Memorial da Inclusão e Exposição 17 ODS – 8º ano

Entre os dias 22 de maio e 21 de julho, o Memorial da América Latina – núcleo de cultura, política e lazer que está completando 30 anos em 2019 – recebeu a exposição “17 ODS para um Mundo Melhor”.

A exposição teve o objetivo de gerar interesse, reflexão e entusiasmo na população em prol de um mundo mais sustentável em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS – estabelecidos pela ONU.

A exposição trouxe 17 globos terrestres, com 1,80 metro de altura, utilizados como tela tridimensional em que os alunos puderam interagir com a arte, além de refletir sobre questões sociais, ambientais e econômicas.

Nossa visita aconteceu em junho e também contemplou o espaço Memorial da Inclusão. Sustentabilidade e Acessibilidade, ou seja, parâmetros para pensarmos a construção de um mundo melhor, são os temas trabalhados com o 8º ano em 2019.

No Memorial lemos que: “A habilidade de comunicação é intrínseca ao ser humano”, isto é, todos podem se comunicar!

A partir da visita e conversa com os monitores, os alunos puderam compreender um pouco mais do universo dos deficientes, abordando questões como a interação do deficiente auditivo e do deficiente visual com o mundo e os maiores obstáculos enfrentados por eles para inserirem-se à sociedade.

A luta das pessoas para deixarem a condição de “asilamento” e a conquista da autonomia também foi tema de reflexão com nossos jovens.

Uma tarde pautada pelo cultivo da empatia e amor ao próximo… desta maneira demos mais um passo à constituição de seres cada vez mais compassivos.

 

Maria Rita Ams Fernandes Vieira, professora de Geografia e História, Ensino Fundamental

Assine nossa newsletter