Aprender fora da sala de aula é sempre uma grande oportunidade. Foi assim com os alunos do 4º ano ao visitar a “Fazenda Nossa Senhora da Conceição”, localizada em Jundiaí, no interior do estado de São Paulo, que conserva sua arquitetura original e muitos pés de café para objeto de estudo – uma viagem cultural pela história do café.
A história da fazenda começou em 1810 com o cultivo de cana-de-açúcar e ficou muito conhecida na década de 1860, período em que o café dominava as lavouras na província de São Paulo. Em 1882 chegaram os primeiros imigrantes Italianos, motivados pelo clima da região, trouxeram consigo a cultura das vinhas. São 30.000 metros quadrados de muita área verde, com lagos, trilhas, restaurante, loja de artesanato e capela secular .
Com um roteiro guiado por monitores locais, os alunos visitaram o museu do café, a casa sede, a senzala doméstica, senzala braçal, capela e a colônia – onde ficam as casas em que viviam os imigrantes italianos – e conheceram todas as etapas do cultivo do café, desde a produção de mudas, a colheita, a lavagem, a secagem, o beneficiamento, a torrefação, até a moagem dos grãos.
A saída cultural proporcionou aos alunos a oportunidade de vivenciar os conteúdos desenvolvidos nas aulas de História e Geografia: a história do ciclo do café, da escravidão e da chegada dos imigrantes, bem como sua importância para a expansão e o enriquecimento da cidade de São Paulo. Momentos de rico aprendizado que complementam os estudos realizados em sala de aula.
Rosely Rizzi e Myriam àvila, professoras do 4º ano