“Tudo que não invento é falso” – A poesia de Manoel de Barros inspirando a Feira Literária do CSA

A poesia tem grande importância na Educação Infantil, por meio dela a criança se relaciona com as palavras e brinca com a imaginação. O olhar sensível para a infância transformada em versos e poesias por Manoel de Barros dá-nos a oportunidade de valorizar as coisas mais simples da vida e enxergarmos, como o poeta diz, o “ver da infância”, inaugurando cada palavra com encantamento. Manoel de Barros fala: “o caminho primeiro da poesia é a infância, povoada de fantasias e livre de amarras e conceitos; e sua mais original mestra é a criança, que brinca de inventar a linguagem e compreende, como o poeta, o reino da despalavra”.

Tendo 2017 como o ano centenário do poeta, o Período Integral em parceria com o Ensino Médio e a colaboração da biblioteca do CSA, criou o projeto “Meu quintal é maior que o mundo”, que visa valorizar a palavra, a infância e as miudezas importantes da vida em consonância com o tema da campanha da fraternidade de 2017 – biomas brasileiros.

O encerramento do projeto aconteceu durante a Feira Literária do colégio, onde as atividades dos grupos foram expostas, a fim de difundir e comunicar a pesquisa realizada durante o semestre, incentivando assim a prática da leitura.

Suzana, Maíra e Solange

PI1, Literatura EM e Bibliotecária

Assine nossa newsletter