Dicas de Leitura

Shinsetsu: o poder da gentileza

BARROS, Clóvis de – Editora Planeta

O que dizer de um livro que interpreta a sabedoria e a cultura japonesa pensando na alma ocidental? Que mistura filósofos como Sócrates, Kant e Rousseau; poetas como Hesíodo, Rilke e Oscar Wilde; escritores como Eça de Queiroz, Montaigne e Clarice Lispector e personagens como a Tieta de Jorge Amado? Que parte do conhecimento do mundo e de suas próprias experiências para falar de assuntos como gentileza e moral; humildade e amor; empatia e fraternidade; limites e consideração?

Um dos palestrantes mais requisitados do Brasil, o professor Clóvis de Barros Filho escreveu um livro onde ele conversa com o leitor e, sem que este perceba, ensina o que, de fato, é importante nesta vida. Poderia ser considerado como uma versão brasileira do clássico O mundo de Sofia, romance que conta a história da filosofia. Clóvis usa três personagens: a aluna japonesa Shinsetsu, sua amiga italiana Moral e a professora britânica Mrs. Utilility. É através delas que lembramos que está na hora de pararmos de pensar só em nós mesmos.

“Quando útil, qualquer coisa ganha valor positivo. No caso de não servir para nada, não tem valor para ninguém”, afirma Clóvis de Barros Filho. Shinsetsu, o poder da gentileza tem utilidade para todo mundo: homens e mulheres, mais jovens e mais velhos, pobres e ricos, ocidentais e orientais. Se toda real transformação do mundo começa dentro de si, nesses tempos de intolerância e individualismo este livro é leitura obrigatória para quem quer começar a tratar o outro e a si mesmo melhor.

Valores – Gentileza – Cortesia – Bondade – Filosofia

Cultura de paz: o que os indivíduos, grupos, escolas e organizações podem fazer pela paz no mundo

VON, Cristina – Editora Peirópolis

Em sua 2ª edição, revista e ampliada, este livro retoma as reflexões teóricas e práticas sobre princípios que garantem a dignidade humana, levando em conta o respeito às diferenças, a superação das situações de exclusão, a tolerância e a solidariedade entre os povos, a rejeição à violência, a preservação do planeta e o diálogo como instrumento de negociação, propondo ferramentas para sua aplicação nas escolas, nas empresas e na sociedade civil.

Direitos Humanos – Tolerância

Kiriku e o colar da discórdia

OCELOT, Michel – Editora Viajante do tempo

Uma aventura emocionante do incrível heroi africano, o pequenino, esperto e valente Kiriku. Um colar de ouro é dado de presente pela malvada Karaba, a feiticeira, para ser usado pela aldeã mais merecedora da aldeia. Isso gera discórdia, pois o colar atrai a cobiça e a raiva de todas as mulheres da aldeia. Esse conflito requer o talento e criatividade de Kiriku, que vê adultos se comportando como pessoas imaturas e egoístas.

Conto Africano

Prisioneiros da geografia: 10 mapas que explicam tudo o que você precisa saber sobre política global

MARSHALL, Tim – Editora Zahar

A geografia sempre moldou a nossa vida. O poder, as guerras, a política e o desenvolvimento social e humano, incluindo língua, comércio e religião, são delimitados por ela – e assim continua a ser, mesmo com os avanços tecnológicos. Claro que ela não determina o curso de todos os acontecimentos: grandes ideias e grandes líderes são parte importante dos movimentos da história. Mas eles devem todos operar conforme os limites da geografia.

Jornalista e correspondente internacional, Tim Marshall começou a se interessar por geopolítica durante sua vasta experiência de reportagem em áreas de conflito. Nesse livro, ele explica a geopolítica global abrangendo heranças do passado, como a formação de nações; abordando as situações mais prementes que enfrentamos no presente, por exemplo os distúrbios na Ucrânia e o papel cada vez maior da China; e olhando para o futuro, em questões como a crescente competição no território ártico.

O autor organizou o livro em torno de dez mapas centrais, que examinam as principais regiões estratégicas do globo: Rússia, China, Estados Unidos, Europa Ocidental, África, Oriente Médio, Índia e Paquistão, Japão e Coreia, América Latina e, por fim, o Ártico. Analisando o clima e os mares, montanhas e rios, desertos e fronteiras, oferece o contexto e ferramentas para que possamos entender de que forma as características físicas de um território influenciam os seus pontos fortes e os vulneráveis – e as decisões que seus governantes tomam.

Uma leitura que vai fazer você enxergar o mundo – e mapas – de outra maneira

 Geografia geral – Política internacional – Mapas

O diário de Myriam

RAWICK, Myriam – Editora Darkside

De um lado, uma menina judia que passou anos escondida no Anexo Secreto tentando sobreviver à guerra de Hitler. De outro, uma garota síria que sonha ser astrônoma e vê seu mundo girar após a eclosão de um conflito que ela nem mesmo compreende. Mesmo separadas por mais de setenta anos, Anne Frank e Myriam Rawick têm um elo comum: ambas são símbolos de esperança e resistência contra os horrores de um país em guerra e acreditam no poder das palavras. O Diário de Anne Frank emocionou leitores de todos os cantos do mundo, e agora é hora de conhecer O DIÁRIO DE MYRIAM.

Assim como acompanhamos a Segunda Guerra Mundial pelos olhos da pequena Ada em A GUERRA QUE SALVOU A MINHA VIDA e A GUERRA QUE ME ENSINOU A VIVER, O DIÁRIO DE MYRIAM apresenta a perspectiva de uma menina que teve sua infância roubada ao crescer rodeada pelo sofrimento provocado pela Guerra da Síria, iniciada em 2011. Myriam começou a registrar seu cotidiano após sugestão da mãe, que propôs que ela contasse tudo aquilo que viveu para, um dia, poder se lembrar de tudo o que aconteceu.

Escrito entre novembro de 2011 a março de 2017, o diário alterna entre as doces memórias do passado na cidade de Alepo e os dias doloridos e carregados de incertezas. E é com a sensibilidade de uma autêntica contadora de histórias que ela narra a preocupação crescente de seus pais com as notícias na tv, as pinturas revolucionárias nos muros da escola, as manifestações contra o governo, a repressão, o sequestro de seu primo e, por fim, os bombardeios que destroem tudo aquilo que ela conhecia.

Diário – Relatos pessoais – Guerra – Síria

Brincadeiras de criança com Ivan Cruz

ANDE, Edna, LEMOS, Sueli – Editora Edebê

Deixe o celular e o vídeo game agora, descubra o que é brincar de verdade!!! “A criança que não brinca, não é feliz, ao adulto que quando criança não brincou, falta-lhe um pedaço no coração.”

Brincadeiras infantis – Brincadeiras antigas

 

É hora do almoço!

COBB, Rebecca – Editora Melhoramentos

Chegou a hora do almoço para uma garotinha, mas ela não está com a mínima fome. A pequena recebe visitas inesperadas e famintas, que…Nham, Nham!…comem toda a sua comida!
Ufa! Ainda bem que crianças não são saborosas… É hora do almoço! É uma colorida história sobre comida, amizade e diversão!

Comportamento – Alimentação

O gato, o porco e a porcaria: uma fábula visual sobre a destinação do lixo

MERLI, Sérgio – Editora Melhoramentos

Você sabe o que é um livro de imagem?

É uma história sem texto, que pode ser facilmente entendida por crianças não alfabetizadas, mas agrada também a leitores de todas as idades. “O Gato e o Porco”, personagens dessa fábula adorável, são apresentados lado a lado; então pode-se acompanhar como cada um cuida de seu lixo. O que acontecerá no final? Divirta-se com cenas curiosas e engraçadas e descubra o que você pode fazer para dar o melhor destino ao lixo.

Meio ambiente – Comportamento – Lixo – Reciclagem

A história de Inês de Castro ou a dama Lourinha que depois de morta virou rainha

SOMBRA, Fábio – Editora Compor

O texto, recontado em versos de cordel por Fábio Sombra, narra o desfecho trágico e lírico de uma das histórias de amor mais comoventes da literatura de Portugal. O leitor se surpreenderá com o amor de um príncipe pela moça errada, um rei cruel que se arrepende tardiamente e os preconceitos de sua corte ferina.

Literatura de cordel – Literatura portuguesa

Avô, conta outra vez

LETRIA, José Jorge, LETRIA, André – Editora Peirópolis

Que avô ou avó não deseja contar aos netos as histórias que permaneceram na memória da sua infância? Que neto não gosta de ouvir aquilo que os avós, com mais tempo e tranquilidade que os pais, têm para lhes contar?

Este livro de José Jorge Letria e André Letria, pai e filho com vasta obra já criada em parceria, celebra esses momentos mágicos que são os de partilha de memórias e de comunicação afetuosa entre os mais velhos e os mais novos, todos sem idade no momento da festa de contar e ouvir contar.

Um livro para avós, pais e netos se lembrarem sempre do valor da palavra e da ternura que é capaz de unir gerações.

Poesia – Avós – Avô – Relacionamento

Contos encantados da América Latina

BODENMULLER, Celina, PRANDO, Fabiana – Ed. Moderna

A pluralidade cultural da América Latina é o pano de fundo para esta antologia de Celina Bodenmüller e Fabiana Prando.

Partindo de uma longa jornada de pesquisa, que mesclou estudos de mesa, viagens e conversas, as autoras apresentam uma coletânea de 18 contos que, com certeza, despertarão o interesse e o imaginário dos jovens leitores. Oriundos da tradição oral dos mais diversos países da América Latina, os contos compartilham um lugar comum. Todos estão, de alguma maneira, conectados com as lendas e mitologias desta vasta terra – seja por meio de referências à cultura indígena nativa ou até mesmo através das influências das culturas colonizadoras.

Em meio a essa multiplicidade cultural, as histórias conduzem o leitor a uma longa viagem, que passará por países como Peru, Brasil, Guatemala, México, Equador, entre outros. Mas, como o próprio título sugere, não se tratam de contos quaisquer, mas sim de contos encantados.

Contos Latino americanos

Era uma vez um Buldogue francês

ABREU, Ana Paula de – Editora Viajante do tempo

Pingo é um buldogue francês arrogante e ranzinza. Não tem amigos porque ninguém suporta o seu ar de superioridade. Imaginem só, ele late com sotaque! Até que, num belo dia de praia, ele conhece Bossa, uma legítima cachorrinha de Ipanema que promete virar sua cabeça…

Conto – Humor – Amizade – Aceitação

Vó Leninha em: O aniversário de Isabela

ABREU, Ana Paula de – Editora Viajante do tempo

Vó Leninha organiza a festa surpresa de sua neta Isabela. Você gosta de bolo, brigadeiro, milkshake e todas essas delícias de aniversário? Então coloque seu avental e venha nos ajudar a preparar as receitas! A gente promete que no final você vai poder provar tudinho!

Para fazer este livro, a autora contou com a consultoria da famosa chef em gastronomia funcional, Lidiane Barbosa. Ao final do livro, há 16 deliciosas receitas naturais, que não levam lactose, glúten e soja, componentes que podem causar alergias, e contém diversos super alimentos que aumentam nossa imunidade e previnem doenças.

Receitas culinárias – Nutrição – Gastronomia funcional

 

 

 

 

Assine nossa newsletter