Instituto Casológica e Sustentabilidade – 2º ano

A Saída Cultural ao Instituto Casológica ampliou o projeto sustentabilidade, criado para o PAT (Plano de Ação Tutorial), com os alunos do 2º ano.

Refletir e pesquisar sobre práticas e condutas sustentáveis no dia a dia que possam contribuir para a conservação dos recursos naturais e que diminuam o impacto dos seres humanos no meio ambiente, além de internalizar a importância dessas atitudes para a conservação do meio ambiente são temas constantes em sala de aula.

Uma das abordagens iniciais realizadas com os grupos foi o debate feito a partir do livro: “Os 3 erres: reutilizar, reduzir, reciclar”, de Núria Roca, que explicita e levanta questões sobre o significado da palavra Sustentabilidade e ações referentes aos 3 erres.

Também faremos a leitura compartilhada de livros especiais sobre sustentabilidade que incentivam o hábito dos 3 Rs (reduzir, reutilizar e reciclar).

Para complementar este projeto, oferecemos a Saída ao Instituto Casológica, que sensibilizou os educandos sobre o uso dos recursos naturais na vida nas cidades, trazendo conceitos práticos de sustentabilidade doméstica e agricultura familiar.

Acompanhados pelos monitores, observaram diferentes tipos de árvores frutíferas, aprenderam sobre a teia alimentar, o descarte adequado dos resíduos sólidos, o funcionamento de uma composteira e ainda como as minhocas são agentes fundamentais na renovação do solo.

Em contato total com a natureza sentiram o aroma da lavanda e do manjericão, conheceram as folhagens da couve, da cebolinha, da salsinha e as sementes do feijão Guandú. Tornaram-se pequenos agricultores ao plantarem mudas de alface!

A riqueza da natureza e tudo que ela nos dá com certeza ficará na memória de todos, neste dia de convivência e aprendizado na prática!

 

Jéssica Grativol, Lucélia Júdice e Monica Abdou

Tutoras do 2º ano

 

Assine nossa newsletter