fbpx

Dicas de Leitura: ler é bom demais, vamos lá experimente!

Diário de um banana: segurando vela

KINNEY, Jeff – Editora Vergara&Riba

O Dia dos Namorados está chegando e Greg Heffley continua sozinho. Mas um baile organizado pela escola pode mudar tudo. Ele precisa encontrar uma garota urgentemente. Para isso, conta com a ajuda de outro “solteirão”, Rowley, seu melhor amigo.

A ideia de Greg é usar Rowley como isca para atrair as meninas, uma espécie de coadjuvante de luxo que auxilia o ator principal a brilhar. Será que este plano vai dar certo? Ou será que a flecha do cupido vai tomar um rumo inesperado?

Aventura – Diário – Adolescência

Mulher que não sabia guardar segredos

BRENMAN, Ilan – Editora Cia. das Letrinhas

Cornélia, a mulher de Plutarco, era a pessoa mais curiosa e fofoqueira da Roma Antiga. Ao perceber que algo muito sigiloso acontecia no Senado romano, não aguentou e perguntou ao marido o que estava acontecendo, prometendo-lhe um jantar especial.

Assim que soube, tratou de espalhar o caso, modificando-o um pouco. A confusão se instaurou, quando Cornélia o contou à sua escrava, que o contou a um jovem escravo, que o espalhou para todos os que se reuniam na praça. O certo é que, a partir daí, a fofoca tomou novos e engraçados caminhos.

Comédia – Intriga

Giuseppe Arcimboldo: 1527-1593

KRIEGESKORTE, Werner  – Editora Taschen GmbH

Giuseppe Arcimboldo começou sua carreira nos vitrais da Catedral de Milão, onde pintou cenas da vida dos santos. Seus traços logo chamaram a atenção dos governantes da época, que encomendaram diversos trabalhos, tornando o artista conhecido mundialmente.

Arcimboldo permaneceu fiel aos princípios alegóricos, artísticos e filosóficos do século 16. Em suas pinturas, principalmente nas famosas máscaras, o artista mistura frutas, flores e plantas que, em perfeita harmonia, formam nítidas feições humanas, de maneira quase que bizarra.

De autoria de Werner Kriegeskorte, esta publicação apresenta um panorama cronológico detalhado da vida e da obra do artista plástico Giuseppe Arcimboldo. O livro ainda presenteia os leitores com cerca de 100 ilustrações coloridas, acompanhadas de legendas explicativas.

Arte – Giuseppe Arcimboldo, 1527-1593

Santo Agostinho: sobre a potencialidade da alma

SANTO AGOSTINHO, 354-430 – Editora Vozes

Tratado sistemático sobre a alma humana, de cunho filosófico e teológico. Santo Agostinho compõe o tratado em forma de diálogo com o interlocutor Evódio e procura responder a cinco perguntas deste: origem da alma; natureza da alma; como ela é; como se une ao corpo; como procede quando unida ao corpo ou separada dele.

Filosofia

O conto de fadas: símbolos – mitos – arquétipos

COELHO, Nelly Novaes – Editora Paulinas

O fascínio pelos contos de fadas, com seus reis e rainhas, príncipes e princesas, bruxas e ogros, objetos mágicos, madrastas, gigantes e duendes não encanta apenas as crianças. Muitas vezes, os adultos, também, sentem o mesmo encantamento pelas narrativas maravilhosas, mas não sabem explicar o por quê.

Segundo Nelly Novaes Coelho, em O Conto de fadas, agora editado por Paulinas, fábulas, mitos, lendas, contos de fadas e contos maravilhosos constituem a matéria-prima do acervo da Literatura moderna e deixaram de ser entretenimento infantil para serem redescobertos como autênticas fontes de conhecimento do homem e de seu lugar no mundo. As personagens, as situações ou os conflitos que estruturam as narrativas correspondem ao processo da realização interior das personagens, no plano existencial. São símbolos de situações arquetípicas que vêm sendo revividas desde a origem dos tempos, sob diferentes formas, em virtude do desejo de auto realização do eu em relação ao outro (ao mundo).

Afinal, é possível veicular valores éticos a partir das narrativas maravilhosas? Depois de percorrer o mundo histórico/fantástico das Fadas, a autora o relaciona com a Educação, atribuindo-lhe a função de auxiliar na formação das novas gerações. Aliás, toda a pesquisa da professora Nelly sobre as Fadas teve como alvo maior vincular a Educação com a Literatura. O emergente processo de transformação que ocorre em todos os setores da sociedade clama por mudanças de visão na concepção de mundo, cuja busca é estabelecer a harmonia entre a herança humanista do ontem com as conquistas do progresso de hoje. Para a autora, é nesse desafio que aparece o valor essencial da Literatura enquanto criação- sua matéria-prima é a existência humana e o seu meio transmissor é a palavra, a linguagem…

Literatura e leitura são entendidas como agentes formadores não apenas de leitores, mas especialmente de consciência de mundo (…). As fadas estão de volta…Curiosamente, as pessoas têm se interessado cada vez mais pela literatura com temas mágicos. Pois, é a partir dessa comprovação que a professora Nelly percorre o mundo das Fadas, trazendo dados e explicações de origens remotas. O Conto de Fadas não é livro somente para professores, pais e estudiosos da literatura, mas também para aqueles que já perceberam que algo de novo no ar….

Educação – Contos de fadas

Formando professores profissionais: quais estratégias?

quais competências?

PERRENOUD, Philippe – Editora ArtMed

Formar profissionais a partir da organização de situações de aprendizagem é a meta principal dos programas de formação de professores, da educação infantil à universidade. Um professor profissional domina as habilidades do ofício e revela uma “competência prática” no âmbito do ensino, sendo capaz, sozinho e com outros, de definir e ajustar projetos com base nos objetivos e nos princípios de ética propostos, de analisar suas práticas e, através desta análise, de se autoqualificar ao longo de toda sua carreira.

Educação – Formação de professores – Pedagogia

Em frente à  minha casa

DUBUC, Marianne – Editora WMF Martins Fontes

Neste livro, partindo da casa, vão surgindo brinquedos, personagens, objetos animados e inanimados do mundo da criança, sempre situados uns em relação aos outros – dentro, fora, ao lado, à frente, atrás.

Conto

O pó do crescimento

BRENMAN, Ilan – Editora WMF Martins Fontes

André, um menino muito pobre, um dia salvou uma tartaruga e ganhou dela um pó mágico. Com ele adquiriu o poder de plantar árvore de tudo que era coisa: de sapato, de pente e escova, de brinquedo e até de lasanha. Dá para imaginar que esse pó deu origem a uma história incrível!

Conto – Imaginação

 

Era no tempo do rei

AGUIAR, Luiz Antônio  – Editora Ática

O jovem Leonardo queria só fazer bonito para Izabel, sua amiga de infância, mas acaba armando a maior confusão. Bate o carro do seu pai, que quase tem um ataque. Para pagar o conserto, aceita o trabalho de ler livros para a avó de Izabel, dona Sofia, que é deficiente visual.

Na obra que lê – Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida – encontra outro Leonardo, tão aprontador quanto ele. Após o contato com a literatura e com dona Sofia, Leonardo passa a encarar a vida de outro modo. Sorte da apaixonada Izabel?

Romance baseado na obra Memórias de um Sargento de Milícias de Manuel Antônio de Almeida

Os assassinatos da rua Morgue: gritos na noite

POE, Edgar A., DILL, Luís – Editora Mundo Mirim

Este volume da coleção Cara e Coroa é mais uma empolgante obra que apresenta duas histórias: uma clássica e uma contemporânea, as quais prometem surpreender o leitor. Na primeira, temos a certidão de nascimento dos contos policiais em “Os assassinatos da rua Morgue”, de autoria do norte-americano Edgar Allan Poe, considerado o precursor das histórias desse gênero.

Já em “Gritos na noite”, Luís Dill faz uma releitura do conto clássico, onde na primeira parte temos quase que uma paródia, e na segunda parte uma continuação da história relatada sessenta anos depois. Em ambas, o leitor envolve-se em textos que os tornam cúmplices das investigações.

Romance policial

Manual antibullying

TEIXEIRA, Gustavo – Editora Best Seller

Este livro é um manual que visa auxiliar pais, professores e até as próprias vítimas. O livro oferece dicas para lidar com a situação e ensina a perceber quando uma criança se torna alvo de bullying na sala de aula, no pátio da escola ou até mesmo na internet.

Educação – Psicologia – Bullying

O que Ana sabe sobre… proteger a natureza

MARINKOVIC, Simeon – Editora Nova Alexandria

Essa série de livros é destinada aos pequenos leitores. As páginas dobradas e os desenhos escondidos fazem com que este seja um livros interessante. Ao folheá-lo as crianças adquirem seus primeiros conhecimentos sobre como proteger a Natureza.

Meio ambiente – Preservação

Grande ou pequena?

MEIRELLES, Beatriz – Editora Scipione

Para brincar na rua, Mariana ainda era pequena. Para chupar chupeta, já era grande. Afinal, ela era grande ou pequena? Seus pais precisavam esclarecer essa confusão!

Conto – Pais e filhos

O trenzinho do Nicolau

ROCHA, Ruth – Editora Salamandra

Você já viu uma Maria-fumaça, passar apitando cheia de graça? Assim era o trenzinho do Nicolau, um maquinista muito legal. O tempo passa, depressa ou de mansinho, mas Nicolau jamais se esquecerá de seu trenzinho.

As histórias da SÉRIE VOU TE CONTAR! foram escritas pela Ruth Rocha durante os anos de 1969 a 1981 em várias revistas para crianças que ela dirigiu, publicações que faziam um grande sucesso entre os pequenos. São histórias que mostram situações e personagens que valorizam a independência de pensamento e a ousadia: um coelhinho que não queria ser coelho de Páscoa e escolhe outra profissão, um menino fazendeiro que se torna amigo de um menino escravo, um macaco e um porco que são companheiros de aventuras e saem pelo mundo ajudando as pessoas… e muitas outras coisas mirabolantes, que a gente lê, relê e sempre dão muito que pensar!

Conto

Estrela da tarde

BANDEIRA, Manuel  – Editora Global

Nesta obra, o poeta procura apresentar sua preocupação com a morte e se mostrar convicto de ter cumprido a missão de viver. Traz poemas em que o autor reflete sua paixão pela música, o amor, a amizade fraternal que o leva a cantar amigos perdidos – Mário de Andrade e Jaime Ovalle -, e se arrisca na estética concretista.

Poesia brasileira

 

Solange Braga – Bibliotecária

Assine nossa newsletter