fbpx

NOVOS LIVROS | Biblioteca

Título: Três
Autor:
Stephen Michael King
Editora: Brinque-book
Um, dois, três… Um, dois, três… Todo dia três pulava e saltava.
Ele gostava de andar daqui para ali, até onde seu faro e suas patas o levassem… até    encontrar novos amigos!
Faixa etária: a partir de 6 anos

 

 

 

Título: Perguntas que me fazem sobre o holocausto
Autor: Hédi Fried
Editora: Martins Fontes
Hédi Fried tinha 19 anos quando os nazistas transportaram sua família da Transilvânia para Auschwitz, onde ela e a irmã foram obrigadas a trabalhos forçados até o final da guerra.
Desde então, ela passou sua vida educando jovens sobre o Holocauto e respondendo às suas perguntas sobre esse período tenebroso da história humana. São questões como: Por que Hitler odiava os judeus? Do que você se lembra da sua chegada a Auschwitz? Como era viver nos campos? Você estava sempre faminta? O que ajudou você a sobreviver? Você sonhava à noite?
Com sensibilidade, Hédi Fried responde a essas questões nos alertando sobre a importância de nunca esquecermos esse período terrível da história.
Faixa etária: a partir de 14 anos

 

Título: Um pelo na sopa
Autor: Alex Nogués
Editora: Biruta
Um pelo não é a coisa mais estranha que pode aparecer numa sopa. Uma mosca não é a coisa mais estranha que pode aparecer numa sopa. Sabe o que seria muito mais estranho aparecer numa sopa?
Faixa etária: a partir de 6 anos

 

 

 

 

Título: Livro das mil e uma noites (4 volumes)
Tradutor: Mamede Mustafa Jarouche
Editora: Globo

Um clássico que influenciou a literatura de diversas formas, o Livro das mil e uma noites apresentou ao ocidente histórias que se tornaram parte do imaginário popular, como Aladim e Ali Babá. A edição da Biblioteca Azul, a primeira a traduzir a obra completa direto do árabe, está de volta em uma caixa que reúne os quatro volumes.
Cada volume traz notas do tradutor sobre o cotejo de diferentes edições, questões linguísticas e informações que contextualizam a cultura árabe. Considerado por Jorge Luis Borges o mais belo título de toda literatura, o Livro das mil e uma noites é uma obra fascinante e uma lição sobre o poder das narrativas.
Faixa etária: a partir de 14 anos

 

Título: Heidi: a menina dos Alpes
Autor: Johanna Spyri
Editora: Autêntica
Escrito em 1880, Heidi, a menina dos Alpes mostra o contraste entre a vida livre nas montanhas, com seus valores simples e essenciais, e a vida na cidade grande, com costumes, regras e valores muito diferentes. A narrativa acompanha o crescimento e as aprendizagens de Heidi, e, sem perder de vista os mais de 130 anos que separam nossa vida hoje, no século XXI, da vida dos personagens, é uma fonte de descobertas e reflexões importantes para todos nós.
Faixa etária: a partir 11 anos

 

 

Título: Diário de uma banana: vai fundo
Autor: Jeff Kinney
Editora: VR Editora
Greg e sua família subiram num trailer e pegaram a aestrada. Acampar não estava nos planos, mas a grana curta e o verão escaldante jogaram os Heffley no meio da natureza selvagem.
Ainda assim, é sempre melhor ir fundo na aventura, enacrando até as surpresas desagradáveis. E quando desaba uma tempestade, eles se perguntam se as férias de suas vidas valeram a pena.
Faixa etária: a partir de 12

 

 

Título: Contos
Autor: Anton Tchekhov
Editora: Nova cultural
Anton Tchekhov foi um médico, dramaturgo e escritor russo e é considerado um dos maiores contistas de todos os tempos. Neste livro você conhecerá uma parte representativa de sua vasta obra. Este livro é um presente para quem é apaixonado por contos e para quem certamente será, após a leitura dos contos de Anton Tchekhov.
Faixa etária: a partir de 16 anos

 

 

 

 

Título: Crianaças, espaços, relaçoes: como projetar ambientes para a educação infantil
Autor: Giulio Ceppi; Michele Zini
A abordagem de Reggio Emilia é reconhecida mundialmente como uma experiência de interesse cultural singular e um modelo para a educação de crianças pequenas. A partir do desenvolvimento de uma metaprojeto que analisa as características físicas e desejáveis de um espaço dedicado à educação infantil, esta obra tem como foco apresentar a filosofia fundamental das creches e pré-escolas de Reggio Emilia em termos de ambiente escolar.
Com um projeto gráfico ilustrado e colorido, o livro divide-se em três partes – “Palavras-chave”, “Elementos de projeto” e “Ensaios e contribuições” – e fornece informações e reflexões quanto à qualidade do ambiente como um ponto de referência para arquitetos, designers e educadores no projeto de espaços para crianças pequenas.
Faixa etária: adultos

 

Título: Felicidade clandestina
Autor: Clarice Lispector
Editora: Rocco
Nesta coletânea de vinte e cinco textos, reúnem-se alguns contos e crônicas publicados nos livros A legião estrangeira, Para não esquecer e A descoberta do mundo. Temas caros ao universo clariceano estão presentes neste livro: a relação mágica com os animais, a descoberta do outro, as inúmeras possibilidades de se escrever uma história, a presença do inesperado no cotidiano previsível. Nos textos de cunho autobiográfico é possível flagrar, por exemplo, momentos da infância marcados pelos sentimentos mais diversos; da euforia das descobertas ao choque das frustrações, como em “Restos do carnaval” ou em “Cem anos de perdão”
Faixa etária: a partir de 14 anos

 

Título: Cuore
Autor: Edmondo de Amicis
Editora: Autêntica
Um livro que encantou gerações e gerações no mundo inteiro.
Este clássico da literatura italiana, publicado pela primeira vez em 1886, proporciona uma viagem no tempo para conhecer um pouco da vida do povo e, especialmente, das crianças da Itália no século XIX.
O livro é uma espécie de diário de um estudante, escrito ao longo de um ano letivo em uma escola primária, que permite mergulhar na cultura desse país e conhecer hábitos, valores e comportamentos das pessoas no século XIX.
Uma leitura extremamente enriquecedora e comovente, que provocará no leitor reflexões sobre as semelhanças e diferenças nas relações e nos valores humanos, o que melhorou, o que ficou pior, o que deveria ser feito para alcançar “o melhor dos dois mundos…” Enfim, uma leitura que, feita de coração aberto e sem perder de vista a época em que foi escrita, certamente vai emocionar.
Faixa etária: a partir 10 anos

 

Título: Crime e castigo
Autor: Fiódor Dostoiévski
Editora: Editora 34
Publicado em 1866, Crime e castigo é a obra mais célebre de Fiódor Dostoiévski. Neste livro, Raskólnikov, um jovem estudante, pobre e desesperado, perambula pelas ruas de São Petersburgo até cometer um crime que tentará justificar por uma teoria: grandes homens, como César ou Napoleão, foram assassinos absolvidos pela História. Este ato desencadeia uma narrativa labiríntica que arrasta o leitor por becos, tabernas e pequenos cômodos, povoados de personagens que lutam para preservar sua dignidade contra as várias formas de tirania.
Pela primeira vez em nossa língua em tradução direta do russo, Crime e castigo – agora revelado sem a mediação e o peso que a cultura francesa representava para os tradutores do passado – mostra com nitidez suas múltiplas possibilidades de leitura: a voz inconfundível de cada personagem, a análise aguda da sociedade, os diversos movimentos da alma de Raskólnikov, da extrema contração do ódio à redenção pelo amor.
Faixa etária: a partir de 16 anos

 

Título: Cachorro de pano
Autor: Tiago de Melo Andrade
Editora: Melhoramentos
Leo era um garoto que adorava bichos, mas morava em um prédio onde não era permitido ter pets. Para satisfazer o desejo do menino, sua avó lhe deu um cachorrinho feito de pano e preenchido com milho de pipoca.
O garoto ficou todo feliz com seu bichinho de estimação (ainda que fosse de pano e milho) e deu a ele o nome de Pipoca. O cachorro virou um companheirão. Mas não é que um belo dia Pipoca sumiu misteriosamente?!
Leo não teve dúvidas, saiu à procura de seu amigo pelos corredores do prédio. Logo de cara encontrou uma pista: uma trilha de grãos de milhos. E agora, em qual andar Pipoca está?
Acompanhe a busca de Leo e de seus amigos e encontre as pistas deixadas por Pipoca nas ilustrações muito bem-humoradas de Alexa Castelblanco.
Faixa etária: a partir de 6 anos

 

Título: Construção e construtividade
Autor: Alejandra Dubovik; Alejandra Cippitelli
Editora: Phorte
Os chamados Jogos de Construção constituem o foco desta obra; todavia, busca-se aqui um aprofundamento na abordagem dessa prática pedagógica tão utilizada com as crianças no contexto escolar, encarando-a como mais uma importante linguagem na qual a criança precisa ser alfabetizada: a da construtividade.
Trata-se de uma obra provocativa e inspiradora, que busca cumprir um duplo papel: levar os professores de crianças, em particular os de educação infantil, a melhorar suas práticas pedagógicas, e levar as crianças a extrair dos espaços de construção tudo o que eles podem oferecer como linguagem de expressão e de comunicação.
Faixa etária: adultos

 

Título: Foco: a atenção e seu papel fundamental para o sucesso
Autor: Daniel Goleman
Editora: Objetiva
A atenção funciona quase como um músculo: se não a utilizamos, fica atrofiada; se a exercitamos, se desenvolve e se fortalece. Numa era de distrações intermináveis, Goleman argumenta que precisamos aprender a aprimorar nosso foco se quisermos prosperar no mundo complexo em que vivemos.
Aqueles que alcançam rendimento máximo (seja nos estudos, nos negócios, nos esportes ou nas artes) são precisamente os que prestam atenção no que é mais importante para seu desempenho. Foco é uma ferramenta essencial, é o que diferencia um especialista de um amador, um profissional de sucesso do funcionário mediano.
Faixa etária: a partir de 16 anos

 

Título: O mistério do colecionador
Autor: Milton Célio de Oliveira Filho
Editora: Escarlate
Cìntia, Julinha e Heitor vão para o Sítio Rio Azul, na cidade paulista de Mairiporã, numa excursão da escola. Lá chegando, os estudantes têm de decifrar os enigmas preparados pelo professor Pedro, enquanto fazem trilhas no meio da mata.
Todos os alunos estavam se divertindo quando, de repente, foram abordados por cruéis traficantes de animais. O clima fica assustador e muito perigoso! Mas o pior ainda ia acontecer: conhecer o malvado cérebro de toda essa operação criminosa.
Faixa etária: a partir de 14 anos

 

 

 

Título: A praia dos inúteis
Autor: Alex Nogués
Editora: Biruta
“Me chamo Sofia. Tenho onze anos e meio e, quando crescer, quero ser inútil’. Assim começa um relato inocente, profundo e comovente de uma menina que adora a praia no inverno, que prefere Mozart ou Kandinsky à matemática e que não pode suportar o que o pai lhe diga que algum dia terá de “ganhar a vida”.
Faixa etária: a partir de 12 anos

 

 

 

 

 

Título: A canção de Monalisa
Autor: Helena Gomes
Editora: Gaivota
Entediada por passar mais um período de férias na casa da avó, Leandra resolve visitar um antigo casarão à beira-mar, onde funciona um museu de arte. Na exposição permanente das pinturas de um famoso artista, Benedito Calixto, ela nota algo estranho numa das telas, que parece ter vida própria. Para complicar, um rapaz misterioso acompanha seus passos.
Sem imaginar o perigo que corre, a jovem embarca numa aventura que a levará ao confronto com uma poderosa criatura, direto a um passado em que a magia se mistura à realidade para definir o futuro.
Faixa etária: a partir de 12 anos

 

 

Título: Pedro e o portal
Autor: Glaucia Lewicki
Editora: Escarlate
Ao encontrar um misterioso portal no Palácio de São Cristóvão, o futuro imperados Pedro I é transportado para o século XXI, na noite do incêndio que destruiu o Museu Nacional. Sem ter como voltar para sua época, o menino conhece um mundo bastante diferente daquele que deixou para trás, mas onde não pode ficar por muito tempo…
Em uma repleta de humor e reviravoltas, a Independência do Brasil se vê ameaçada, e uma nova e surpreendente história pode ser escrita!
Faixa etária: a partir de 14 anos

 

 

Título: Sinais trocados
Autor: Leo Cunha
Editora: Gaivota
Camelo ou camelô
Cocô ou coco
Tão parecidos e tão diferentes!
Se você olhar com atenção vai descobrir outras semelhanças e diferenças que se escondem nas duas histórias do livro.
Vamos ler?
Faixa etária: a partir de 12 anos

 

 

 

Título: Guayarê: o menino da aldeia do rio
Autor: Yaguarê Yamã
Editora: Biruta
O que é um adulto para você?
Para o povo maraguá, uma criança se torna adulta entre os treze e quinze anos de idade. Essa passagem é celebrada com rituais que já são uma tradição da tribo.
No livro de Yaguarê Yamã, o menino Guayarê, de apenas sete anos, vai lhe contar esse e outros costumes da tribo maraguá: como organizam suas atividades do dia a dia, a vida às margens do rio Abacaxis e o modo como se divertem em meio à natureza.
Faixa etária: a partir de 8 anos

 

 

Título: Contos fantásticos: o Horla e outras histórias
Autor: Guy de Maupassant
Editora: L&PM POCKET
Guy de Maupassant (1850-1893) não foi simplesmente um dos mais brilhantes escritores do seu século, mas o mais completo contista de todos os tempos. Alguns de seus temas presentes nos contos reunidos neste volume são clássicos na literatura fantástica: a reencarnação, a aparição fantasmática, o acontecimento extraordinário. Não se trata de criaturas impossíveis (duendes, gênios ou demônios) em cenários exóticos, mas acontecimentos estranhos que se equilibram nesta tensão que se origina de um espírito incerto: o homem aparece como um ser estranho a si mesmo e o outro como um abismo.
Faixa etária: a partir de 16 anos

 

 

Título: A fazenda dos animais
Autor: George Orwell
Editora: Melhoramentos
“Todos os animais são iguais mas alguns animais são mais iguais que outros.”
A clássica fábula discute os regimes totalitários, a exploração dos trabalhadores e como uma rebelião bem-intencionada pode ser usada para oprimir ainda mais os que lutam contra a opressão.
Esta edição traz a novíssima tradução de Sandra Pina e prefácio de Eduardo Bueno, que conta as trajetórias de George Orwell e dessa obra-prima da literatura no mundo e no Brasil.
Faixa etária: a partir de 14 anos

 

 

Título: A tragédia de Otelo, o Mouro de Veneza
Autor: William Shakespeare
Editora: Penguin Classics Companhia das Letras
Em meio às guerras turco-venezianas, Otelo, um mouro cristianizado, é o general em quem a Sereníssima cidade deposita sua confiança. Esse homem, robustecido pelas guerras, descobre o amor num instante de devaneio e se casa com uma das filhas da nobreza. Mas sem que ele saiba, logo, seu alferes, difama sua esposa Desdêmona, parasitando a mente de Otelo com o “monstro de olhos verdes” do ciúme.
Shakespeare combina a anatomia do ciúme com a história de um herói que, vivendo entre dois mundos – mouro e cristão, negro e veneziano -, se vê vulnerável na cidade que adotou para si.
Mas também dá proeminência ao frágil lugar das mulheres num ambiente misógino, ao narrar o destino de Desdêmona matizado com o pragmatismo de Emília – ambas esmagadas por maridos implacáveis.
Faixa etária: a partir de 14 anos

 

Título: As brasas
Autor: Sándor Márai
Editora: Companhia das Letras
Em seu castelo na Hungria, na região dos Cárpatos, um velho general do Império austro-húngaro é visitado por um homem de quem foi amigo inseparável na infância e na juventude. Não se vêem desde 1899, há quarenta e um anos, quando um dia o amigo desapareceu inexplicavelmente.
Na véspera desse dia, quando caçavam juntos no lusco-fusco da madrugada, o general teve a impressão de que o amigo levantara a espingarda para cometer um ato irreparável. Pode ter sido verdade, pode não ter passado de alucinação, mas algo de muito grave aconteceu.
É esse enigma que agora, já no fim da vida, os dois velhos vão decifrar durante um jantar de gala no castelo de Henrik.
Faixa etária: a partir de 14

Assine nossa newsletter