tarde, a caminho de casa, viu quarenta homens carregando grandes caixas.

Pôde ver e ouvir quando eles as levaram para dentro de uma caverna secreta, escondida atrás de uma rocha. Depois que os homens partiram, Ali Babá foi até a rocha e disse as palavras mágicas que escutou do chefe dos bandidos: “Abre-te, Sésamo”. Sua grande aventura tinha apenas começado.

Clássicos Recontados é uma coleção que reúne as mais belas histórias da literatura universal, recontadas pela grande autora Tatiana Belinky. O novo texto aproxima do jovem leitor a literatura clássica, por meio da linguagem moderna e inspirada da autora.

Aventura

Nósnós (138x200)

NICHOLLS, David – Editora Intrínseca

Certa noite, Douglas Petersen, um bioquímico de 54 anos apaixonado pela profissão, por organização e limpeza, é acordado por Connie, sua esposa há 25 anos, e ela lhe diz que quer o divórcio.

O momento não poderia ser pior. Com o objetivo de estimular os talentos artísticos do filho, Albie, que acabou de entrar para a faculdade de fotografia, Connie planejou uma viagem de um mês pela Europa, uma chance de conhecerem em família as grandes obras de arte do continente.

Ela imagina se não seria o caso de desistirem da viagem. Douglas, porém, está secretamente convencido de que as férias vão reacender o romance no casamento e, quem sabe, também fortalecer os laços entre ele e o filho. Com uma narrativa que intercala a odisseia da família pela Europa das ruas de Amsterdã aos famosos museus de Paris, dos cafés de Veneza às praias da Barcelona com flashbacks que revelam como Douglas e Connie se conheceram, se apaixonaram, superaram as dificuldades e, enfim, iniciaram a queda rumo ao fim do casamento.

‘Nós’ é, acima de tudo, uma irresistível reflexão sobre a meia-idade, a criação dos filhos e sobre como sanar os danos que o tempo provoca nos relacionamentos.

Romance – Ficção inglesa

coisa (130x174)Cada coisa que parece

MEURER, Sérgio – Editora Cortez

Luas e sorrisos, sombras e segredos, lápis e foguetes…Coisas diferentes num momento e noutro instante parecidas…Basta olhar sobre cada coisa que parece, para começar a poesia e conhecimento do mundo.

Poesia

Reino animal: gráficos informativos: entenda os fatos num piscar de olhosreino (153x200)

BLECHMAN, Nicholas – Editora Mov Palavras

Uma miscelânea de informações incríveis selecionadas por Nicholas Blechman.

Você sabia que a cobra usa a língua para se orientar?

Ou que o cachorro balança o rabo para a direita se está feliz e para a esquerda se está nervoso?

Sentidos, espécies, recordistas, alimentação, família, habitats, predadores, melhor amigo…

Veja para crer neste livro que mostra os fatos claramente para você.

Curiosidades

espaço (199x200)Professor Astrocat e as fronteiras do espaço

WALLIMAN, Dominic, Dr. – Editora Ática

O professor Astrocat é o gato mais esperto do beco, é tão esperto que se formou em quase todas as disciplinas conhecidas debaixo do sol! E falando em sol, ele é especialista neste assunto também.

Professor Astrocat e as fronteiras do espaço vai mostrar a você tudo sobre o nosso astro, nosso planeta, o sistema solar, nossa galáxia e o universo.

Ele garante – é um felino bem exigente!

Astronomia

Melhores amigasamigas (162x200)

SVARTMAN, Rosane – Editora Jorge Zahar

Alice e Maria, Maria e Alice – de tão grudadas, as pessoas achavam que as duas eram irmãs. Elas brincam juntas, viajam juntas, trocam segredos…

Com o tempo, porém, os interesses diferentes levam cada uma por um caminho. Novas amizades surgem. Muito tempo se passa, as meninas crescem, têm filhos…

E quando um dia se reencontram por acaso, a velha amizade ressurge, emocionante e definitiva!

Amizade

… Ler é ver

é crescer

é amar

e ser amado.

Quem lê

está sempre

acompanhado.

Solange Braga – Bibliotecária

 

 

 

 

 

Assine nossa newsletter