fbpx

Nomeando sentimentos – Infantil 3

No segundo trimestre, os alunos do Infantil 3 escutaram a história “O monstro das cores”, de Anna Llenas. A história começa com uma menina que encontra um monstro todo colorido, simbolizando que todos os seus sentimentos estão misturados e por isso ele se sente confuso. Ela explica-lhe que é necessário ordenar os sentimentos e separá-los de acordo com as suas cores e que cada cor simboliza um sentimento: tristeza (azul), medo (preto), raiva (vermelho), calma (verde), alegria (amarelo) e amor (rosa).

Após esse momento, os alunos passaram a refletir sobre como estão se sentindo e nomear os sentimentos para colocar dentro do potinho com a respectiva cor aos sentimentos apresentados no livro.

Brincamos bastante com monstrinhos de massinha e na sala de Luz e Sombras contamos histórias com os monstrinhos criados.

Cultivar sentimentos de carinho, respeito e amor com as outras pessoas e consigo mesmo; identificar os sentimentos de acordo com o que sentem no momento e ajudá-los a perceberem que com carinho podemos ressignificar os sentimentos negativos; falar e enfrentar os sentimentos negativos e desfrutar dos sentimentos positivos; e respeitar os colegas, controlando suas emoções, aprendendo a dividir os materiais fornecidos pela tutora e brincar em grupo foram alguns dos objetivos explorados nessa atividade.

Entendemos que ensinar às crianças a educarem suas emoções, sabendo identificar o sentimento do momento, pode trazer autoconhecimento.

 

Natalia Mamede

Tutora do Infantil 3

Assine nossa newsletter