Dicas de Leitura: Pássaros tem asas… Pessoas tem livros…

Malala e seu lápis mágico

YOUSAFZAI, Malala – Editora Companhia das Letras

Quando era apenas uma menina vivendo no Paquistão, o maior desejo de Malala era ter um lápis mágico. Mas quando seu direito à educação foi colocado em perigo por homens que acreditavam que meninas não deveriam ir à escola, Malala percebeu que a sociedade em que vivia precisava de mudanças imediatas. Só então ela foi capaz de enfrentar grandes obstáculos até encontrar dentro de si a força e as ferramentas necessárias para mudar o mundo.
Em seu primeiro livro infantil, a garota paquistanesa ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, retorna à própria infância para apresentar sua história aos pequenos leitores e inspirar uma nova geração a quebrar o silêncio para transformar o mundo em um lugar melhor.

Biografia – Meninas – Educação – Paquistão

Guia do estudante 2018 – Matemática, Física e Biologia

Guia do estudante 2018 – Atualidades Vestibular + ENEM

Editora Abril

O Guia do estudante 2018 oferece uma ajuda e tanto para as provas, mas é claro que um único guia não abrange toda a preparação necessária para o ENEM e os demais vestibulares.

É por isso que o Guia do Estudante tem uma série de publicações que, juntas, fornecem um material completo para um ótimo plano de estudos.

As indicações abaixo são sugestões de como você pode tirar melhor proveito de nossos guias, seguindo uma trilha segura para o sucesso nas provas.

Vestibular – ENEM

Bruno & João

ALPHEN, Jean-Claude R. – Editora Jujuba

Sabe aquelas amizades de infância, em que a gente não larga o amigo por nada? Assim era Bruno e João. Os dois eram muito diferentes em tudo e eram essas diferenças que completavam a amizade e protegiam em momentos em que situações de bullying magoavam e chateavam.

Uma surpreendente história de amizade para toda a vida.

Amizade – Amigos – Bullying

Chão de peixes

HIRATSUKA, Lúcia – Editora Pequena Zahar

 Um convite a dar um novo sentido para a natureza que nos cerca

Inspirada nos haicais japoneses, Lúcia Hiratsuka pesca sons, imagens e sensações guardados bem lá no fundo da memória e, com a naturalidade e a delicadeza das pinceladas em tinta sumi, faz surgir a poesia que está na simplicidade do cotidiano.

Entremeadas aos saltos do grilo no quintal, aos passos das formigas andando em fila, palavras sumiram, outras surgiram e se misturaram aos riscos e rabiscos do capim. Riscos que formam peixes, o chão que vira mar, lagartixa que vira lua, e até o tempo se torna outro…

Poesias – Poemas – Haicais

Manual prático Mindfulness: curiosidade e aceitação

DEMARZO, Marcelo, GARCÍA CAMPAYO, Javier  – Editora Palas Athena

Mindfulness ou “atenção plena” é um estado mental que nos permite ancorar no momento presente, de modo totalmente consciente e com aceitação da experiência. Esse estado de consciência, descrito em várias culturas e tradições espirituais, associa-se a uma sensação de bem-estar e plenitude.

Mindfulness também descreve a técnica que nos permite alcançar esse estado. É uma psicoterapia de terceira geração, sobre a qual existe uma importante evidência científica, que se fundamenta em práticas meditativas orientais adaptadas a um cenário secular e universal, sem qualquer orientação religiosa específica.

Mindfulness tem demonstrado sua eficácia tanto no tratamento de doenças psiquiátricas (depressão, ansiedade ou obsessões) como médicas (dor, hipertensão ou câncer). Também é empregada com êxito em ambientes educativos, no âmbito empresarial ou no mundo dos esportes. A difusão desta técnica em todos os países e em todos os campos, nos faz assistir a uma autêntica “revolução mindful”, com epicentro nos Estados Unidos.

Este livro é um manual completo da prática que nos permite desenvolver a experiência de mindfulness, útil tanto para as pessoas que não possuem nenhum conhecimento prévio do tema, como para aquelas que meditam há anos.

É o livro de texto do Mestrado de Mindfulness da Universidad de Zaragoza — o primeiro sobre este tema desenvolvido em uma universidade espanhola.

Atenção plena – Disciplina mental – Psicoterapia – Meditação – Métodos

Cantigas por um passarinho à toa

BARROS, Manoel de – Editora Cia. das Letras

Neste livro de poemas que Manoel de Barros escreveu para as crianças, o mundo parece um grande faz de conta. Ele é cheio de palavras que brincam com a gente e de acontecimentos típicos do imaginário das crianças.

Árvores que falam, ventos que cantam, algazarras de cigarras, um menino que mora numa garça e até uma rã que sonha ser passarinho são algumas das personagens que brincam com o leitor, conduzido por este grande artista das palavras.

Poemas – Poesias

Anne Frank: a biografia ilustrada                em quadrinhos

JACOBSON, Sid, COLÓN, Ernie – Editora Cia. das Letras

Com acesso total aos arquivos da Casa de Anne Frank, em Amsterdam, Sid Jacobson e Ernie Colón realizaram esta extraordinária graphic novel. A partir de intensa pesquisa e cuidadosa contextualização histórica, os autores reconstituem a vida de Annelies Marie Frank, do seu nascimento, em junho de 1929, até sua morte precoce, em março de 1945, de tifo, no campo de concentração de Bergen-Belsen.

Em julho de 1942, Anne, seu pai, Otto, sua mãe, Edith, e sua irmã mais velha, Margot, passaram a viver em um esconderijo em um prédio de Amsterdam para escapar dos nazistas que ocupavam a Holanda durante a Segunda Guerra Mundial. Lá, escreveu a maior parte do diário que se tornaria, nas décadas seguintes, o mais célebre testemunho dos horrores do holocausto.

Biografia – História em quadrinhos – Segunda guerra mundial – Nazismo

O inferno somos nós: do ódio à cultura de paz

KARNAL, Leandro, MONJA COEN – Editora Papirus

Vivemos dias difíceis, de vozes múltiplas que parecem nunca dialogar, ávidas que são para atacar e julgar. Em tempos adversos como o que vivemos, de crise, preconceito e intolerância, como transformar o ódio em compreensão do outro em suas diferenças? Como sair de um cenário de violência e construir uma cultura de paz?

O historiador Leandro Karnal e a Monja Coen, fundadora da Comunidade Zen-budista do Brasil, conversam nesse livro sobre essas e outras questões, em diálogo inspirador. Os autores lembram que o medo pode estar na origem da violência e apontam como o conhecimento, de si e do outro, é capaz de produzir uma nova atitude na sociedade, menos agressiva e mais acolhedora.

‘Localizar o mal no outro é uma panaceia universal’, observa Leandro. Mas, talvez, o inferno não sejam os outros, como pensava o filósofo francês Jean-Paul Sartre, e sim nós mesmos.

Filosofia, Filosofia moral, Autoconhecimento, Não violência, Paz, Valores, Ética

Sejamos todos feministas

ADICHE, Chimamanda Ngozi – Editora Cia. das Letras

Chimamanda Ngozi Adichie ainda se lembra exatamente do dia
em que a chamaram de feminista pela primeira vez. Foi durante
uma discussão com seu amigo de infância Okoloma. “Não era
um elogio. Percebi pelo tom da voz dele; era como se dissesse:
‘Você apoia o terrorismo!’.

Apesar do tom de desaprovação de Okoloma, Adichie abraçou o termo e começou a se intitular uma “feminista feliz e africana que não odeia homens, e que gosta de usar batom e salto alto para si mesma, e não para os
homens”.

Sejamos todos feministas é uma adaptação do discurso feito pela autora no TEDx Euston, que conta com mais de 1,5 milhão de visualizações e foi musicado por Beyoncé.

Mulheres – Condições sociais – Feminismo – Feminilidade

Solange Braga – Bibliotecária

 

Assine nossa newsletter