fbpx

Para ler, ouvir e brincar!

Nu, de botasnu

PRATA, Antonio  – Editora Cia. das Letras

Em Nu, de botas, Antonio Prata revisita as passagens mais marcantes de sua infância. As memórias são iluminações sobre os primeiros anos de vida do autor, narradas com a precisão e o humor a que seus milhares de leitores já se habituaram na Folha de S.Paulo, jornal em que Prata escreve semanalmente desde 2010.

Aos 36 anos, Prata é o cronista de maior destaque de sua geração e um dos maiores do país. São de sua lavra alguns bordões que já se tornaram populares – como “meio intelectual, meio de esquerda”, título de seu livro anterior e de um seus textos mais célebres -, bem como algumas das passagens mais bem-humoradas da novela global Avenida Brasil, em que atuou como colaborador de João Emanuel Carneiro. Prata também é um dos integrantes da edição Os melhores jovens escritores brasileiros, da revista inglesa Granta.

As primeiras lembranças no quintal de casa, os amigos da vila, as férias na praia, o divórcio dos pais, o cometa Halley, Bozo e os desenhos animados da tevê, a primeira paixão, toda a educação sentimental de um paulistano de classe média nascido nos anos 1970 aparece em Nu, de botas.

O que chama a atenção, contudo, é a peculiaridade do olhar. Os textos não são memórias do adulto que olha para trás e revê sua trajetória com nostalgia ou distanciamento. Ao contrário, o autor retrocede ao ponto de vista da criança, que se espanta com o mundo e a ele confere um sentido muito particular – cômico, misterioso, lírico, encantado.

Biografia

mitosgregosOKOs mitos gregos e a Música: lições sobre mitologia, história e filosofia

MARTINHO, Marcos – Editora Ática

Nessas férias, a adolescente Gu, 16, e seu irmão Fê, 10, vão visitar seu tio Hermógenes na Grécia, onde ele trabalha como arqueólogo. O destino é o sítio arqueológico de Delfos, onde os garotos vão aprender sobre a cultura grega e, principalmente, sobre música.

Mas não será nada fácil conciliar as explicações histórias e racionais do tio com os mitos maravilhosos contados pelo guia Pausânias – um divertido e sábio grego, amigo de Hermógenes. Juntos, os quatro vão descobrir que podem aprender muito uns com os outros e que o conhecimento pode surgir das mais diversas formas – eles vão falar de história, filosofia, mitologia… e até de rock!

Através de um projeto inovador, que mistura prosa e HQ, Os mitos gregos e a música traz informações relevantes que o leitor absorverá sem perceber, viajando pela Grécia Antiga de uma forma inusitada.

Aventura – Mitologia grega – HQ

Jeca, o tatujecaOK

MACHADO, Ana Maria – Editora Ática

Jeca, o Tatu, vivia triste. Como não saía da sua toca sob a terra, nunca via nada de novo nem tinha histórias para contar aos outros bichos, que se reuniam toda tarde para trocar novidades.

Um dia, porém, Jeca entrou num carro parado na estrada e acabou sendo levado para a cidade. Surpreendeu-se ao ver como a paisagem – em cima e embaixo da terra – era diferente daquela da mata. Quanta coisa nova!

Conto – Amizade – Descobertas

 

Uma dica muito bacana é a exposição:

Mais de Mil Brinquedos para a Criança Brasileira

SESC Pompeia

Entre os 6000 objetos, há itens que datam da década de 30 até os dias de hoje. As curadoras Renata Meirelles e Gandhy Piorsky reuniram brinquedos artesanais, eletrônicos e de coleções particulares, que ocupam uma área de 2000 metros quadrados.

Para (tentar) não perder nenhum detalhe, o ideal é visitar a exposição seguindo os cinco espaços temáticos, O Mínimo e as Mãos exibe miniaturas feitas por artesãos. A seção As mãos e a Vontade mata a curiosidade de quem quer saber como funciona um brinquedo por dentro. Em Imagens e Similitude, chama a atenção uma boneca grega do século V a.C., feita de barro, assim como as populares Fofolete e Moranguinho. Por fim, Tecnologias de Voo representa uma pista de pouso e decolagem.

Confira…

Solange Braga – Bibliotecária

 

 

 

Assine nossa newsletter