Encontro dos Contos | 2º ano

Promover um ensino que forme leitores proficientes significa criar oportunidades para a prática de atividades de leitura que integrem ler, anotar, compartilhar, contar, comentar e justificar entendimentos frente aos mais variados gêneros literários.

Com foco na participação intensa dos alunos em atividades interativas e potencializadoras da prática de leitura, trazemos desafios que ampliam a competência leitora, a expressão oral eficiente e a produção de texto, bem como a familiaridade, no caso dos alunos do 2º ano, com os Contos Indígenas, Africanos e os tradicionais contos de Encantamento.

A atividade “Encontro dos Contos” foi um evento de aprendizagem que promoveu o exercício das habilidades de leitura e oralidade, diferentes interpretações, possibilidades de expressão e interação frente aos novos textos trabalhados.

O planejamento deste evento envolveu diversas etapas, em grupos organizaram-se para escolher o Conto adequado, dividir os trechos correspondentes às falas, destacando quais seriam os momentos onde seria preciso elevar os olhos ao público, usar entonação adequada, ritmo e postura, além de quais fantasias ou roupas seriam as mais adequadas para atrair a atenção de todos.

Motivados durante todo o processo, apresentaram diferentes títulos como: “A Lenda da Mandioca”, “O gigante egoísta”, “A mãe-da-lua e o Bacurau”, “Capulana” e “Vitória-Régia: a estrela das águas”.

 

Jéssica Grativol, Lucélia Júdice e Monica Abdou
Tutoras do 2º ano

 

Assine nossa newsletter