Dicas de Leitura: porque LER é TDB

lacerdaHamlet ou Amleto?: Shakespeare para jovens curiosos ou adultos preguiçosos

LACERDA, Rodrigo – Editora Zahar

O premiado escritor Rodrigo Lacerda faz aqui uma adaptação que não apenas reconta a história do príncipe Hamlet, tal qual Shakespeare a escreveu, mas põe o jovem leitor curioso (e também o adulto preguiçoso, como brinca o subtítulo do livro) em contato direto com a força de sua poesia dramática.

Muito mais que uma simples adaptação, o que temos é, de fato, um guia para Hamlet. Não um guia no sentido estrito e escolar, mas uma voz que acompanha e conduz o leitor numa jornada irresistível pelo universo shakespeariano e por um dos textos mais importantes e centrais do teatro e da nossa cultura. O autor apresenta o original de Shakespeare – informando, comentando e mergulhando em todas as referências sobre cada ato e cena da peça – e o costura com a sua própria narrativa moderna e em linguagem contemporânea da história do príncipe dinamarquês.

Como diz Luís Fernando Verissimo no texto de quarta capa, “o que o Rodrigo fez não foi Shakespeare para os simples, foi ajudar a vencer os obstáculos e ir direto ao inesquecível, o fantástico e o poético. Hamlet depurado, um atalho para o encantamento”.

Teatro brasileiro

Escrevendo com o coração: como escrever para criançasescrevendo

COWLEY, Joy – Editora Gryphus

O livro oferece muitas dicas para um escritor iniciante e também para aqueles que querem explorar algum ponto chave. A obra estimula os escritores a apreciarem o seu ofício e acima de tudo, a manterem sua voz adulta séria sob controle para deixar que a criança no seu interior crie asas para voar com a criança lá fora.

Escrevendo com o coração demonstra que escrever para crianças é uma aventura muito gratificante.

Crianças – Escrita – Criatividade

paisPais inteligentes formam sucessores, não herdeiros: Como ensinar nossos filhos a serem empreendedores, ousados e líderes para construírem seu legado e não viverem à sombra de seus pais

CURY, Augusto – Editora Saraiva

Quando nos tornamos pais, assumimos o compromisso de criar um indivíduo que levará nossa herança para o mundo – não apenas a carga genética e os bens materiais, mas também, e principalmente, nossos valores e nossa cultura. Mas como saber que estamos acertando na criação de nossos filhos?

Neste livro único e extremamente instrutivo, Cury apresenta um conjunto de técnicas para que pais, professores e líderes possam corrigir a rota da educação, se necessário, e saibam como preparar os jovens para serem sucessores e assumirem seus papéis na família e na sociedade.

Educação de crianças

Piscina já!piscina

AGUIAR, Luiz Antônio – Editora Biruta

Era um Brasil bem diferente. Um país debaixo de Ditadura. Tem gente que não conheceu esses tempos e nem imagina como foi. Era dureza, chumbo grosso. O Brasil estava um breu na época. E mesmo assim a garotada do Condomínio da Colina partiu para a briga contra a repressão. E foi uma aventura dessas que quem viveu nunca esquece!

Como foi? No que deu? Está contado aqui em Piscina Já! Uma viagem para um tempo em que gente como a gente lutou – de várias maneiras – pela liberdade!

Romance – Aventura – Ditadura militar

poçoPoço dos desejos

MURRAY, Roseana – Editora Moderna

O que você deseja? Para a maioria das pessoas, essa não é uma pergunta fácil de responder. Aprendemos a fazer um pedido à estrela cadente e a jogar moedas nas fontes para ter um desejo atendido. Temos muitos, mas temos que ter cuidado, pois precisam ser de boa qualidade para que não sejam desperdiçados.

Este livro traz uma série deles. Acrescente os seus ou escolha algum que seja do seu tamanho.

Romance

Web 2.0 e Redes Sociais na educaçãoweb04

MATTAR, João – Editora Artesanato Educacional

Facebook, YouTube, Twitter, Wikipédia, games, mundos virtuais 3D, smartphones, tablets… Estes são os habitats das novas gerações. Escolas, universidades e empresas estariam preparadas para utilizar adequadamente a interação e a colaboração na Educação?

Este livro explora o desafio de integrar ferramentas, plataformas e interfaces da Web 2.0 e das redes sociais ao processo de ensino e aprendizagem de nativos digitais. Teorias tradicionais e contemporâneas, como o conectivismo, são entrelaçadas para fornecer suporte a alunos, professores, pais e instituições nessa jornada.

Para além da teoria, o livro analisa diversos casos, como o uso de wikis e os primeiros MOOCs em Língua Portuguesa.

Educação – Tecnologia educacional

circoO circo do amanhã

SCHWARCZ, Lilia M.  – Editora Cia. das Letrinhas

Alice e Maria Isabel são melhores amigas: estudam juntas e moram no mesmo prédio. Maria Isabel pega a maior faringite e fica de molho, bem na semana em que coisas muito estranhas começam a acontecer na escola, envolvendo um novo bedel muito mal-humorado e com um bigode suspeito.

Para não pegar dor de garganta da amiga, Alice resolve contar tudo o que está acontecendo por cartas, que deixa embaixo da porta do apartamento de Maria Isabel sempre que sai ou chega em casa. E ela responde, claro, no maior capricho. Assim, enquanto desvendam um grande mistério, as duas trocam informações e também receitas, poemas, partituras, adivinhas, dobraduras e muito mais.

Aventura – Cartas – Provérbios – Parlendas

Toc-Toctoc02

TIDHOLM, Anna-Clara – Editora Callis

O que está atrás da porta?

O que fazer em um dia de chuva?

Por que a chuva cai?

O universo infantil é cheio de descobertas…

Conto

ladrãoO ladrão de órgãos: e outras lendas urbanas

MUNIZ, Flávia, CAMPOS, Carmen L. – Editora Panda Books

Neste livro você encontrará oito histórias de quatro autores diferentes, em que famosas lendas urbanas ganham novas versões.

Carmen Lucia Campos apresenta um dos casos do ladrão de órgãos que ataca jovens imprudentes e revela uma das paixões da noiva cadáver.

Flávia Muniz conta o que pai e filha fizeram para enfrentar a maldição do corpo-seco e descreve uma das aparições do temível chupa-cabras.

Manuel Filho apresenta a história da mulher do táxi que tanto atormenta uma adolescente e fala de um menino que encontra o homem do saco.

Shirley Souza relata um ataque da loira do banheiro e revela a mensagem oculta na música de uma banda de sucesso.

Oito contos onde o impossível ganha tons de verdade e pode tornar-se realidade bem aí, ao seu lado.

Lendas urbanas

Sonhos de Einsteinsonhos

LIGHTMAN, Alan – Editora Cia. das Letras

Corre o fim da primavera e o início do verão de 1905. Em Berna, cidade suíça à sombra dos Alpes, pacata e sistemática como um relógio, vive um jovem de 26 anos chamado Albert Einstein. Este simples funcionário do Escritório Suíço de Patentes vem tendo sonhos perturbadores, todos eles ligados aos mistérios do tempo e do espaço.

Num deles, por exemplo, o tempo transcorre todo num único dia — nascimento, vida e morte. Em outro, não existe futuro. E há também o sonho em que causa e efeito ligam-se de maneira imprevisível, desvinculando os atos de suas consequências.

Nesses verdadeiros poemas em prosa que são os trinta sonhos do jovem Einstein, Alan Lightman nos oferece a própria condição humana, propondo uma aventura encantadora entre a lógica e a poesia, entre o abismo da contemplação existencial e a ironia bem-humorada.

Traduzido para mais de trinta línguas, o romance foi fonte de inspiração para dramaturgos, bailarinos, músicos e outros artistas do mundo inteiro.

Ficção

aguiaA águia e o dragão: ambições europeias e mundialização no século XVI

GRUZINSKI, Serge – Editora Companhia das Letras

A partir do século XVI, o destino dos homens — quisessem eles ou não — se desenrolava num palco planetário. No início dos anos 1520, enquanto Magalhães velejava rumo à Ásia pela rota do Ocidente, Cortés se apoderava do México-Tenochtitlán, e os portugueses, instalados em Malaca, sonhavam em colonizar a China. A águia asteca acabou sendo aniquilada, mas o dragão chinês eliminou os intrusos, não sem antes ter tomado os canhões deles.

Esses dois episódios assinalam uma etapa determinante em nossa história. Pela primeira vez, seres originários de três continentes se encontram, enfrentam-se ou se misturam. O Novo Mundo se torna inseparável dos europeus que vão conquistá-lo. E o Império Celestial se impõe, por muito tempo, como uma presa inacessível.

O historiador francês Serge Gruzinski narra esse confronto entre duas civilizações que contrastavam em tudo, mas que já fascinavam seus contemporâneos. Nesta nova e soberba exploração dos mundos do Renascimento, ele apresenta as engrenagens da globalização ibérica, que fez da América e da China parceiros indispensáveis para os europeus.

História universal

Joões e Mariasjoões

TORERO, José Roberto, PIMENTA, Marcus A. – Editora Objetiva

Toda criança já sonhou com a famosa casa de doces e guloseimas do clássico conto infantil de João e Maria. Mas e se ela fosse feita de legumes? Ou de frutas? Ou, quem sabe, de picolés? Em Joões e Marias você encontrará muitos outros modos de contar essa história. Há versões para todos os gostos, e cada uma tem um sabor especial.

A história de João e Maria é uma só. Mas em Joões e Marias são quatro. Ou 1.024, dependendo dos caminhos que você escolher. Ler este livro é mais ou menos como fazer um bolo. E ele pode ser de chocolate, banana, sorvete ou…brócolis. Os contos de fadas são uma fonte inesgotável de inspiração.

A coleção Fábrica de Fábulas, da dupla de escritores José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta, recria com muito humor os grandes clássicos da literatura infantojuvenil.

Conto de fadas

vitimaA vítima perfeita

HANNAH, Sophie – Editora Rocco

Em A vítima perfeita, Sophie Hannah arma uma trama complexa envolvendo sentimento de culpa, medo, obsessão, conectados, como tudo mais hoje em dia, aos meandros da internet.

Trata-se de um romance criminal que lembra em sua construção, suspense e qualidade estilística as melhores obras de Patricia Highsmith, considerada a maior expoente do gênero.

Romance policial

 

Temqueliques: limeriques do poderoso e perigoso TEMQUElimeriques

BELINKY, Tatiana – Editora Panda Books

A escritora Tatiana Belinky traz os limeriques do poderoso Temque, uma reunião de ‘temques’ e ‘não temques’, que mostra que todos temos direitos e deveres.

Conto

 

heroiPequeno grande herói

SOUZA, Angela Leite – Editora Melhoramentos

Com sua inteligência sensível, propria dos poetas, mesmo quando escrevem em prosa, Angela Leite de Souza nos reconta a história de um jovem herói chinês.

Acompanhando um relato bem próximo da realidade que o inspirou, assistimos à assustadora consequência de um dos inevitáveis desastres naturais, dos quais nenhum lugar do mundo pode se dizer livre. O garoto Xiao Li, de nome tão curto, é levado a agir de forma grandiosa ao decidir ajudar os que estão na mesma situação que ele.

Ao abordar um tema que andava ausente dos textos para jovens, o livro renova uma literatura que trata de valores essenciais à humanidade: cooperação, esperança e amizade.

Aventura – Valores

Solange Braga – Bibliotecária

 

 

 

Assine nossa newsletter