fbpx

Dicas de Leitura: escolha o seu

Bocejo

BRENMAN, Ilan – Editora Cia. das Letrinhas

Está aí uma coisa que todo mundo tem um certo prazer em fazer: bocejar. Seja por sono, preguiça, tédio, cansaço ou apenas porque o colega ao lado bocejou, todo mundo vira e mexe abre o bocão. Neste livro, lindas pinturas a óleo em formato grande mostram diversos personagens bocejando, um contagiado pelo outro. Uma incrível viagem pelo tempo e pelo espaço a partir das imagens.

Conto – Livro imagens

Quando Lisboa tremeu

AMARAL, Domíngos  – Editora Casa da Palavra

Após o violento terremoto que atingiu Lisboa em 1755, incêndios colossais se espalham pela cidade durante vários dias. Enquanto as autoridades começam a reorganizar a cidade, um pirata e uma freira fogem da Justiça, um capitão inglês tenta encontrar seu dinheiro e um menino de 12 anos procura por sua irmã gêmea, soterrada sob os escombros.

A catástrofe ocorrida no dia de Todos os Santos mudará a vida desse pequeno grupo de pessoas para sempre. Suas histórias, narradas de forma peculiar pelo pirata Santamaria vão se cruzar em meio ao desastre que assolou Lisboa.

Dividido em quatro partes – Terra, Água, Fogo e Ar – Quando Lisboa tremeu é um belíssimo romance, ambientado em um acontecimento real, sobre a destruição e o poder das forças da natureza e do destino. São essas forças que guiam o leitor através da história de vida de cada um de seus personagens que se questionam se a tragédia foi punição divina ou casualidade.

Romance português – História Portugal

O melhor do menino maluquinho: tá na hora da escola: em quadrinhos

ZIRALDO – Editora Publifolha

O menino maluquinho gosta da escola, ainda que reclame da lição e tenha preguiça de acordar cedo. No recreio, o namoro, as brincadeiras, o futebol e as brigas acontecem em pouco tempo e só depois de voltar à sala é que ele se lembra de ir ao banheiro.

Conto – Escola – Quadrinhos

Fábulas de La Fontaine     (Antologia)

LA FONTAINE, Jean de – Editora Martin Claret

O escritor francês Jean de La Fontaine (1621-1695) revitalizou as fábulas, dando-lhes um sentido humorístico refinado, expresso em imagens poéticas. La Fontaine tornou-se internacionalmente conhecida com suas fábulas inspiradas nas tradições clássica e oriental. Escritas em versos, incluem histórias mundialmente conhecidas, como A cigarra e a formiga, O corvo e a raposa e O lobo e o cordeiro.

São fábulas que se distinguem sobretudo pelo valor literário e nas quais há elementos de comédia e drama. Os personagens são na maioria animais que se comportam como seres humanos e representam hábitos e vícios de sua classe. Esta edição é uma antologia de seus mais importantes trabalhos, traduzidos pelos mais célebres escritores brasileiros, com ilustrações de Grandville.

Composto por 87 Fábulas

Fábulas

Um estudo em vermelho

DOYLE, Arthur Conan – Editora Ática

Uma das mais importantes narrativas do gênero investigativo, Um estudo em vermelho é a história que faz surgir uma das personagens mais intrigantes da literatura mundial, o detetive Sherlock Holmes.Este romance inaugural é contado pelo doutor Watson com o tom íntimo de um diário. A dupla se conhece ao dividir um apartamento em Londres, na Baker Street, e logo a personalidade genial e contraditória do estranho detetive surpreende o médico; exímio conhecedor de química e observador atento, Holmes é capaz de raciocinar de trás para a frente, partindo de detalhes a princípio irrelevantes.

Mas um terrível crime coloca ambos no centro de uma investigação. O estadunidense Enoch Drebber é assassinado em Londres; seu corpo é encontrado numa casa abandonada sem vestígios da arma usada para matá-lo. Uma estranha inscrição na parede, escrita a sangue, e uma aliança de mulher são as únicas pistas aparentes.

O caso, aparentemente impossível de ser resolvido, colocará à prova toda a astúcia e capacidade dedutiva do detetive e do leitor.

Romance policial

Sábados com meu avô

ABRAMOVICH, Fanny  – Editora Ática

A cada sábado, o encontro com o avô Marcos abre as portas de um novo mundo para a menina Tatiana O avô sempre espera a neta com um almoço diferente, delícias das culinárias judaica e russa Comida que Tatiana saboreia ansiosamente, na expectativa de ver

 

Conto – Relacionamento – Avô

Malvina

NEVES, André – Editora DCL

“O que seria mais útil que um aparador de sorvete ou um guarda-chuva para não molhar os sapatos? Talvez uma máquina fabulosa de despreocupação pra gente grande não ocupar demais a cabeça com tantos problemas, assuntos e complicações… E Malvina resolveu um dia inventar tal máquina para ajudar a mãe. Mas aí um inesperado acontece… Onde foram parar suas ideias?

Para você que gosta de histórias, brincadeiras, desenhos e, sobretudo, invenções, André Neves apresenta Malvina, uma menina cheia de imaginação.”

Conto

As virtudes morais

ZINGANO, Marco – Editora WMF Martins Fontes

O exercício do pensamento é algo muito prazeroso, e é com essa convicção que o convidamos a viajar conosco pelas reflexões de cada um dos volumes da coleção Filosofias: o prazer do pensar. Ela se destina tanto àqueles que desejam iniciar-se nos caminhos das diferentes filosofias, como àqueles que já estão habituados a eles e querem continuar o exercício da reflexão.

Também se destina a professores e estudantes, pois está inteiramente de acordo com as orientações curriculares do Ministério da Educação para o Ensino Médio e com as expectativas dos cursos básicos das faculdades brasileiras. E falamos de “filosofias”, no plural, pois não há apenas uma forma de pensamento; há um caleidoscópio de cores filosóficas muito diferentes e intensas.

Filosofia – Ética – Moral – Virtudes

Aprendendo com os bichos: Yoga para crianças

JOÃOCARÉ – Editora WMF Martins Fontes

Yoga é uma prática milenar que surgiu na Índia e tem, a cada dia, mais adeptos no Ocidente. Através dela podemos influenciar nosso humor, nossa disposição, saúde e maneira de encarar a vida.

Muitas posições e movimentos da yoga têm nome de bichos. Veio daí a ideia de apresentar, neste livro de yoga para crianças, alguns animais associados às posições e movimentos da yoga. Nele a criança vai poder conhecer melhor alguns bichos e aprender com eles a se sentir mais feliz.

Conto – Yoga

Sombrinhas

Galvão, Jean  – Editora Cia. das Letrinhas

Sabe quando surge aquela ideia genial de repente? Aquela lampadazinha logo acima da cabeça? Pois um menino e seu gato tiveram uma dessas ideias, e bem no meio da noite. Com uma lanterna, mais as mãos e o rabo, inventaram um jogo de sombras. Eles só não lembraram que a pilha poderia acabar… Mas não desistiram, muito pelo contrário: conseguiram inventar outro jeito de continuar a brincadeira…

Conto

Contos de princesas

JONES, Wendy – Editora WMF Martins Fontes

A princesa é uma das figuras mais presentes nos contos maravilhosos. Este livro reúne sete contos clássicos de princesas. Embora já conhecidos pela maioria dos leitores, cada versão é um reconto, sempre com elementos e detalhes inusitados. E o que há de mais especial nesta edição são as belíssimas esculturas de papel impresso que ilustram o texto.

Conto de fadas

Meu corpo da cabeça aos pés

STHAEL, Mônica –  Editora WMF Martins Fontes

Como você respira? Por que você faz xixi? O que acontece com o que você come? O que bombeia o sangue pelo seu corpo? Por meio de textos curtos e divertidos, de jogos e brincadeiras individuais ou em grupo, as crianças vão conhecendo o próprio corpo e as funções que ele desempenha. É um livro ideal para ser explorado em casa ou na escola, na companhia dos adultos e dos amigos.

Corpo humano – Ciências – Jogos

Lua estrela baião: a história de um rei

ÂNGELO, Assis  – Editora Cortez

Para contar a história do Rei do Baião, o primeiro e único do mundo, dona Mocinha reúne um punhado de netos e bisnetos em sua casa no Bairro do Brás, em São Paulo, e conta-lhes também sobre um pedaço da história do Nordeste e seu folclore; a flora, as aves e os bichos miúdos e até dinossauros que habitaram a região há muitos  e muitos anos.

Foi em Exu, no estado de Pernambuco, que Luiz Gonzaga nasceu, na noite calorenta de 13 de dezembro de 1912. Aquela noite foi marcada pela visagem intensa de uma estrela riscando o céu do lugar. O Menino-Rei nasceu num casebre, com a cara redonda de uma lua cheia.

Conto – Biografia – Luiz Gonzaga, 1912-1989

Mentes perigosas nas escolas: BULLYING

SILVA, Ana Beatriz Barbosa – Editora Objetiva

Em ‘Bullying – Mentes perigosas nas escolas’, a dra. Ana Beatriz faz uma análise sobre um dos tipos de violência que precisa ser combatido. O livro faz uma investigação do problema, apresentando informações aos pais, professores, alunos e profissionais de diversas áreas para identificar esse tipo de violência e suas consequências, como também o que se pode fazer para combatê-la.

Educação  – Bullying – Violência na escola

Vamos brincar no parque?

WALTON, Ruth – Editora Moderna

Vamos brincar no parque? mostra como um passeio pelo parquinho pode se tornar uma aventura repleta de descobertas. Por meio de ilustrações inusitadas e um texto alegre, este livro apresenta às crianças, de forma simples e curiosa, os conceitos de força e movimento.

Elas descobrirão o que as empurra para baixo no escorregador, como funciona um balanço, por que um gira-gira as deixa zonzas e muito mais.

Brincadeiras infantis

Solange Braga – Bibliotecária

 

 

Assine nossa newsletter