fbpx

Dicas de Leitura: Férias chegando = Tempo para Ler

numerosOKOs números

GUTMAN, Anne – Editora Cosac&Naify

A dupla de cachorrinhos Gaspar e Lisa, sucesso na TV brasileira, chega agora às prateleiras mais baixas das livrarias, ao alcance das crianças menores. Em quatro livros cartonados, a nova coleção As Descobertas de Gaspar e Lisa apresenta, em cada volume, uma situação diferente de aprendizado próprio da primeira infância: As cores, Os opostos, As formas e Os números.

Os autores convidam os pequenos a novas descobertas, de forma divertida e inteligente, sem subestimá-los. Além de se juntar à outra série da dupla, As Catástrofes de Gaspar e Lisa (já com oito títulos), esta coleção dá sequência ao projeto da editora de publicar uma biblioteca básica para bebês, incentivando a leitura desde os primeiros anos de vida.

Conto – Números

Quem é você, Alasca?alasca

GREEN, John – Editora WMF Martins Fontes

Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras – e está cansado de sua vidinha segura e sem graça em casa. Vai para uma nova escola à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o ‘Grande Talvez’.

Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young. Inteligente, engraçada, problemática e extremamente sensual, Alasca levará Miles para o seu labirinto e o catapultará em direção ao Grande “Talvez”.

Romance americano – Ficção

limabarretoLima Barreto

BARRETO, Lima, SANDRONI, Sandra (Coord.) – Editora Nova Fronteira – Coleção Novas Seletas

Este volume, organizado pela jornalista e doutora em literatura Isabel Travancas, busca levar ao jovem leitor um dos mais importantes escritores brasileiros. Marginalizado em função de seu olhar crítico da sociedade brasileira, Lima Barreto não recebeu a atenção que mereceu em vida e ainda hoje é pouco conhecido pelos leitores.

Este livro apresenta um apanhado geral de sua obra, mostrando que, apesar de ter vivido apenas 41 anos, produziu muito e em diversos gêneros, como crônicas, folhetins, contos, romances, sátiras, críticas literárias e memórias. Usando o jornal como principal veículo de divulgação de sua produção, Lima Barreto sempre apresentou inquietação diante da realidade brasileira e indignação ante as injustiças sociais.

Acreditando que o papel tanto do jornalista como do escritor é o de transformador da realidade, sua literatura é um reflexo direto desta postura política. ”

Crônicas – Contos – Romance – Memórias

Medo: histórias de terrormedoOK

MONTARDRE, Hélène – Editora Cia. das Letrinhas

Por mais estranho que isto pareça, às vezes sentir medo pode ser bom. Principalmente quando temos certeza de que o perigo não é real e tem hora para acabar; ele está dentro de um livro, de um filme ou em alguma história que ouvimos, e aí é só deixar a imaginação rolar e aproveitar o frio na barriga.

Com esta coletânea, que reúne o que há de melhor em matéria de diabos, cemitérios, animais estranhos, casas abandonadas, assombrações e mortos-vivos, não vai ser difícil experimentar um nó na garganta, o coração disparado, tremores e calafrios. Prepare-se!

Contos de terror

ovelhaOKA ovelha negra da Rita

MENEZES, Silvana de  – Editora Cortez

A melhor amiga da Rita é uma ovelha negra. Juntas, as duas aprontam poucas e boas. Seja inverno, verão, outono ou primavera, a Rita e a ovelha negra dividem suas alegrias e suas tristezas. Divirta-se com esta história sobre uma amizade de verdade!

Conto – Amizade

Cadê o pintinho?pintinhoOK

LEITE, Márcia – Editora Pulo do Gato

Algumas casas têm um animal de estimação, como um gato, um peixe ou um cachorro. Outras casas têm muitos animais ao mesmo tempo; um gato mais um cachorro mais um passarinho, mais uma tartaruga.

A casa deste livro tem tantos animais, que quando o menor deles desaparece, os outros mal se dão conta. ‘Cadê o pintinho?’ é a interpretação da tradicional cantiga infantil.

Conto – Letra bastão – Animais

afroOKUma história da cultura AFRO-BRASILEIRA

FRAGA, Walter, ALBUQUERQUE, Wlamyra – Editora Moderna

Os povos africanos que foram escravizados no Brasil trouxeram um repertório de saberes. A interação entre estes povos, vindos de diferentes regiões e grupos étnicos do continente africano, construiu ao longo de séculos um novo cenário cultural nas Américas.

Ao mesmo tempo também estavam em curso interações, disputas e trocas entre tradições africanas, portuguesas e indígenas. O encontro, nem sempre amistoso, entre esses diferentes povos fez nascer uma cultura original e diversificada – a cultura afro-brasileira.

Muito do que hoje define os brasileiros é fruto desta criação cultural, na qual os africanos e seus descendentes foram protagonistas importantes. É sobre a formação dessa cultura que este livro trata.

Cultura Africana – História

PaulapaulaOK

ALLENDE, Isabel  – Editora Edições BestBolso

Em dezembro de 1991, sua filha Paula é internada em um hospital da Espanha, gravemente enferma. A escritora acompanha o sofrimento da filha que se prolonga durante meses, em um coma irreversível, e escreve a história de sua família para a jovem inconsciente, na esperança de que algum dia ela desperte.

Encantados, temos acesso às memórias de infância de Isabel Allende, os relatos sobre seus ancestrais, sobre a sua juventude e seus segredos mais íntimos. O Chile e a turbulenta história do golpe militar de 1973, a ditadura e o exílio de sua família são pontos altos dessa autobiografia inesquecível…

Romance biográfico

circoOKO circo da lua

FURNARI, Eva – Editora Moderna

Babete é uma moça diferente das outras. É atrapalhada, usa vestidos coloridos, coleciona chapéus malucos e calça sapatos descombinados para fazer graça. Numa tarde fria e chuvosa, apareceu na sua janela um pequeno elefante azul chamado Nicolau. Ele tinha lágrimas nos olhos, estava perdido. Ela ficou comovida e fez de tudo para ajudá-lo.

Descubra neste livro como foi que isso mudou o destino de todos e até da própria Babete.

Conto

O dragão que era galinha-d’angoladragãoOK

FLORA, Ana – Editora Salamandra

A galinha-d’angola encontrou um ovão no terreiro, de onde saiu um belo dragãozinho. Comovida, ela o adotou. Um dia, brincando com os pintinhos, ele quase incendiou o galinheiro, e teve de ir embora.

Será que ele não vai voltar?

Conto

secretoOKO jardim secreto

BURNETT, Frances  H., MACHADO, Ana Maria – Editora Salamandra

Mary Lennox não tem muitos motivos para estar feliz. Aos 10 anos, acaba de perder os pais num surto de cólera na Índia e está sendo enviada para a Inglaterra, onde terá de viver de favor em Misselthwhite Manor, na mansão de um misterioso tio.

Ao mudar-se, Mary descobre um jardim secreto trancado a sete chaves desde a morte da esposa do tio e encontra uma força redentora capaz não só de salvá-la, como a outras pessoas ao seu redor.

Aventura

As variações de LucylucyOK

ZARR, Sara  – Editora iD (Moderna)

Lucy Beck-Moreau é uma menina de 16 anos que cresceu com seu futuro já selado pela família – o de se tornar uma grande pianista. Desde pequena, sua carreira é conduzida à risca pela mãe – uma pianista frustrada – e o rigoroso avô. Com um grande talento para a música, ela passa a ser requisitada para concertos e recitais no mundo todo. Prestes a se apresentar em um importante evento em Praga, porém, ela recebe a notícia da morte da avó e sente-se traída pelos pais e pelo avô. Nesse momento, ela desiste de tudo.

Seu irmão mais novo, Gus, assume então a missão de se tornar o grande pianista dos Beck-Moreau, enquanto Lucy passa a viver um processo intenso de autoconhecimento, passando por momentos de dúvida, culpa, arrependimento, rebeldia, liberdade e amor. Acaba redescobrindo sua paixão pela música e pelo piano através de Will, o novo e vibrante professor de piano do irmão. E começa a traçar, por escolha própria, o seu destino.

Romance – Ficção

Solange Braga – Bibliotecária

 

Assine nossa newsletter